domingo, 12 de junho de 2011

Um líder nasce das necessidades

Texto: Prov.29:18; Ne 1:5,6,10,11

Pergunta: “ O que faz com que um sonho se torne realidade dentro de um líder, fazendo-o motivar pessoas à realiza-lo com ele?


Todo líder tem um chamado Ne 1:5,6,10,11

Neemias ouviu notícias dos muros de Jerusalém e ficou muito triste. Depois de chorar por vários dias, ele foi orar. Ele precisava de uma solução para aquele problema.

Quando estamos com problemas somos levados a orar, pois a oração alivia as nossas cargas e nos traz paz. Neemias estava sentindo o fardo daquela situação em Jerusalém e precisava de respostas. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”Sl 46:1. Só em Deus encontramos forças onde não há, quando tudo parece sem esperança Ele traz luz. Neemias sentiu o fardo de Jerusalém e isso o deixou em profunda tristeza, pois as notícias não eram boas sobre seu povo.

No vs.3 do capítulo 1 Hanani traz um relato sobre o povo que estava em Jerusalém” O povo que da província está em grande miséria e desprezo, os muros derribados e suas portas queimadas a fogo”. Tendo ouvido este relatório houve tristeza no coração de Neemias, que chorou e lamentou por alguns dias por seu povo. Quando um líder tem uma identidade ele não nega, e o seu chamado é lutar para manter essa identidade. Quando acreditamos em uma visão lutamos por ela.

Neemias só descobriu o seu propósito quando foi confrontado com o problema. Muitas vezes a chamada de um líder vem como resultado de uma chamada específica, em aproveitar uma oportunidade que está à mão. O chamado precede sua visão por uma liderança, ai nasce o líder. Muitos efeitos positivos surgem quando os líderes experimentam um chamado antes de receberem uma visão. Vejamos Quais são eles:

1. O chamado purifica os motivos – A essência de um chamado é o desejo de ajudar outros. Quando somos motivados a servir, é difícil ser egoísta ao mesmo tempo. Neemias poderia ter deixado pra lá o fato de Jerusalém ter sido destruída e seu povo na miséria, no entanto ele viajou centenas de quilômetros para uma cidade em ruínas, longe das regalias do rei da Pérsia, fazendo sacrifícios pessoais.O líder que não está disposto a fazer sacrifícios é egoísta e o egoísta não prospera.

2. O chamado cultiva a persistência – A persistência leva um líder ao êxito, pois sem ela o líder poderá desistir antes do fim. Sem persistência uma liderança não prevalece. Se Neemias tivesse ouvido todos os relatórios contrários contra reconstruir Jerusalém e acreditado nesse relatório não teria restaurado os muros e tudo o mais. Se ele não tivesse continuado perderia a sua liderança e o povo que o seguia teria desacreditado nele. Não devemos ouvir relatórios contrários, que querem nos desanimar, olhemos além das circunstâncias.

3. O chamado solidifica a convicção – Inúmeras atividades importantes chamam a atenção de um líder, mas uma necessidade não é necessariamente um chamado. O chamado ajuda a entender que se deve assumir uma tarefa. Neemias colocou sua vida várias vezes em risco para ver seu sonho terminado(muros de Jerusalém). O relatório criou um chamado, e o chamado o levou a uma visão. A maioria das pessoas deseja ter a visão primeiro, mas Deus não trabalha assim.

Quando as pessoas tem um chamado experimentam emoções diferentes. Neemias se preocupou com o povo, com suas necessidades, ele foi incapaz de dar as costas para aquele problema, ele elaborou o projeto de reconstrução da cidade, ele chorou por isso, ele descobriu que tinha habilidades para colocar esse projeto pra frente, ele teve sucesso porque acreditou e investiu tempo. Agir diante deste chamado revelou o propósito de sua vida.

Qual é a necessidade que parte o seu coração?



www.mensagemdaultimahora.blogspot.com

Nenhum comentário: