terça-feira, 7 de junho de 2011

Cinzas do vulcão podem vir ao Brasil

Publicado em 7 de junho de 2011
A erupção do vulcão criou raios vermelhos no céu e obrigou 3.500 pessoas a deixarem a região sul do Chile
FOTO: REUTERS

Segundo especialistas, o contato com as cinzas, caso elas atinjam o País, não deve trazer danos significativos à saúde

Porto Alegre As cinzas do vulcão que entrou em erupção no Chile no fim de semana podem chegar ao Sul do Brasil nos próximos dias. Segundo o meteorologista Flávio Varone, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-RS), a chuva que está prevista para hoje em todo o Rio Grande do Sul pode vir misturada com fuligem.

A possibilidade de as cinzas chegarem ao RS também é apontada pela MetSul Meteorologia, com sede no Estado. O risco, porém, não é imediato, de acordo com análise divulgada pelo instituto. Segundo a MetSul, há precedentes históricos de cinzas de erupções no Chile alcançando o RS.

O professor do Departamento de Geologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Roberto Cunha explica que o fenômeno ocorre devido às correntes de vento na atmosfera, que podem trazer as cinzas junto com a umidade.

"Mas é difícil prever a intensidade dessa precipitação", afirmou. Para Cunha, a chegada das cinzas, se ocorrer, também deve ser pouco perceptível. "Só sobre uma superfície clara", diz.

O contato com as cinzas, caso elas atinjam o Sul do Brasil, não deve trazer problemas significativos para a saúde. Segundo Carlos Sommer, da UFRGS, quanto maior a distância do local da erupção, menor a espessura e a quantidade de cinzas.

O complexo vulcânico Puyehue está localizado no sul do Chile e entrou em erupção no fim de semana. Autoridades chilenas decretaram alerta máximo nas regiões próximas ao vulcão e pessoas tiveram que deixar suas casas. No sábado (4), a nuvem de cinzas também chegou a Bariloche, na Argentina.

Voos

As cinzas do vulcão chileno afetaram os voos com destino a três cidades da Argentina. A companhia aérea LAN Argentina cancelou viagens para Buenos Aires, San Carlos de Bariloche, Neuquén e Rio Gallegos.

Nenhum comentário: