terça-feira, 7 de junho de 2011

Processo de paz em Darfur

07-06-2011

Sudão
SG da ONU satisfeito com progressos no processo de paz em Darfur

Nova Iorque – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exprimiu a sua satisfação pelos progressos registados durante as últimas conversações de paz em Doha, Qatar, destinadas a resolver o conflito que dura há oito anos na região sudanesa de Darfur, no oeste do país.

A conferência de todos os actores de Darfur que se desenrolou na semana passada, encerrou com os delegados a declararem ao seu apoio ao documento provisório que representa a base de um acordo de paz global e de cessar-fogo permanente.

Os delegados indicaram que houve avanços em várias frentes, nomeadamamente no que diz respeito à partilha do poder, ao estatuto
administrativo de Darfur, aos direitos humanos, à compensação, ao regresso das pessoas deslocadas e dos refugiados.

Um comunicado da ONU transmitido à PANA em Nova Iorque indica que Ban Ki-Moon saudou os resultados da conferência, notando que este encontro "lançou as bases para um cessar-fogo permanente, uma resolução inclusiva do conflito, uma paz duradora e para a establidade em Darfur"».

O responsável máximo da ONU exortou as partes a pôr imediatamente fim às hostilidades, a assinar um cessar-fogo e a chegar aos compromissos necessários para atingir uma paz duradora.

A ONU estima que mais de 300 mil pessoas foram mortas desde o início do conflito entre os rebeldes e o Governo sudanês, em 2003, e que 2,7 miliões de outras deixaram as suas casas.

Fonte:

Angola Press
http://www.portalangop.co.ao

Nenhum comentário: