sexta-feira, 3 de junho de 2011

Se todos agissem assim


Por André Sanchez

“Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” (Lc 6. 31)

Esse ensino do Mestre Jesus Cristo é direto, claro, objetivo e fácil de compreender: Aja da mesma forma com que você gostaria que agissem com você. Ou seja, se você gosta que sejam amáveis com você, seja também amável; se você gosta que te respeitem, seja também respeitoso; se você deseja que usem de honestidade com você, seja também honesto... e por aí vai. Ninguém gosta de ser maltratado, por isso, todos deveriam ser bondosos uns com os outros.

Apesar de ser um ensino até lógico, ele esbarra na hipocrisia do ser humano. Isso porque o ser humano normalmente é adepto do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Veja que interessante: As mesmas pessoas que cobram dos políticos honestidade e transparência, compram filmes e Cds piratas e sonegam impostos. Os mesmos que cobram um serviço de qualidade quando estão na pele de consumidor, fazem seu trabalho mal feito quando estão no papel de prestadores de serviços. Os mesmos que exigem boa educação das pessoas, são mal educados com seus familiares que moram em sua própria casa; os mesmos que gostam que alguém os ajude quando estão em apuros, não ajudam aqueles que necessitam de socorro... e por aí vai!

Apesar de simples, o ensino do Mestre Jesus Cristo é desafiador! Ele nos chama a uma reflexão do valor de uma vida pautada em boas atitudes, que prioriza os bons sentimentos e as virtudes em favor do próximo, muito mais do que o egoísmo tão mais fácil. Jesus nos chama a olhar para nós mesmos e agirmos com amor, pois todos nós queremos ser tratados com amor. É uma questão de justiça.

Quando for agir em qualquer situação pense se o que está fazendo está de acordo com o que gostaria que fizessem para você. Se todos fizessem isso o mundo seria melhor!

Nenhum comentário: