sexta-feira, 17 de junho de 2011

É TEMPO DE ARRUMAR A VIDA!

SERMÃO: É TEMPO DE ARRUMAR A VIDA!

2 Cronicas 23:4: “Então, o rei ordenou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas da porta que tirassem do templo do Senhor todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o poste-ídolo, e para todo o exército dos céus, e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles para Betel.”

1. Introdução:

Em nossa vida sempre chega o momento em que desejamos fazer um balanço. É nessas horas que tentamos organizar a vida, arrumando o que esta desordenado.
Os homens de Deus sempre se preocuparam em ordenar o que estava fora do lugar. Neemias por exemplo preocupou-se em colocar em ordem os muros de Jerusalém. O rei Josias, com apenas 8 anos inicia uma grande reforma espiritual, e encontra a palavra de Deus que estava abandona, e em seus dias, ela volta a ser lida.
Na verdade, todo o dia é tempo de arrumação diante de Deus… até que não morramos, até que não percamos os sentidos, até que Jesus não volte e o mundo não tenha fim… Deus dá a todos nós, todos os dias, oportunidade para arrumação!
É que o nosso Criador deseja, mais do que ninguém, que nossa vida esteja em ordem, limpa e organizada! Lemos isto em Cl 2.15: “Me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.” – NVI
A desordem, trás para as nossas vidas: Perdas, Tristezas, Ira, Conflitos, Doenças, Improdutividade e Aborrecimentos. Nós precisamos colocar nossa vida em ordem…Você precisa colocar a sua vida em ordem, em dois aspectos: no interior e no exterior.
Nossa VIDA INTERIOR, precisa estar em ordem: o nosso “EU”, nossas emoções, os sentimentos, pensamentos… as dúvidas que você temos, os questionamentos que fazemos, nossos traumas, dores emocionais que sentimos… Nossa comunhão e relacionamento com Deus. Alegrias, tristezas, medos, sonhos… tudo isso faz parte da vida nossa vida interior!
Nossa VIDA EXTERIOR também precisa estar arrumada: Nossa família, nossos relacionamentos, filhos, vida profissional, os estudos, a saúde, etc.
Deus quer que você organize o seu mundo exterior e a sua vida interior… como lemos na Bíblia (3Jo 1.2), essa revelação: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”.
Mas para isto, para que você comece a viver uma vida melhor, uma arrumação hoje, é indispensável. Se você tomar uma decisão de mudança e fazer alguns ajustes, que só dependem de você mesmo, a vida vai melhorar para você.
2. Muitas coisas podem bagunçar à vida de uma pessoa… O sofrimento é uma delas.
Vamos pensar na questão do sofrimento… quanta desarrumação o sofrimento causa na vida de uma pessoa!
E a questão mais importante: como podemos ARRUMAR A BAGUNÇA GERADA PELO SOFRIMENTO?
No Sl 10.14 lemos que todo o sofrimento é visto por Deus, enxergado por Ele… está escrito: “Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos.”
O que é o sofrimento? …é uma dor física, mas também emocional… o sofrimento é uma sensação desagradável, que invade a nossa vida, gerando dor, amargura, desastres.
E de onde vem o sofrimento? …ah! mais fácil é fazer uma lista de onde ele não vem!
3. O sofrimento vem de todos os lados… as cinco maiores causas de sofrimento são essas:
3.1 A primeira fonte do sofrimento: DECEPÇÃO
Será que sua vida está toda bagunçada hoje, por que você confiou completamente em uma pessoa que decepcionou você e, por isso, você está sofrendo a dor da decepção?
Ou estará você decepcionada com seu marido? Ou você, decepcionado com sua esposa? Com seu namorado? Com seu amigo? Decepcionado com alguém importante para a sua vida? Com um irmão da Igreja?
A decepção realmente pode doer, pode machucar, abrir feridas e desarrumar a vida de uma pessoa!
3.2 A segunda fonte do sofrimento: DOENÇA
Quem sabe, sua vida está desorganizada, porque existe alguém, existe uma pessoa intimamente ligada a você, que está lutando contra uma doença?
Você se angustia com a situação, porque está vendo uma pessoa amada sofrendo muito, até parecendo morrer aos poucos…
Entendo a sua dor… Isto é terrível. Eu sei, e realmente imagino, como isto dói e faz sofrer… entendo a sua dor, porque eu já acompanhei casos assim!
3.3 A terceira maior fonte causadora de sofrimento é a: MORTE
Será que você está com sua vida toda desordenada, toda bagunçada, porque você está de luto em seu coração… ainda se recuperando pela morte de um amigo, de um parente?
Talvez para você, a morte de alguém querido, aconteceu há vários anos atrás, porém, a dor ainda é tão intensa que tem desarrumado a sua vida… tem desestruturado o seu dia-a-dia…
Passar o Natal, o ano novo, as datas festivas, sem termos mais a companhia física daquela pessoa que amamos é algo que pode ser difícil, que pode mexer a com as nossas vidas. Mas, Deus quer colocar tudo em ordem.
3.4 Outra das maiores fontes geradoras de sofrimento é a: INGRATIDÃO
Quem sabe, sua vida está bagunçada hoje, porque você está com o seu coração partido, porque alguém que você amou, que você investiu, que você se deu e confiou, não reconheceu tudo o que você fez?
A ingratidão pode doer muito. Quantos filhos ingratos tem ferido seus pais. Quantos maridos ingratos por aí, quantas ovelhas ingratas e insatisfeitas com suas igrejas e pastores. E quanto prejuízo a ingratidão tem produzido nos corações de tanta gente.
3.5 O que também gera sofrimento, são as: PERDAS EM GERAL
Será que sua vida está bagunçada porque você perdeu algo muito caro e, que na verdade, não dá para repor?
Então, agora, você está arrependido, está triste, com remorso…
Terá havido alguma perda tão grande, tão incalculável, em sua vida? Será que houve um momento, em que você disse SIM, quando deveria ter dito não, e agora não pode mais voltar atrás?
O que você perdeu? …a palavra, o caráter, a dignidade, a virgindade?
O que você perdeu de tão caro: o amor de sua vida… a oportunidade de um bom emprego?
Ou quem sabe, você tenha perdido o seu patrimônio… o emprego, um investimento, dinheiro? … enfim, qual é a sua perda?
Alguns sofrimentos que tivemos foram profundos, outros foram leves, e de alguns outros talvez você não se lembre mais. … todavia uma coisa eu sei: NÃO EXISTE DOR QUE JESUS NÃO POSSA SARAR! Aleluia!
Você está sofrendo? Quais são as bagunças geradas em sua vida pelas maiores fontes de sofrimento que existem?
Esta noite, Deus quer entrar em sua história!
4. …para sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento, é necessário que VOCÊ:
4.1 CONFIE NA SOBERANIA DE DEUS SOBRE A VIDA
Deixe que eu leia o que diz a Palavra de Deus em Is 40.10-11: “O Soberano, o SENHOR, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias.”
Deus governa sobre tudo e vê tudo, inclusive os filhos que sofrem: Crianças e velhos, pobres e indefesos… Deus vê a todos!
Ele não é insensível… Deus sabe todas as coisas e está no controle do mundo!
Você pode não estar percebendo, mas o Senhor Deus, a Bíblia mostra aqui, Ele está agora mesmo: CUIDANDO, AJUNTANDO, CARREGANDO e, CONDUZINDO todas as suas ovelhas na terra… Inclusive você!
Confie em Deus!
4.2 Em segundo lugar, para a sua vida ser arrumada: ESPERE PELA JUSTIÇA DE DEUS
Lemos isto na Bíblia (Sl 9.8-10): “Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.”
O nosso Deus julga com JUSTIÇA e governa com RETIDÃO. Aleluia!
E lemos mais: “O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam.”
Acredite, Deus já viu a sua dor! Então, espere pela manifestação da justiça divina… não será a justiça humana que vai arrumar a bagunça de sua vida gerada pelo sofrimento. Não! Espere pela justiça de Deus! Amém?
4.3 Outra coisa: para a sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento: CREIA QUE JESUS FAZ MILAGRES
Na Bíblia lemos dos milagres de Jesus!
Certa vez, uma mulher que sofria a doze anos de uma hemorragia, que havia padecido sob o cuidado de vários médicos e que havia gastado tudo o que tinha, e que em vez de melhorar, piorava, ouviu falar de Jesus… então, ela chegou por trás dEle, no meio da multidão, e tocou na beirada do manto de Jesus… ela pensava: “Se eu somente tocar em seu manto, ficarei curada”. E o que aconteceu? Imediatamente cessou a hemorragia e a mulher sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. E Jesus percebeu que dEle havia saído poder – poder que fez milagre à vida daquela mulher!
Creia que Jesus não mudou e que ainda realiza milagres.
4.4 E finalmente para arrumar a sua vida: TENHA UMA PERSPECTIVA ETERNA DE VIDA
Quero ler a palavra de Deus para você. Ap 21.4 e 1Co 2.9: “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. E na outra parte, está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. – I Co 2.9
Se você ver somente as coisas dessa vida e desse mundo aqui, isso só aumentará a sua dor.
Mas Deus tem preparado algo grande para a sua vida, então, veja além do sofrimento, veja além da bagunça gerada pela sua dor…
Amado, diz a palavra de Deus: Ele “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Ef 3.20).
5. Conclusão:
Meu amado, é tempo de arrumar a vida, é tempo de fazer planos, é tempo de arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento!
Será que você quer decidir hoje, dar os quatro passos que podem mudar a sua vida para sempre?
Irá você: Confiar na soberania de Deus? Esperar pela justiça de Deus? Crer nos milagres de Jesus? Ter uma perspectiva eterna de vida?
Você quer ter um momento de conserto, de arrumação da vida, perante Deus? …deixe o seu lugar e venha para orarmos juntos e colocarmos a sua vida diante do Senhor.


WWW.MENSAGEMDAULTIMAHORA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário: