quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cristão ortodoxo é assassinado a tiros em Mosul


Policiais no Iraque
IRAQUE (8º) - Comunidade cristã no Iraque foi vítima de outro assassinato. Na manhã de segunda-feira (dia 30), um cristão ortodoxo foi assassinado em Mosul, norte do Iraque. O homem que foi morto teria sido vítima de dois sequestros-relâmpagos no passado, mas conseguiu escapar. Desta vez, os agressores o esperaram sair de casa para trabalhar, para cometer o crime.

Fontes anônimas disseram que Arkhan Kihad Yacob era um cristão ortodoxo e vice-diretor de uma fábrica de cimento. Nascido em 1948 em Mosul, Arkhan era casado e pai de quatro filhos.

A comunidade local participou do funeral de Arkhan em uma igreja em Mosul. Com sua morte, os cristãos iraquianos se encontram novamente sob ataque de extremistas muçulmanos.

O incidente relembra o dia 16 de maio, em Kirkuk, quando o corpo de um homem cristão foi encontrado morto, após ter sido sequestrado e mutilado. Isso aconteceu porque sua família não conseguiu juntar US$ 10 mil para pagar o resgate.

Fontes no Iraque afirmam que os cristãos continuam a sofrer sob uma atmosfera de tensão e medo, pois são alvos de sequestros que sempre terminam em morte.


Tradução: Lucas Gregório


Fonte: AsiaNews

Nenhum comentário: