terça-feira, 7 de junho de 2011

A eficácia da Escola Bíblica Dominical

Em vista disso o ensinamento da Palavra em nossas igrejas é condição imprescindível para a saúde espiritual de nosso povo.

A Bíblia nos ensina a batalhar pela fé (Jd 3), e, além de evangelizar (Mc 16.15), é necessário também discipular, ensinar. Em Mateus 28.19 o verbo usado no original grego aparece no modo imperativo (não é uma opção), que na Versão Corrigida de Almeida é traduzida por “ensinai” e na Versão Atualizada por “fazei discípulos” aparece quatro vezes no Novo Testamento, o termo “discípulo” aparece no original grego 260 vezes mostrando a importância de se aprender e valorizar o ensino.

Muitas vezes os seminários e institutos teológicos estão um tanto longe da realidade prática da igreja local, evolvidos em discussões teológicas e estudos que por vezes não são úteis para a vida da igreja.

A Escola Bíblica Dominical representa um papel importante para o crescimento doutrinário de cada membro. Nas classes da Escola Bíblica, podemos observar um verdadeiro e progressivo discipulado, pois muitos, desde a mais tenra idade estão aprendendo, muitas vezes convivendo com seus professores, observando seus ensinamentos aplicados na própria vida diária (algo que também demanda uma reflexão).

Os novos convertidos têm a oportunidade de serem doutrinados, todos os membros e congregados podem efetivamente crescer na graça e no conhecimento (2 Pe 2.18; Os 6.3).

A Escola Dominical, além da metodologia e da pedagogia, deve também ser profundamente espiritual, propondo a cada domingo uma mudança de vida, um maior conhecimento da vontade de Deus, onde a aplicação do professor, o texto de nossa revista, deve levar o aluno à uma reflexão pessoal.
Por certo aqueles ministros que valorizam o ensino nas escolas dominicais, ainda que com dificuldades, observarão o resultado estampado na convicção e procedimento do povo que lideram (Sl 126.5,6).

As alunos que valorizam as escolas dominicais em suas igrejas, participando, se envolvendo, estudando, certamente observarão a prosperidade espiritual de seu ministério, solidez doutrinária em suas vidas, o que é tão importante em meio à grande quantidade de vozes que gritam contra o verdadeiro cristianismo.

Josué ouviu do Senhor:

“Não te aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” Josué 1.8

Josué ficou firmado nessa promessa de Deus, tanto que no capítulo 24 versículo 15 do mesmo livro, depois de muito tempo, declara que ele e sua casa continuavam servindo ao Senhor.

Parafraseando um pensamento que li certa vez, creio que valorizar a escola dominical e praticar seus ensinos (Tg 1.22), é semelhante a uma garrafa arrolhada jogada dentro d’água, a garrafa está na água, mas a água não está dentro da garrafa, portanto, não importa a tempestade, ela não afunda... da mesma forma o cristão que aprende e pratica a Palavra, valorizando a escola dominical, terá conhecimento suficiente para viver sóbria e dignamente.

Portanto, a escola dominical é um instrumento eficaz para o discipulado do povo de Deus e deve ser valorizada.

“O meu povo será destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei,....” Oséias 4.6

Nenhum comentário: