quinta-feira, 2 de junho de 2011

Governo sul africano apela a cessar-fogo imediato na Líbia


31/05/2011


"Estamos confiantes de que a solução para a Líbia não pode ser militar, mas deve passar por um diálogo político", disse a ministra.

Cidade do Cabo - A África do Sul apela a um cessar-fogo "imediato" na Líbia para permitir o diálogo entre as partes, disse nesta terça-feira (31) a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maite Nkoana-Mashabane, um dia após a visita do presidente Jacob Zuma a Trípoli.

"Em acordo com a decisão da União Africana sobre a Líbia, reiteramos nosso apelo para um cessar-fogo imediato e verificável para encorajar as partes em conflito a iniciar o diálogo visando uma transição democrática ", disse perante o Parlamento na Cidade do Cabo.

"Estamos confiantes de que a solução para a Líbia não pode ser militar, mas deve passar por um diálogo político", disse a ministra.

O presidente Jacob Zuma encontrou-se segunda-feira com o líder líbio, Mouammar Kadhafi, para discutir um "roteiro" elaborado pela UA, que prevê um cessar-fogo, a cessação dos bombardeios da OTAN e o estabelecimento de um período de transição que levará à realização de eleições democráticas. Kadhafi disse que estava "pronto" para implementar esse documento, disse Jacob Zuma.

Mas os rebeldes líbios recusam o roteiro, pois não menciona o afastamento de Mouammar Kadhafi do poder.
Fonte: África 21

Nenhum comentário: