sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alegria

“O pessimismo é humor; o otimismo é vontade.”
Émile-Auguste Chartier

Sempre achei curioso como o apóstolo Paulo faz algumas recomendações práticas ao final de suas cartas. Ele começa a maioria das cartas com conceitos e termina com conselhos. Uma das recomendações que sempre me chamou a atenção é “Alegrai-vos sempre” (1 Tessalonicenses 5:16).

Como é possível praticar isso quando o dia não está indo do jeito que a gente planejou? Como se alegrar depois de ter ouvido o que não precisava ouvir? Ter sido mal tratado pelo chefe? Ter levado uma batida no carro?

A afirmação de Chartier dá-nos uma ideia do porque é possível. Para ser negativo basta deixar as coisas correrem soltas; em pouco tempo alguma coisa sai errado e você já tem motivo para ficar de mau humor. Mas para olhar as coisas de maneira positiva e enxergar uma possibilidade onde não se vê chance alguma é preciso esforço.

Paulo, já naquela época, conhecia o funcionamento da mente humana e sabia que quem se esfoça para ser alegre e positivo consegue melhores resultados na vida. E ainda propõe fazer isso com a ajuda daquele que Cristo enviou para ser nosso ajudador (paráclito) e que habita dentro de nós: o Espírito Santo.

Ou seja, além de não termos motivo para temer a vida, pois não estamos sozinhos, ainda temos a nossa disposição a ajuda necessária para fazermos o que tem de ser feito.

Portanto, ao olhar para o dia de hoje, obedeça a Palavra: Alegre-se!

Vinicios Torres

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2010/09/09/alegria/

Nenhum comentário: