quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Talibã promete aos EUA destino como o dos russos no Afeganistão

CABUL, 15 Fev 2012 (AFP) -Os talibãs prometeram nesta quarta-feira aos americanos e a seus aliados da OTAN um destino semelhante ao dos russos, coincidindo com o aniversário da retirada do exército soviético do Afeganistão, onde as tropas estrangeiras combatem há mais de dez anos.
"Hoje, dia deste glorioso aniversário, os invasores americanos e seus aliados da coalizão enfrentam a mesma derrota que os invasores russos que enfrentaram a justa jihad (guerra santa) e o povo afegão no passado", afirmaram os insurgentes em um comunicado.
"Depois de dez anos de combate contra os obstinados afegãos, os invasores russos perceberam que não podiam continuar lutando contra os mujahedins. Por isso, deixaram o Afeganistão em virtude dos acordos de Genebra e suas tropas se renderam incondicionalmente", acrescentam em um texto publicado em uma de seus sites.
"Os americanos tentam testar os afegãos" e "manter sua presença injustificada no Afeganistão", "mas devem aprender a lição da embaraçosa derrota dos (...) soviéticos e deixar de lutar por nada no Afeganistão", acrescentaram os rebeldes.
A União Soviética enfrentou uma guerra no Afeganistão de 1979 a 1989.
us-jf/mr/erl/mcd/mv/lb

Nenhum comentário: