quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lista com as maiores igrejas do mundo surpreende

Instituto cristão faz análise global de megaigrejas e revela dados surpreendentes
Lista com as maiores igrejas do mundo surpreende
Desde 1991 o missiólogo Warren Bird vem pesquisando o movimento de megaigrejas em todo o globo. Em 2006 começou a estabelecer uma lista para cada continente, não se resumindo apenas às norte-americanas que, por motivos culturais, acabem sendo as mais conhecidas.
Embora pareça uma tarefa quase impossível manter esse tipo de registro atualizado, ele tem optado para a colaboração via internet de líderes cristãos de todo mundo. Sua pesquisa está limitada às congregações evangélicas.
A lista não se baseia apenas nos números oficiais, mas sim nos relatos de frequência aos cultos, incluindo crianças e média de visitantes. No caso de igrejas que utilizam os recursos de vídeo conferência e tem mais de um templo associado, mas estão ligadas ao mesmo líder, são consideradas como uma única congregação.
Na maioria dos casos os números são arredondados para termos de comparação. O objetivo não é medir o tamanho, mas fazer um registro da situação dos evangélicos naquele país ou região.
A lista de 2012 possui cerca de 1.600 igrejas norte-americanas e mais de 1.000 baseadas em outras partes do mundo. O material está disponível gratuitamente em inglês e podes ser feitas listagens por continente, país, cidade, tamanho da igreja, nome do pastor, ano de fundação e denominação. Também há links para os sites de cada igreja, além de fotos e vídeos.
A lista das 10 maiores pode ser conferida abaixo. Embora recentemente foi divulgada que a maior de todas está na China, embora não há como confirmar a informação devido às proibições do governo.

Algumas congregações famosas como a Lakewood do pastor Joel Osteen, ficaram de fora porque, embora seja a maior dos Estados Unidos, tem “apenas” 43500 membros. Uma lista apenas das igrejas norte-americanas, das quais fazem parte Rick Warren e Bill Hybels, também está disponível.
Merece destaque que a Hillsong ainda é a maior da Oceania, com 21000 membros. A maior igreja do Brasil é a “Cidade Mundial”, da Igreja Mundial do Poder de Deus, com capacidade para 150 mil pessoas. Ela foi inaugurada recentemente em Garulhos, São Paulo, e provavelmente não entrou na lista porque os dados referem-se a dados de 2011. Possivelmente esta é a segunda maior do mundo.
Com informações Hartsem e Leadnet

Nenhum comentário: