terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O BATISMO NAS ÁGUAS

Desde o nascimento da Igreja Cristã,o batismo nas águas tem feito parte integrante da fé e prática do povo cristão.Em dois versículos apenas ,estão registradas as ordens de Jesus mostrando aos discípulos a importância desse ato:
* "Ide portanto ,fazei discípulos de todas as nações,batizando-os em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo"(Mateus 28:19).
*"Ide por todo mundo e pregai o Evangelho á toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo;porém quem não crer será condenado"(Marcos 16:16,17).
Todas as pessoas que ouvem o Evangelho,aceitam á Jesus como salvador e Senhor deverão passar pelas águas do batismo ,pois este ato faz parte do processo que tira o pecador do império das trevas e leva ao Reino de Deus.
O batismo nas águas marca de maneira definitiva uma pessoa que aceita Jesus Cristo como seu Salvador.Em obediência direta ás ordens de Jesus ,o novo convertido desce ás águas batismais para uma identificação perfeita de morte,
sepultamento e ressurreição espiritual.Sai das águas como de um túmulo,para
começar á andar"em novidade de vida".Que coisa maravilhosa!
No grego batismo significa imersão ,ou submersão por baixo d'agua.Era efetuado onde havia muita água:Mc.1:9,10.O batismo de arrependimento anunciado e feito por João .
1) O batismo era a preparação para o encontro do povo de Israel com o Messias prometido
(João 1:31;3:28-30).
2)É feito em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo,passagem citada acima.
3) Seu simbolismo:a) morte; b) sepultura; c) ressurreição
5) provas:a) da purificação do interior pelo Espírito Santo de Deus; b) uma novidade no viver segundo Cristo(II Co.5:17).
6)Há um só batismo(Ef. 4:5 e I Co.12:13).
7) Jesus batiza com Espírito Santo e com fogo;quer dizer:dá purificação e poder para a vivência
e testemunho cristão (Lucas 3:16).

PARA QUE SERVE O BATISMO?

Para cumprir o mandamento da Palavra de Deus(Mc.16:16).O batismo nos isenta da falta de credibilidade .É a continuação do arrependimento de nossos pecados.Não pode haver batismo sem arrependimento de pecados(Mt.3:2).
O arrependimento é ter pesar de faltas e delitos cometidos.
Disse Jó:"Me arrependo no pó e na cinza(Jó 42:6)".Isso significa um preço pago pelas faltas do homem para alcançar a misericórdia de Deus(Jer.18:8;IICrôn.7:14).
Existem três tipos de batismo,os quais são:1-IMERSÃO,IMERGIR; 2-AFUSÃO...IR FUNDO;
3-ESPARSÃO...ESPARGIR.O batismo errado é o terceiro.
O homem para se arrepender tem que ter consciência do seu erro e noção do que é certo e errado.A credibilidade E o batismo trazem a salvação e o poder(Mc.16:16-18).
Uma criança se isenta de culpabilidade ,ou seja :Não sabe o que é certo ou errado.Por esta razão
não tem consciênscia do que faz.Não pode ser batizada .
Ao ministrar o batismo ,o ministrador(ministro) deve usar a palavra de ordenança bíblica :"Eu te batizo em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo"(Mt.28:19).esta foi a ordem dada por Jesus Cristo,"O Senhor da Verdade".

*BATIZAR
Significa administrar o batismo.Por ele batizado no rio Jordão(Mt.3:6).Discípulos de todas as nações,batizando-os(Mt.28:19).Recebereis o batismo com que eu sou batizado?(Mc.10:38).Quem crer é batizado(Lc.16:16).Vos batizo com água (Lc.3:16),ao ser todo o povo batizado,(Lc.3:21).Batizando em Enom...ali muitas águas ...mas vós sereis batizados com o
Espírito Santo (At.1:5) cada um de vós seja batizado(At.2:38)batizados assim tanto o homem como a mulher(At.8:12).Quem impede eu de ser batizado?(At.8:36) etc.

Nenhum comentário: