terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ministro turco pede que se ponha fim ao "massacre" na Síria

O ministro turco das Relações Europeias, Egemen Bagis, pediu à comunidade internacional que se mobilize para pôr fim aos "massacres" de civis na Síria convencendo o regime a empreender reformas democráticas. "A Turquia fez o que é justo", denunciando a repressão "porque inocentes são mortos em todas as partes e porque todos nós temos a responsabilidade de acabar com este massacre", declarou durante uma entrevista coletiva à imprensa em Bruxelas, ao final de uma reunião com o presidente do Parlamento europeu, Martin Schulz.
"Já é tempo de a comunidade internacional de trabalhar em conjunto para convencer os dirigentes sírios a fazer as reformas necessárias para que todas as pessoas na Síria possam viver em prosperidade e em liberdade", acrescentou o ministro. Antes, o primeiro-ministro do país, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta terça-feira que a Turquia lançará uma nova iniciativa internacional para a Síria depois do bloqueio de uma resolução o Conselho de Segurança da ONU destinada a pôr fim ao derramamento de sangue neste Estado vizinho.
"Nós lançaremos uma nova iniciativa com os países que apoiam o povo e não o regime sírio", declarou Erdogan no Parlamento, sem precisar o conteúdo dessa proposta. Erdogan destacou ante os deputados de seu Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, surgido do movimento islâmico) que seu governo "utiliza todas as vias diplomáticas para atrair a atenção da comunidade internacional" sobre a crise síria.
O premiê condenou energicamente o veto da Rússia e da China no Conselho de Segurança no sábado passado, afirmando que esse bloqueio "é uma permissão para matar nas mão do tirano sírio", referindo-se ao presidente Bashar al Assad. O chanceler turco, Ahmet Davutoglu, viajará na quarta-feira aos Estados Unidos, aliado da Turquia na Otan, onde se reunirá com a secretária de Estado, Hillary Clinton.


Fonte:AFP

Nenhum comentário: