quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O TABERNÁCULO

INTRODUÇÃO

O Tabernáculo foi ema estrutura construída pelos filhos de Israel sob a supervisão de Moisés, por volta do ano 1450 a.C. O esboço do Tabernáculo e os materiais de sua construção foram especificados com grandes detalhes por Deus a Moisés no Monte Sinai, poucos dias depois que os filhos de Israel haviam saído do Egito, onde, por centenas de anos, eram escravos (o Êxodo). O Tabernáculo era uma construção portátil, feita por homens habilidosos e sábios, e transportado por uma das doze tribos (Levitas), durante 40 anos de peregrinação pelo deserto e depois na terra de Canaã.
O propósito destas páginas é:
1- Descrever o esboço, estrutura e a mobília do Tabernáculo.
2- Relacionar estas figuras do livro de Êxodo (o segundo livro da Bíblia) com o Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento.
Os primeiros cinco livros da Bíblia foram escritos por Moisés; eles são chamados de o Torá, a palavra Hebraica para 'lei'. Jesus disse que Ele não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la (Mateus 5:17).
João, um dos discípulos de Jesus, nos diz que a "lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1:17). A palavra "verdade" no Grego é alethia, que significa "realidade". A "verdade" de que João fala a respeito, é Jesus Cristo como o Verbo, que estava com Deus e se fez carne e habitou entre nós (João 1:1, 14). A palavra Grega algumas vezes traduzida por "habitou", aqui, é mais literalmente traduzida por 'tabernaculou'.
Portanto o Tabernáculo é uma figura, um prenúncio do Senhor Jesus Cristo. No livro de Êxodo, quando Deus especifica para Moisés os detalhes para a construção do Tabernáculo (aprox. 1.450 anos antes do nascimento de Jesus), Ele faz uma prévia descrição de quem e o que seria o Messias (o Cristo) que estava por vir.
Nos quatro evangelhos, particularmente no relato de João, Jesus mostra-se a si mesmo como sendo a realidade de cada item do Tabernáculo. O verdadeiro Tabernáculo de Deus com os homens é, portanto o Senhor Jesus Cristo.

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern

Nenhum comentário: