quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O SÉTIMO MANDAMENTO

EXODO 20.1-17
PR RON CRISP
Introdução
Quando a lei de Deus é esquecida a impureza sexual vai se impregnando na sociedade. Até mesmo o povo de Deus necessita exercitar constante vigilância para pensar e agir de maneira pura.

O Foco do Sétimo Mandamento ! Êxodo 20:14

Nós temos freqüentemente notado que os Dez Mandamentos foram escritos utilizando-se o artifício literário conhecido como !Sinédoque?. Ao entendermos isto percebemos que o sétimo mandamento cobre todas as formas de impureza sexual. Isto inclui:
A. Fornicação ! Isto se refere a qualquer forma de relação sexual ilícita, e pode incluir o adultério também.
B. Adultério ! É a infidelidade sexual cometida contra o cônjuge.
C. Divórcio e novo casamento feitos sem base bíblica (Mateus 19:9).
D. Perversão Sexual (Levítico 18:22-25, Romanos 1:24-28, I Coríntios 6:9).
E. Incesto (Levítico 18:1-19, I Coríntios 5:1, Marcos 6:18).
F. Pensamentos impuros (Mateus 5:27-28).
G. Qualquer coisa que encoraje ou leve a impureza.
Nós já observamos que cada mandamento trata com uma classe particular de pecado. Com freqüência a forma mais séria do pecado é mencionada em cada categoria. Em isto sendo assim, alguém poderia imaginar porque o sétimo mandamento menciona o adultério ao invés de outras formas mais chocantes de perversão.
Isto fica entendido quando nos lembramos que o propósito do sétimo mandamento é proteger a família e a instituição do casamento. Deus mesmo criou e autorizou o casamento para o bem estar da humanidade (Gênesis 2:21-25). Não é a AIDS, mas sim a destruição da família que é o efeito mais nocivo da imoralidade.
I. As Perdas Causadas pela Impureza Sexual
A. Casamentos - O adultério e outras formas de impureza são é uma violência cometida contra os lares. Note como o divórcio, coabitações ilícitas e agora o casamento entre pessoas do !mesmo sexo? têm feito na sociedade. Lares fortes agora é uma exceção, desde que a assim chamada !revolução sexual? começou.
B. Crianças ! Como Deus poderia assegurar que cada criança fosse bem-vinda a este mundo e provida de um ambiente amoroso e seguro? Instituindo o casamento e legalizando a união sexual somente entre marido e mulher. Desta maneira as crianças teriam um lar saudável onde os pais participam da sua criação. Para ver as seqüelas causadas pela promiscuidade sexual é só olharmos ao nosso redor. Divórcio, ilegitimidade, lares com pais solteiros, abuso e aborto são os muitos efeitos de nosso estilo de vida permissivo. É triste ver as miseráveis conseqüências que a luxúria tem trazido às crianças.
C. Amor Romântico - A promiscuidade não é um aliado, mas um inimigo do verdadeiro amor. Um compromisso permanente se torna cada vez mais raro na medida em que a sociedade se torna leviana. Estudos têm mostrado que os casais que coabitam antes do casamento têm uma média baixa de sucesso mesmo quando chegam a se casar.
D. Saúde Física ! Em todas as épocas a doença tem sido uma praga nas sociedades onde as leis de Deus sobre o casamento são desobedecidas (Provérbios 5:3-12).
E. A Honra de Deus ! Imoralidade gera desobediência e desonra a Deus.
1. É uma rebelião contra Deus Pai que deu a lei.
2. É um mau uso do corpo, que no caso dos cristãos, pertence a Cristo (I Coríntios 6:15-18).
3. É um ato com qual o povo cristão contamina o Templo de Deus (I Coríntios 6:19-20).
F. Nossas Almas ! Todo pecado, aparte da redenção através de Cristo, leva a condenação. Todos cujas vidas são caracterizadas pela impureza irrestrita, dão a evidência de que não tiveram um novo nascimento (Hebreus 13:4, Provérbios 6:32, I Coríntios 6:9-10). Cristãos verdadeiros podem cair neste pecado sexual, mas aqueles verdadeiramente convertidos virão a se arrepender. O Salmo de Davi de arrependimento após o seu pecado com Batseba é um exemplo disso (Salmo 51).

II. Os Caminhos da Impureza Sexual ! II Timóteo 2:22, Romanos 13:14

Os Dez Mandamentos não somente proíbe o pecado, mas aquilo que conduz para isso. Aqueles que desejam evitar a imoralidade devem evitar os caminhos que conduzem a ela.
A. Pensamentos Maus ? Mateus 5:28
B. Olhar Impuro - Mateus 5:28
C. Falha em evitar situações onde a tentação ou o perigo de transigência está presente. Não devemos brincar com as tentações. José nos deu um maravilhoso exemplo de como fugir das tentações (Gênesis 39:7-12).
D. Flertes ! Muitos dos adultérios ocorrem quando um homem e uma mulher permitem que o flerte se desenvolva em paixão. Em nossos dias, onde ambos os sexos estão presentes no local de trabalho, isto é um problema real. Nossos corações devem ser guardados (Provérbios 4:23) e nossas mentes fixas em nosso cônjuge (Provérbios 5:18).
E. Literatura e Entretenimento Imoral (Filipenses 4:8).
F. Vestimenta Escandalosa (I Timóteo 2:8-10, Provérbios 7:10) ! Não há desculpas para a vestimenta sexualmente atrativa. A mulher é responsável pela influência que exerce. Nós todos somos !guardadores de nosso irmão?.
G. Casamentos Fracos ? O objetivo do casamento é o relacionamento mutuamente amoroso e gratificante (I Coríntios 7:1-3, Provérbios 5:15 e 18).
H. Más Companhias ! II Samuel 13:1-15
I. Embriaguez ! Provérbios 23:29-33, Habacuque 2:15

III. O Valor da Lei

A. Ao contrário do ponto de vista dos tolos, esta lei é um grande protetor da família e da felicidade humana.
B. Esta lei como as outras revelam a nossa necessidade de Cristo. Quem pode alegar inocência à vista de Deus (Romanos 3:20). A penalidade é o inferno, mas os que crêem encontram o perdão através de Jesus Cristo (João 8:1-11).  


Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Pr Eduardo Alves Cadete
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner

Nenhum comentário: