quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O VÉU

(ÊXODO 26: 31-37)

"Este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo" (Êxodo 26:33). O Véu foi feito utilizando-se quatro cores: azul, púrpura, carmesim e branco (do linho bem fino) as quais correspondiam com os quatro evangelhos. Nós já vimos estas cores anteriormente na Porta do Pátio Externo, na Porta do Santuário e na Cobertura Bordada do Santuário que forma o forro do Tabernáculo, e também no Éfode, que o sumo sacerdote vestia.
O Véu era a última porta a ser atravessada, para entrar na presença de Deus no Santo dos Santos. A entrada era proibida para todos, exceto para um, o sumo sacerdote, e
o seu acesso não era livre, pois ele só poderia entrar uma vez por ano, no Dia da Expiação, quando ele trazia o sangue do bode sacrificado para espargir sobre a tampa (o Propiciatório) da Arca da Aliança.
O Véu nos faz lembrar de que estamos excluídos porque "todos pecarem e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Entretanto, como o Cordeiro Pascal foi morto para a redenção dos filhos de Israel no Egito, e o bode era morto a fim de que seu sangue pudesse obter o perdão de Deus para os Israelitas no Dia da Expiação, assim Jesus levou "em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro" (I Pedro 2:24). Enquanto Jesus foi estava pendurado na cruz, Deus "fez cair sobre Ele as iniqüidades (os erros) de nós todos"(Isaías 53:6). O sofrimento final da morte veio quando Jesus clamou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46). Logo depois, "Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito" (Mateus 27:50). Ele disse "Está consumado!" (João 19:30). Ele morreu.
O efeito da morte de Jesus foi dramático: a terra tremeu, rochas fenderam-se "e o Véu no Templo se rasgou em duas partes, de alto a baixo" (Mateus 27:51). "De alto a baixo" indica de que Deus é quem o rompeu, pois o Véu do Templo tinha 25 metros de altura. (Aqui no tabernáculo o Véu tinha apenas 4,6 metros de altura).
Mateus 27:54 e Lucas 23:47 nos relatam que o Centurião que estava no lugar da crucificação viu o Véu se rasgando em duas partes. Isto mostra que esse pecador gentio também podia olhar diretamente no Santo dos Santos. Este quadro demonstra que agora é possível, baseado na fé na morte de Jesus pelos nossos pecados, entrar na presença de Deus como pessoas justificadas e perdoadas (Romanos 5:1-2).
Como Hebreus 10:19-22 mostra, o caminho para o Santo dos Santos foi aberto para nós através do Véu da carne de Jesus sendo rasgado na cruz. Há um "novo" (literalmente "recém morto") e "vivo" caminho pelo qual entrarmos. O Senhor Jesus Cristo não é apenas o nosso sacrifício "recém morto"; Ele é também Aquele que vive (Lucas 24:5; Apocalipse 1:18), que ressuscitou da morte e subiu ao céu, nosso Sumo Sacerdote, com os nossos nomes em Seu coração (o Peitoral) e ombros (as Pedras nos ombros), entrando no Santo dos Santos onde a presença de Deus está sobre a Arca da Aliança! Que encorajamento! Vamos nos aproximar a Deus no Santo dos Santos, com um coração purificado e com plena certeza de fé! Vamos falar a outras pessoas a respeito disso! (Hebreus 10:23)! Vamos nos estimular uns aos outros a amar o Senhor muito mais! (Hebreus 10:24)! Vamos nos reunir com corações cheios de louvor e alegria (Hebreus 10:25), enquanto Ele nos dirige nos hinos de louvor a Deus Pai (Hebreus 2:12), Seu Pai e nosso Pai! (João 20:17).

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern

Nenhum comentário: