domingo, 13 de dezembro de 2015

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE


POR GERALD S. SMITH

CAPÍTULO 17
Versículo 1 - E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; João está agora mostrado o julgamento de Deus sobre o sistema religioso mundial. Este sistema é falado como sendo “a grande prostituta” porque o termo significa infidelidade. Então, todas as religiões do mundo têm sido infiéis a Deus; elas têm desagradado a Ele presumindo que estão O adorando. A grande prostituta é falada como sentada sobre muitas águas o que significa os reinos do mundo. Sistemas de religiões falsas sempre tiveram participação no governo do mundo e continuarão assim até o final do período da Grande Tribulação.
Versículo 2 - Com a qual se fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. O cristianismo sempre se manteve separado do estado ou do governo. A verdadeira religião não deve ser ditada ou legislada; é um assunto do coração, nenhum sistema governamental tem o direito de impor qualquer tipo de religião sobre seus subordinados. Nem nenhum sistema religioso tem o direito de tomar o controle do governo. Religiões falsas atuam como um tóxico (agente inebriante) retirando a razão e a sabedoria. Muitos governos têm sido controlados pela influência de religiões falsas por causa dos grandes benefícios que eles pensam que podem obter. O homem é naturalmente religioso e o Diabo sabe quão poderoso um sistema religioso pode vir a ser, se estiver no lugar certo. Então os governantes pensam “o que pode ser melhor para mim do que obter favores do sistema religioso” e os lideres religiosos pensam “o que pode ser melhor para mim do que obter favores do governo”?
Versículo 3 - E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher vista aqui é a grande prostituta, que muitos pensam ser a Igreja Católica. Isto é verdade, mas ela é mais do que a Igreja Católica, ela é a representação de todas as religiões falsas tais como: budismo, islamismo, protestantismo e todas as seitas do mundo. O catolicismo romano será, sem sombra de dúvida, o fator proeminente dentro do sistema, mas não será o único. A besta escarlata é a mesma besta que sai do mar no capítulo XIII. Esta besta é a confederação de nações lideradas pelo anticristo. A mulher é vista sentada sobre a besta, o que significa que a falsa igreja é apoiada pelo governo. O falso profeta aliou todas as religiões falsas do mundo para adorar o anticristo. Eles trabalham juntos. O governo apóia a igreja falsa em troca de sua obediência a ele. Desde o início este tem sido o desejo da Igreja Católica, ser uma igreja estadual. Tem sido sempre seu objetivo trazer o mundo inteiro sob seu controle religioso. Por todo canto que possa encontrar o catolicismo, o encontra tentando conseguir o controle do governo. Onde quer que ela possa, ela usa o governo para arrancar a verdadeira cristandade. Os católicos no controle do governo têm feito rios de sangue ao assassinar os batistas. Então, na Grande Tribulação, a igreja católica conseguirá seu desejo, ela se tornará a igreja do estado, ela cavalgará alto sobre a besta.
Versículo 4 - E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação; Aqui é mostrada a sua grande riqueza. Não existe uma única organização sobre a face da terra que possua a riqueza que a Igreja Católica possui. A riqueza de corporações tais como a General Motors, Ford Motor Company, General Electric, etc nem se aproxima da vasta riqueza da Igreja Católica. A taça de ouro em sua mão cheia de abominações e impurezas simboliza os meios ímpios, pecaminosos e impiedosos com os quais ela conseguiu sua riqueza. Não existe nada mais abominável e atroz do que tomar dinheiro de pessoas fazendo-as pensarem que estão comprando a segurança de suas almas quando todo o tempo elas estão sendo guiadas de olhos vendados ao inferno.
Versículo 5 - E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. Como declarado antes, todos os sistemas religiosos são representados na Grande Prostituta desde o tempo de Caim até a Grande Tribulação, mas o Catolicismo Romano é o líder, pois ele é o único grande corpo apóstata da cristandade. Religiões falsas têm permeado a terra, especialmente desde o tempo de Ninrode e sua torre de Babel, mas muitos destes nem mesmo fingem adorar o Deus da Bíblia. Esta Grande Prostituta é uma apóstata a qual lidera os povos das nações a crer que ela é a verdadeira igreja. Não existe outra organização em baixo do sol exceto a Igreja Católica que possa preencher esta descrição. Ela é a mãe das prostituições. De onde vieram todas as falsas igrejas, de onde vieram os presbiterianos, os luteranos, os metodistas, os episcopais, os pentecostais, etc? Eles vieram todos, direta ou indiretamente, da Igreja Católica. Qual foi a conseqüência do período da reforma? A grande prostituta deu a luz uma prole. O que é o movimento ecumênico hoje em dia? É uma tentativa de Satanás em conseguir que as filhas distanciadas da grande prostituta retornem para ela. A grande prostitua é a mãe das abominações. Quem começou a idéia da regeneração batismal e do batismo infantil? Quem começou a adorar Maria? Quem deu à luz a idéia da indulgência? De quem é a idéia do purgatório? Quem começou a adoração a santos e imagens? Quem imaginou tal coisa como transubstanciação? De quem é a idéia da confissão dos pecados por meio de um buraco numa cabina para o ouvido de um padre? Quem é que drena o dinheiro de seu povo para ter seus amados livres de um purgatório que não existe? Todas estas são abominações na visão de Deus. Aonde elas começaram? Com a Igreja Católica.
Versículo 6 - E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. Nenhum poder do mundo tem, tão livremente, derramado o sangue do povo de Deus como tem a Igreja Católica. A história nos diz que cerca de 50 milhões de batistas foram mortos de todas as maneiras horríveis pelos católicos em onze séculos e meio, desde 450 até 1600 da era cristã. Em alguns países hoje em dia os católicos matariam os protestantes e os batistas por eles pregarem o evangelho, se eles pudessem. Os missionários de todo o mundo enviam relatos de interferência e molestamento pelos católicos. Sim, a grande prostituta, se pudesse, ainda se embriagaria com o sangue dos santos. Na grande tribulação, quando ela terá novamente a autoridade, ela massacrará o povo de Deus aos milhões. “E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração”. O termo “admiração” não tem o significado que nós costumamos designar. Ele significa “surpresa” ou “espanto”. João estava tomado de espanto e surpresa quando avistou a grande prostituta. Muitas outras pessoas vão ficar surpresas quando elas virem o verdadeiro caráter da Igreja Católica.
Versículo 7 - E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. Na medida em que o apóstolo João se põe em pé com admiração, o anjo diz a ele que lhe mostrará o que é a besta e quem é a mulher e o que acontecerá a eles. Todos que seguem o mau serão dominados pelo mau. O Diabo é o destruidor, ele não pode fazer nada construtivo. Não importa quão elevado o sucesso que uma pessoa ou organização possa obter, sem Deus são somente construções para ruína eterna.
Em nossa lição identificamos a “Grande Prostituta” com a Igreja Católica. Vamos considerar os fatos novamente, para revisarmos:
1. A grande prostituta é um sistema religioso.
2. Este sistema religioso é apoiado pelo governo.
3. Este sistema é muitíssimo rico.
4. É uma religião falsa que tenta parecer como o verdadeiro cristianismo.
5. Sua doutrina e princípios são contra Deus e são abomináveis à vista de Deus.
6. Este sistema é a mãe de muitas outras formas de religião.
7. Este sistema religioso tem sido cruel e assassino do verdadeiro povo de Deus.
8. Todas as nações do mundo serão tolamente levadas a crer que esta é a verdadeira religião de Deus.
Todas as coisas anteriores são descrições exatas da Igreja Católica. Além do mais, esta mulher aparece no deserto. O deserto é um lugar onde não existe água, em outras palavras, uma região árida. Uma religião falsa é, para o aspecto espiritual, o que um deserto ou um sertão é para um homem físico. Imagine o homem mais rico, com toneladas de ouro e pedras preciosas atravessando o deserto e se perdendo, sem água. Ela daria sua riqueza por um ótimo suprimento de água? Poderiam suas riquezas extinguir sua sede? Da mesma forma, o espírito do homem não pode ser satisfeito com falsas religiões, elas não podem extinguir sua sede espiritual. Ele bebe para sempre, mas nunca fica satisfeito. Que homem, ao encontrar a fonte das águas vivas, não quereria desistir de tudo para beber dEle para nunca mais sentir sede novamente?!! O Catolicismo Romano não pode fazer pela alma do homem o que a verdadeira religião de Jesus Cristo pode. Ela é basicamente a religião de Caim, um sistema de obras, uma imitação esperta que somente pode ajudar a condenar as almas dos homens. No versículo sete o anjo anunciou que ele irá desvendar os fatos concernentes à mulher e a besta sobre a qual ela cavalga.
Versículo 8 – “A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é”. Novamente somos lembrados que esta besta é política ou governamental. Isto é a confederação de nações lideradas pelo imperador do mundo, o qual é o anticristo. O anticristo é, ou uma pessoa que viveu na terra antes e foi trazida de volta a vida ou uma pessoa vivendo no tempo da grande tribulação que é especialmente possuída e empoderada por demônio do inferno. O último caso é provavelmente o correto. “e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é”. O reino da besta será tão diferente do que o mundo tem visto antes. Será tão espetacular em seus efeitos que as pessoas ficarão maravilhadas e encantadas por ele, isto é todos, à exceção dos escolhidos do Senhor que não serão enganados por sua sutileza, mas, ao contrário, se apegarão ao Senhor. Notamos numa lição passada que aqueles que têm seus nomes escritos no livro da vida que seus nomes foram escritos antes da fundação do mundo. Deus sabe e sempre soube quem Ele escolheu, então porque nos devemos achar estranho que Ele escreveu seus nomes no livro da vida no inicio ao invés de no final ou a qualquer tempo dentro desse intervalo? Ao contrário do que alguns camaradas parecem pensar Deus não fica surpreso quando uma pessoa é salva. Ele é aquele que planejou tudo e Ele chama aqueles que Ele escolheu conforme a Sua vontade. Seus nomes são registrados previamente.
Versículo 9 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. Neste versículo o anjo continua a identificação da besta e da mulher. As sete cabeças da besta sobre a qual a mulher senta são sete montanhas. Muitos estudiosos capacitados da Bíblia identificam estas montanhas como sendo as sete colinas sobre as quais Roma é construída. Desta maneira identifica até melhor que a mulher (“a grande prostituta”) é realmente a Igreja Católica, a qual tem seu quartel general na cidade de Roma. Certamente é verdade que Roma é construída sobre sete colinas e a Igreja Católica tem sua sede lá. O papa reside no vaticano, na cidade de Roma. Se é verdade que os sete montes se referem as sete colinas de Roma, então isto deve ser um duplo tipo (simbolismo), uma vez que o próximo versículo dá uma interpretação diferente. Não é anti-bíblico ter um tipo duplo, por exemplo, Satanás é referido como sendo um “leão”, ele sai como um “leão” bramando, buscando a quem possa tragar. Em qualquer medida existe muita mais evidência convincente de que esta mulher é uma religião cristã apóstata liderada pela Igreja Católica, então não é necessário ter esta interpretação para provar isso.
Versículo 10 - E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. Montanhas são simbólicos de reinos. Cada um dos reis tem um reino. As sete cabeças são sete montanhas ou sete reis com seus sete reinos. “cinco já caíram”. No tempo dos escritos de João os cinco impérios do mundo que haviam caído foram: Egito, Assíria, Babilônia, Pérsia e Grécia. “e um existe”. O reino que estava no poder então era Roma. “outro ainda não é vindo”. O reino ainda por vir é o Império Romano revivido ou a Babilônia política. “e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo”. O império romano revivido durará apenas poucos anos, a última parte do período da grande tribulação. A referência a sua brevidade sugere a longevidade dos reinos anteriores. Isto deveria refutar a idéia de alguns de que os outros reis foram imperadores romanos, uma vez que a maioria deles teve reinos curtos.
Versículo 11 - E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição. O significado disto é um pouco obscuro, mas parece que os últimos estágios do Império Romano revivido será um pouco diferente do que a primeira parte. Embora esta mudança seja óbvia ainda não é radical o suficiente para ser considerado um reino diferente, então o “oitavo” é falado como sendo “dos sete”. O final do reino é destruição e inferno.
Versículo 12 - E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. Os dez chifres da besta sobre a qual a mulher está sentada representam os reinos que não tinham reinados nos dias de João, mas no período da Grande Tribulação estarão sobre cada uma das dez nações confederadas e governarão por um curto período com o anticristo.
Versículo 13 - Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. Os dez reis têm um propósito em mente. Eles são bonecos governantes rendidos e dedicados ao anticristo.
Versículo 14 - Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. A intenção ou propósito do anticristo e seus confederados é destruir o Senhor e seu povo. Tão inteligente como Diabo é alguém poderia pensar que ele deveria saber que não pode vencer o Senhor. Mas devemos lembrar que enquanto o Diabo é o grande enganador e que cega as mentes, ele próprio está em cegueira espiritual e vazio do entendimento verdadeiro. O Diabo é um perdedor em todas as maneiras e aqueles que o seguem são realmente tolos. “porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis”. Jesus é realmente Senhor dos senhores e Rei dos reis. Ele é o Deus Todo-Poderoso e sempre teve as coisas sob seu controle. Em qualquer tempo que ele pareceu estar perdendo foi somente a preparação para a grande vitória final. Todos que estão com Ele serão vencedores, não existe tal coisa como ser perdedor com o Senhor. Você é um dos chamados e escolhidos e fieis?
Versículo 15 - E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas. As águas mencionadas aqui são as mesmas do versículo um. A expressão povos, multidões, nações e línguas se referem a todas as pessoas do mundo. Então a figura da “grande prostituta” sentada sobre muitas águas significa que a Igreja Católica é a líder de um sistema religioso mundial que controla todas as pessoas do mundo. Este tem sido o objetivo do catolicismo romano desde o início. Ela quer atingir o mundo todo e ter controle de cada governo existente. Ela atingirá este objetivo durante o período da Grande Tribulação.
Versículo 16 - E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo. Os dez chifres representam os dez reinos que serão confederados sob a liderança do anticristo. No início estes reis ou governantes estão satisfeitos em ter uma aliança com este sistema religioso. Mas, depois de um tempo eles vêem que estão sendo governados por este sistema religioso e eles se ressentem disso. Então, quando eles vêem que se beneficiaram tudo que podem desta ordem eclesiástica, eles decidem destruí-la. Depois de muitas centenas de anos que os católicos romanos têm procurado se tornar o poder mundial, eles obtêm sucesso, mas o sucesso tem vida curta. O governo que a apóia totalmente e faz com que seus sonhos se tornem realidade é o mesmo poder que a destrói completamente. Dessa forma termina o reino do arquiinimigo (catolicismo) dos santos da Grande Tribulação. Ela se fez a si mesma rica e poderosa por meio da depredação sobre os desavisados. Ela assassinou os fieis servos de Deus por séculos, mas finalmente a vingança chega; ela é destruída totalmente.
Versículo 17 - Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. É o grande Deus dos céus e terra quem coloca no coração desses reis para destruir este sistema pagão, assassino e depravado. Aqueles que confiam em Cristo não precisam se lamentar, se preocupar ou temer porque Deus ainda está no controle. Ele gira este velho mundo exatamente como Ele deseja para servir a si mesmo. Enquanto tudo isso está atingindo o ponto culminante pode parecer que Deus está fora, mas Ele não está. Ele está apenas preparando o cenário. Quando todos os reis da terra colocam suas cabeças juntas para formar a confederação e aceitar o anticristo, o homem do pecado, como líder deles, eles estão somente cumprindo as palavras, o plano e o propósito de Deus, que governa tudo. Quando a Igreja Católica Romana entrar na completude de sua glória terrena, ela está somente se preparando para a grande queda. Quando os reis da terra cair sobre ela e a despojarem e desolarem, tirando toda a sua riqueza e fama, eles estão somente realizando a vontade de Deus, que governa e reina céus e terra.
Versículo 18 - E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra. A Igreja Católica Romana nunca se contentou em seguir seu caminho e deixar os outros seguirem os seus. Ela quer controlar todo mundo. Também não se contenta em apenas ter o governo ajudando-a, ela trabalha para obter a posição onde possa controlar o governo. O catolicismo romano pode trabalhar com qualquer forma de governo, mas se sai melhor com comunismo e ditadura do que com governos similares ao nosso. Isto fica evidente por meio do estudo da historia dos países onde ela tomou o controle. Ela não desistiu deste país, cada dia ela planeja gerações à frente e se move como um grande monstro, devagar, mas seguramente. Grande como ela é, nosso Deus é maior e no momento exato, Ele verá que ela é destruída.

Autor: Pr Gerald S Smith
Tradução: David A Zuhars Jr.

Nenhum comentário: