domingo, 13 de dezembro de 2015

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE


POR GERALD S. SMITH

CAPÍTULO 12
Versículo 1 – “E VIU-se um grande sinal no céu”: A palavra “sinal” vem de uma palavra que significa “símbolo”. Sendo assim, o que se segue não é literal, mas figurativo. “uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça”. O único lugar na Bíblia que tem algo semelhante a isto é no sonho de José em Gênesis 37:9-10. Lá, o sol, a lua e as estrelas simbolizam a família de Jacó e Israel. Do mesmo modo, nesta cena a mulher representa a nação de Israel.
Versículo 2 – “E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz”. A criança que vai nascer, como vemos no versículo 5, é o Senhor Jesus. Isto tudo é de acordo com a Escritura e naturalmente é uma retrospectiva. Deus prometeu o Redentor através dos lombos (descendência) de Abraão, Isaque e Jacó. Cristo apareceu de acordo com as Escrituras, Sua descendência claramente sendo estabelecida até Jacó.
Versículo 3 - “E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas”. Este dragão o próprio Satanás. Sua cor, vermelha, simboliza fogo e sangue. Satanás é o destruidor e vai praticando suas maldades assassinas com ódio feroz, a fim de trazer destruição ao povo de Deus. Sete é o número da inteireza. Satanás é visto com sete cabeças coroadas com sete coroas. As cabeças significam autoridade e poder de governar. As coroas significam poder imperial. Satanás é o governador deste mundo e é um déspota sem coração e implacável. Os chifres são usados pelos animais que os têm como meios de machucar e destruir. Dez é o número da inteireza mundana; o Diabo é completamente equipado para executar sua destruição sobre a humanidade.
Versículo 4 – “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra”; As estrelas mencionadas aqui são anjos. Este é o registro da rebelião de Lúcifer no céu. Isaías 14:12-16. Quando ele se rebelou, um terço dos anjos o seguiu nesta rebelião. Como resultado, foram expulsos da presença de Deus. Estes anjos caídos, juntamente com Satanás, seu rei, estão esperando a condenação final quando Deus vai dar um fim às suas obras más. “e o dragão parou diante que havia de dar à luz, para que; dando ela à luz, lhe tragasse o filho”. Através das Escrituras, vemos que o desejo supremo de Satanás sempre foi o de destruir a vinda de Cristo. Muitas vezes parecia que ia ser bem sucedido, ao lançar o inimigo contra a nação de Israel, da qual vinha o Messias. Nós o vemos agir através de Herodes, quando Jesus era criança, fazendo-o destruir todos os meninos de dois anos para baixo, numa tentativa de destruir Jesus. Depois, o coração assassino dos que crucificaram Jesus, não sabiam que ele estava realizando o propósito de Deus.
Versículo 5 – “E deu a luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro”; Este versículo, positivamente identifica Cristo como menino, porque ninguém mais foi considerado como aquele que “regerá todas as nações com vara de ferro”. A identidade da mulher também é ratificada, Israel é a nação pela qual Cristo veio. “e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono”. Era assim com Jesus; o Diabo tentou de todo jeito que podia destruí-lO, mas Jesus é o Deus eterno, e assim indestrutível. Jesus, após ser crucificado e sepultado, ressurgiu dos mortos e subiu corporalmente ao céu e agora está sentado à destra do trono de Deus.
Versículo 6 – “E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias”. A era inteira já passou, entre os versículos cinco e seis. A cena no versículo seis é dos três anos e meio do Período da Tribulação. Israel será protegido durante este tempo. A existência de Israel hoje é nada menos do que um grande milagre de Deus. Nenhuma outra nação tem sido tão odiada, nenhuma outra nação foi tão maltratada. Muitos já tentaram destruir sua existência, mas sem conseguir, porque Deus prometeu perpetuá-la, até Cristo estabelecer Seu reino terrestre.
Versículo 7 – “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos”. Esta é uma guerra entre seres espirituais. Miguel é o general dos anjos guerreiros. O homem mortal não pode imaginar as cenas desta grande batalha, anjos contra anjos.
Versículo 8 – “Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus”. Satanás e seus anjos não são páreo para Miguel e os anjos sob seu comando. Eles vão ser expulsos do céu.
Versículo 9 – “O foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. Devemos nos lembrar, mais uma vez, que Satanás não está no inferno nem nunca esteve, e nem seus anjos. Alguns dos demônios e outros seres espirituais, maus espíritos e seres semelhantes, estão presos agora e assim ficarão, até que Deus os solte, mas o Diabo e alguns dos seus anjos caídos estão soltos e têm acesso ao céu. Em Jó 1:6-12 e 2:1-7 vemos Satanás na presença de Deus. Ele é agora o “Príncipe e Potestade do ar”. Ele governa os céus estrelares e atmosférico, mas seu acesso ao céu será impedido e ele será limitado à terra. O povo de Deus precisa estar ciente do poder de Satanás. Ele não é simplesmente uma influência, como alguns religiosos querem que acreditemos. Ele é uma pessoa real e tem grande poder na terra. Ele controla cada pessoa descrente e influencia muitos crentes. Cada filho de Deus terá a vitória final sobre Satanás, mas podemos tê-la agora! Contudo, devemos buscar força em Deus para vencê-lo. Vamos usar esse poder agora.
Versículo 10 – “E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”; No versículo quatro vemos o comentário sobre a queda de Satanás e dos anjos que o seguiram. Isto aconteceu, em algum momento antes da criação do homem, mas não sabemos quanto tempo antes. No versículo oito lemos sobre a expulsão de Satanás e seus seguidores dos céus. Isto acontecerá na última metade da tribulação e prepara o cenário para o reinado milenar de Cristo. O Diabo e seus anjos têm acesso agora aos céus (os lugares celestiais ou espaciais). De fato, parece que têm o quartel deles lá. Efésios 6:12: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. O termo “os lugares celestiais” é traduzido literalmente como “céus” ou “esfera celestial”. Após Miguel e seus anjos os expulsarem, não mais têm acesso ao céu, mas são confinados à terra. A salvação que este versículo fala não se refere à salvação da alma nem a do corpo físico, mas sim da terra e do céu em geral. Explica-se isto em Romanos 8:19-23. Nesta passagem, deve-se entender que a palavra “criatura” significa “criação”. O Senhor vai recuperar para si toda a Sua criação, arrancando-a do domínio de Satanás. Ao fazer isto a força e o poder de Deus e do Seu Cristo se manifestam, quando o reino de Deus se estabelecer na terra. “porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante de Deus os acusava de dia e de noite”. O Diabo agora tem acesso à presença de Deus, no céu, como vemos em Jó 1:6-12, 2:1-7 e também Zacarias 3:1-2. O propósito de Satanás ao aparecer diante de Deus é acusar os filhos de Deus, a fim de tentar que sejam julgados. Em todos os anais da história humana ele não conseguiu isto nem uma só vez. Após esta batalha com Miguel, nunca mais ele terá permissão de entrar no céu.
Versículo 11 – “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as sua vidas até à morte”. Alguns expositores acreditam que os vencedores aqui mencionados se referem a Miguel e seus anjos. Prefiro, porém, pensar que se refere aos irmãos acusados. Embora se possa deduzir que Miguel venceu pelo sangue do Cordeiro e seu testemunho, não se pode dizer nem deduzir que ele ou nenhum dos anjos morreu. Este parece ser o caso com estes vencedores. Vencer Satanás não significa que se escape da morte física. Estes a quem Satanás acusou, morreram por se recusarem a negar Cristo. São mártires. Preferiram morrer do que desistir do que criam. Mesmo que um filho de Deus morra, ele não é vencido pela morte, porque um dia ele vai ressuscitar e provará que não apenas é vitorioso sobre a morte, mas também sobre Satanás e o inferno. O sangue do Cordeiro de Deus torna tudo isto possível. O pecado deixou uma mancha em todo lugar, mas o sangue de Cristo a limpará. Sem o sangue, tudo está perdido, tudo fica sem esperança, por isso tudo o que podemos dizer é: “Obrigado, Deus, pelo sangue”.
Versículo 12 – “Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já te pouco tempo”. Ao passo que o céu se regozija há causa para tristeza sobre a terra. Desde que Satanás não tem permissão de contender mais no céu, Ele dirigirá toda sua fúria para os habitantes da terra. Ele sabe que seu tempo de rebeldia contra Deus e perseguição contra Seu povo está chegando ao fim rapidamente, por isso ele vai fazer todo o dano que puder, enquanto pode.
Versículo 13 – “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem”. A nação de Israel sempre foi o alvo preferido de Satanás. Ele queria impedi-la de trazer o Messias (o Cristo) ao mundo, mas foi incapaz de consegui-lo. Ele, porém, nunca desistiu. Está tão cheio de ódio e malícia, que se não pudesse fazer uma coisa de um jeito, tentará de outro jeito. Ele acha que Israel é culpado por sua falha, porque se Cristo nunca tivesse nascido, então os reinos do mundo seriam seus para sempre. Esta é razão porque quer se vingar.
Versículo 14 – “E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar”, À medida que o Diabo começa esta grande perseguição contra a nação de Israel, Deus lhe dá um meio de escape. Quando Israel estava no Egito o Senhor o tirou de lá e falou de livramento como “levar sobre asas de águia”. A mesma figura é usada aqui, denotando o livramento como sendo do céu. “onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente”. Então, mais uma vez, o Senhor dá uma mão para livrar Sua nação escolhida. Ele tem um lugar escolhido para ela, onde pode suprir suas necessidades e o Diabo não pode tocá-la. O tempo desta seclusão é de três anos e meio. Um “tempo” é igual a um ano, “tempos” é igual a dois anos e “meio tempo” é igual a meio ano ou três anos e meio no total.
Versículo 15 – “E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar”. Quando Satanás vê que Israel vai escapar dele outra vez, imediatamente põe outro plano em ação. A inundação que manda talvez seja provavelmente propaganda. Nas Escrituras, as palavras do Senhor são chamadas água da vida. As palavras do Diabo, naturalmente, são destrutivas. Esta inundação procedente de sua boca são mentiras, esquemas, chantagem e todas as outras coisas más imagináveis, tentando fazer com que o resto do mundo fique contra Israel, por isso esta nação não terá onde se esconder.
Versículo 16 – “E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca”. O Senhor faz com que o coração dos habitantes da terra se torne para Israel. A inundação da propaganda satânica é recebida sem nenhum efeito mal para com Israel. O mundo não recebe suas mentiras e assim seu ataque se torna inútil. Alguns expositores acreditam que a terra vai realmente abrir a boca e engolir os que tentarem perseguir Israel, como fez com os filhos de Corá e outros, durante a época do Velho Testamento. Não é necessário nem razoável acreditar nisto literalmente, pois Deus diz que é um sinal.
Versículo 17 – “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que aguardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”. Satanás está realmente enfurecido. Foi expulso do céu, tentou se vingar em Israel e não deu certo, por isso procura mais alguém sobre quem desabafar sua ira. Como já vimos a maior parte da nação de Israel fugiu e se escondeu entre as nações do mundo, mas há um remanescente que fica para trás. É como na época de Nabucodonozor. As tribos do norte foram levadas para a Assíria e a maior parte de Judá, para a Babilônia, mas ficou um remanescente. Assim, Satanás se volta contra este remanescente, que provavelmente são os 144.000, mas estes têm o testemunho de Jesus Cristo, como cada filho de Deus deve ter hoje. Nós, que somos salvos, não estaremos na terra durante a tribulação, mas nossas batalhas contra Satanás não são menos reais. Também temos que vencer pelo sangue do Cordeiro, por isso vamos lutar como vencedores.

Autor: Pr Gerald S Smith
Tradução: David A Zuhars Jr.

Nenhum comentário: