quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A PIA

(ÊXODO 30:17- 21)

A Pia era uma bacia grande de cobre, contendo água. A Bíblia não nos fala do seu tamanho ou de suas dimensões. Após entrar pela Porta do Pátio Externo, os sacerdotes tinham que lavar as mãos e pés nesta Pia, antes de entrar no Santuário, ou mesmo oferecer qualquer oferta ao Senhor no Altar de Holocausto. Deus avisou a Moisés de que se os sacerdotes não se lavassem, eles morreriam (Êxodo 30:20-21). Isto mostra uma exigência séria para que nós nos "lavemos", antes de tocar em qualquer coisa do Senhor, pois aqueles que crêem no Senhor Jesus são considerados sacerdotes no Novo Testamento - veja I Pedro 2:9 e Apocalipse 1:6. O Novo Testamento fala do "lavar" em dois sentidos:
1 - O Batismo (Atos 22:16), que deve ser ministrado apenas uma vez (quando Bíblico), e, logo após a conversão. (Atos 16:31-33)
2 - O lavar da água pela Palavra (Efésios 5:26; João 13:8-10; 15:18), de acordo com o padrão de Êxodo 29:39 pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e de tarde).
Depois de crer no Senhor Jesus e ter experimentado de que Ele é a Porta através da qual nós entramos no Reino de Deus, nós devemos ir a Ele diariamente de forma simples e sincera. Nós necessitamos ler a Palavra de Deus pela Bíblia para que possamos viver por Ele (Mateus 4:4) e confessar nossos pecados para Deus, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar (I João 1:7-9). Quando Deus perdoa, Ele esquece (Hebreus 8:12). Esta é a experiência combinada da Pia e do Altar de Holocausto.
É importante ler a Bíblia, por que a Palavra de Deus "lava" nossas "mãos" e "pés", especialmente da sujeira do mundo que nos rodeia. Ela nos dá a visão de Deus da nossa conduta diante do mundo e dos pensamentos das nossas mentes e corações (Gênesis 6:5). Quando Efésios 5:26 fala da lavagem da água, pela Palavra, a palavra no Grego para lavagem é "Pia". Enquanto nós lemos Sua Palavra, o Senhor ilumina nossos corações e fala conosco, principalmente em nossa consciência. De acordo com o que Deus nos mostra, nós precisaremos confessar e pedir o perdão e purificação dEle. Somente assim estaremos qualificados para aproximar ao Santuário.
O efeito da lavagem (Pia) na Palavra é limpar: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra" (Salmo 119:9). A leitura resulta em nós na transformação da imagem de Cristo. Nós tornamos a ser separados para Deus. !Santo? ou !Santificado? quer dizer exatamente isto: separados para Deus. Estas pessoas santificados são chamados de "santos" no Novo Testamento. Paulo escreve: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados (para ser) santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" (I Coríntios 1:2).
Santos são crentes em Cristo que experimentaram a lavagem da Palavra de Deus em suas vidas. Nós podemos ter sido pessoas avarentas, vigaristas, beberrões, drogadas, ladrões, mentirosas, fornicários, homossexuais, envolvidos em pornografia, etc. antes de chegarmos a Porta da cortina do Pátio Externo. Mas, não se engane, ninguém pode herdar o Reino de Deus sendo assim (I Coríntios 6:9-10). "E é o que alguns têm sido". Eu fui um destes. "Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus" (I Coríntios 6:11). Nós somos lavados na Pia e, como resultado, separados para Deus (santificados); nós somos justificados no Altar de Holocausto pela fé na morte de Jesus na cruz, como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).
A mensagem que Jesus pregou foi "Já está o tempo. Mude o seu modo de pensar e creia nas boas novas" (minha versão de Marcos 1:15 que diz: "O tempo está cumprido,.... Arrependei-vos, e crede no evangelho"). Pedro, André, Tiago, João e os outros discípulos de Jesus fizeram exatamente isso: eles mudaram suas mentes e começaram a seguir Jesus. Eles deixaram as suas velhas vidas porque eles acharam alguma coisa tão real e verdadeiro, a realidade do Tabernáculo, Jesus. Eles admiraram a Porta (Seu caráter, Seu poder, Seu ensino), Ele tinha lavado os pés deles na ultima ceia (João 13:4-11), e eles viram o Cordeiro da oferta de sacrifício quando Ele morreu. Os discípulos tornaram separados para Deus no meio de um ambiente totalmente hostil. Mas isto não foi o fim: Jesus ressuscitou dos mortos. Ele voltou para eles, não só para ficar temporariamente entre eles, mas para habitar neles, como nós veremos, no lugar onde Deus habita, o Santuário.
Antes de você continuar em direção a porta do Santuário, pare e considere tudo o que você tem visto até aqui. Agora pode ser uma boa hora para responder a tudo que você já viu.

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern

Nenhum comentário: