domingo, 13 de dezembro de 2015

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE


POR GERALD S. SMITH

CAPÍTULO 14
Versículo 1 - E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. O capítulo 14 é intercalado. Ele dá uma visão geral do período da tribulação do início ao fim. Esta cena é no céu, a qual é praticamente um contraste com o capítulo 13. Que coisa reanimadora é voltar-se da grande e inimaginável iniqüidade sobre a terra para a beleza e esplendor do céu!! Aqui o Senhor Jesus é visto como o Cordeiro de Deus aparecendo sobre o seu monte santo, o Monte Sião. Que glorioso pensamento é ver o Senhor Jesus em seu triunfo e glória, todas as coisas na terra são deixadas para trás, aqui Ele é conhecido por todos como o conquistador, todas as coisas são colocadas sob Ele e a terra se torna o escabelo dos seus pés. Mas Ele não está sozinho! Ele é visto com os 144.000 que são aqueles que foram selados em suas testas e chamados por Deus como lemos no capítulo 7. Como João os vê agora eles viveram suas vidas e foram levados à morte. Estes são aqueles escolhidos especialmente por Deus para pregar o evangelho durante o período da tribulação. Eles são levados à morte pelas mãos do anticristo, mas eles são recebidos gloriosamente no céu.
Versículo 2 - E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. Esta é a forte e poderosa voz do Salvador, a voz descrita no capítulo 1:15. Então o momento de muitas harpas, quão maravilhoso isto deverá ser. Os filhos de Deus amam e apreciam a boa música agora nesta vida porque Deus prepara seus corações para isso. Ouvir um lindo coral igual o que nós temos na Igreja Batista de Northside e a doce melodia da música tocada no órgão é um verdadeiro deleite espiritual que enche o coração de qualquer cristão, mas isto não é nada comparado com o que vamos ouvir no céu. Eu estou contente e agradecido que não sou um seguidor de Alexandre Campbell que fundou a Igreja Cristã e que não acredita no uso de instrumentos musicais na igreja. É estranho como as pessoas podem ser seduzidas a acreditar em coisas sem sentido. No Velho Testamento o povo de Deus cantou Salmos os quais sempre foram acompanhados por instrumentos de cordas. Davi, o suave cantor de salmos de Israel (II Samuel 23:1), o homem segundo o coração de Deus, escreveu os Salmos e especificou os instrumentos a serem usados enquanto fossem cantados. João vê e ouve lindas músicas e harpas tocando no céu, agora não é “propósito estranho” que Deus nos proibiria de usar instrumentos musicais para cantar neste tempo atual? Especialmente uma vez que Ele nos exorta por meio do apóstolo Paulo a cantar Salmos, hinos e músicas espirituais. Efésios 5:19. O céu é um lugar maravilhoso, admirável, glorioso e é difícil pensar que Deus permitiria alguma coisa lá que fosse pecado aqui.
Versículo 3 - E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; Vamos notar aqui que apesar de estes 144.000 terem uma posição gloriosa perante o trono de Deus, eles não são a mais alta ordem de santos. Eles não foram salvos até após o arrebatamento e o começo do período da Grande Tribulação. Os mais exaltados filhos de Deus já estão em casa com Ele. A noiva de Cristo já foi escolhida do meio das igrejas fiéis do Senhor. Lembre que quando Cristo faz sua aparição inicial nos ares e com um grito convoca todos os salvos da terra, a era da igreja é fechada; sua noiva, a qual é, por assim dizer, os eleitos dos eleitos dos eleitos, é tomada para junto dEle mesmo. A noiva de Cristo, é claro, é a mais exaltada posição dos redimidos no céu. Cada cristão deve procurar estar entre os que compõem a noiva. Isto só pode tornar-se realidade por meio do fiel e continuo serviço a Deus na sua igreja aqui na terra. O cântico novo cantado pelos 144.000 é deles somente. Eles formam um grupo peculiar. Deus os chama para um propósito não experimentado por ninguém mais. Então este cântico novo é escrito justamente para eles. Evidentemente nem os quatro animais nem os vinte e quatro anciãos, que são os representantes de todos os redimidos anteriormente à Grande Tribulação, têm o privilegio de cantar com eles este cântico. “...e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Alguns expositores da Bíblia crêem que esta música é cantada por todos os redimidos como um “novo cântico” mencionado no capítulo 5:9. Portanto, a expressão “ninguém” significaria somente aqueles que não foram salvos. Porém, uma vez que os 144.000 são claramente especificados, eu creio que esta musica exclui todos, à exceção destes 144.000, esta é a música especial deles.
Versículo 4 - Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Durante o reino do anticristo todo o tipo de pecado e imoralidade prevalecerá da mesma forma que em todos os casos em que Deus é deixado de fora. O pecado do adultério será então muito mais difundido do que agora e é horrível agora. Estes 144.0000 não são necessariamente homens que nunca se casaram, mas sim, homens que nunca foram culpados de adultério. Eles não “se contaminaram” com mulheres. Não existe contaminação neste ato no casamento, Hebreus 13:4. O termo “virgem” significa pureza sexual. Os 144.000 são homens que mantiveram a si mesmos puros sexualmente. “...Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. Os 144.000 foram fiéis ao Senhor enquanto estavam na terra. Eles recusaram a se curvar ao anticristo e enfrentaram amargo sofrimento e morte. Eles depositaram sua fé e confiança em Cristo e então foram para o céu. Eles são as primícias ou representam todos que colocam sua fé nEle, e eles estão no céu como resultado do sangue redentor do Cordeiro, da mesma forma como todos estarão no céu que têm tal tipo de fé.
Versículo 5 - E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus. Estes foram honestos e dignos de confiança enquanto estiveram sobre a terra, eles não se juntaram com os governantes ímpios e nem tomaram parte dos seus esquemas pecaminosos. No céu, é claro, todos são perfeitos. Será realmente uma experiência maravilhosa deixar este mundo pecaminoso com todas as suas tentações e armadilhas para se tornar perfeito perante Deus e não ter desejo por nada profano. Agora temos uma batalha com a carne, mas naquele tempo, a batalha terá terminado.
Versículo 6 - E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. A misericórdia de Deus é realmente grande, mesmo no meio de toda a impiedade na terra a advertência ainda é dada e o espaço para se arrepender, em breve, porém, o dia da graça terá passado e não haverá esperança para ninguém que rejeite o Senhor. O evangelho é sempre o mesmo. Deus tem apenas um meio de salvar almas e este é por meio da fé em Cristo. No Velho Testamento os santos olharam para o futuro e a cruz de Cristo, agora que Jesus já morreu olhamos para trás para a cruz. Mas, seja antes ou depois, é o mesmo Cristo que vemos e em que confiamos. Da mesma forma será na grande tribulação.
Versículo 7 - Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. Durante o período da grande tribulação todos, à exceção dos eleitos, se voltam para o anticristo, eles o adoram por conveniência e medo, mas a mensagem de Deus ainda é verdadeira, Ele é quem deve ser temido e adorado. Centenas de vezes na Bíblia a advertência sobre o julgamento é dada. Ninguém pode confiantemente dizer que não entende que o julgamento virá. É muito triste que tantos estejam cegos para esta terrível realidade. “E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Nosso Deus, que é o criador, é o único digno de ser adorado. Aquele que fez a terra e o mar também fez o céu e o inferno. Os homens podem se recusar a adorá-lo agora, como muitos irão recusar-se durante a grande tribulação, mas todos os que agem tão tolamente terão a eternidade para se arrepender. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, Ele é a porta, Ele convida você entrar agora. Por que arriscar outro dia? Porque não confiar nEle agora?
Versículo 8 - E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação. Como notamos, o capítulo 14 é intercalado, dando uma visão geral da grande tribulação. As coisas mencionadas aqui são trazidas em grandes detalhes em outros lugares do livro, na medida em que chamamos a atenção, uma vez que elas se aproximam. Um segundo anjo é visto voando no meio do céu. O primeiro anjo proclamou o evangelho eterno que Deus, que fez céu e terra, é aquele que deve ser adorado e temido e Ele é aquele que trará todas as coisas a julgamento. O mundo não tem feito isso, desde o início o homem tem deixado Deus para adorar deuses falsos e ídolos. Durante o Período da Tribulação o mundo inteiro adorará o anticristo e Satanás oferecerá resistência como nunca no passado a Deus tentando derrotar os propósitos dEle. O segundo anjo anunciará que a Babilônia caiu e contará a razão da sua queda. Tudo isto é descrito detalhadamente nos capítulos 17-18. Falaremos quando chegamos nestes capítulos. A Babilônia são todas as religiões falsas reunidas sob a liderança da besta que subiu da terra, o falso profeta. O Catolicismo Romano será o líder principal destas religiões falsas todas chamadas cristãs. A razão da destruição desta Babilônia eclesiástica são as suas atrocidades cometidas em tentar forçar toda a humanidade aceitá-la. Ela receberá a justa retribuição pelas ameaças, tribulações, sofrimentos e morte que ela fez contra aqueles que a rejeitaram e pela sua conspiração de tentar influenciar o mundo para ficar contra Deus e em favor dela. A Babilônia política será destruída nos capítulos 17-18.
Versículos 9-10 - E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus. O terceiro anjo voando pelo meio do céu traz a mensagem de advertência àqueles que adoram o anticristo e recebem a sua marca. O falso profeta será bem sucedido em juntar todo o mundo, exceto os eleitos de Deus, para adorar a besta, o imperador mundial. Eles são liderados pelo falso profeta para desfrutar da fornicação espiritual com a falsa religião e para beber do vinho que traz a ira de Deus. Então, todos aqueles que seguirão o engano do anticristo, encontrarão a si mesmos sob a ira do Deus onipotente, o qual é capaz de destruir ambos, a alma e o corpo no fogo do inferno. “...que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira;” Quando Deus derramar sua ira será tão terrível que ninguém terá imaginado a sua intensidade. Ela será derramada “sem mistura”, o que quer dizer, não será enfraquecida. Foi um costume entre os judeus misturar água com vinho para enfraquecê-lo. Aqueles que pensam que Deus se arrependerá e finalmente desistir porque Ele é o Deus de amor perceberão que estão extremamente enganados. “...e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.“ Cada dia se torna menos popular pregar o “enxofre e fogo do inferno”, mas tenha certeza de uma coisa, isto ainda é verdadeiro. Os cegos e estúpidos Adventistas, Testemunhas de Jeová e Mórmons que tentam abolir o inferno descobrirá, muito tarde, que cometeram um erro pesaroso. Eles terão a eternidade para desejar que eles tivessem crido na palavra de Deus. Eles estarão no inferno, não por causa de não crerem no inferno, mas porque eles não creram no evangelho de Cristo. Eles tornaram Deus um mentiroso por meio da negação da doutrina do inferno e então Deus não os iluminou para o evangelho de Cristo. É uma coisa sábia crer exatamente no que Deus diz, gostemos nós ou não. Aqueles que são jogados no inferno e atormentados estão na presença de anjos sagrados que não tentam ajudá-los. Eles estão de acordo com Deus. Os que rejeitam Cristo merecem ir para o inferno. Oh sim! Mesmo Cristo, o Cordeiro de Deus está presente quando eles são jogados no inferno e atormentados. Ele também não faz nada a respeito. Ele é aquele a quem eles rejeitaram, aquele que eles trocaram pelo anticristo. Eles não O quiseram então ele não os quer agora. Que coisa mais triste. Jesus deu sua vida, derramou seu sangue precioso para salvar pecadores e eles não creram nEle. Agora eles passarão a eternidade no inferno enquanto o Cordeiro de Deus olha para eles. Que experiência terrível, que recordação horrível!! Aqueles que os teria salvo se eles tivessem crido nEle agora está presente e eles sabem que Ele não pode ajudá-los; Ele não quer ajudá-los. Amigo, você confia nele? Se não, por que não? Qual a desculpa que você tem? Seria melhor se você ouvisse agora; a palavra de Deus não é um conto de fadas.
Versículo 11 - E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. Esta é a descrição do inferno. Pessoas no inferno estão em tormento. O inferno é para sempre. A.J.W. (um conhecido), tentando dar satisfação sobre o inferno me disse: “é só a fumaça que sobe, o tormento não existe mais”. Bem, uma coisa é certa, somente Deus pode ensinar a verdade a alguém que possa fazer tal observação. Tão certo quanto o céu é eterno, o inferno é eterno; as mesmas palavras “eterno, eternamente, para sempre, etc.” são usadas para explicar ambos. “...e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. É uma coisa difícil depois de trabalhar o dia todo duramente que surge uma emergência e tem que trabalhar a noite toda por causa disso; você começar a sentir dores e seus olhos queimam, você parece doer por todo o corpo. Agora imagine como deve ser se tiver que estar acordado para sempre, sem descanso. Ou suponha que está muito doente e não pode descansar, nem de dia nem de noite. Está exausto e ainda sentindo uma dor que não deixará dormir. Suponha que isso continuasse por toda a sua vida. Breve não quereria mais viver. Bem, o inferno é muito pior do que isso. O inferno é um fogo e o fogo queima. Por quanto tempo pode manter sua mão sobre um fogão vermelho de calor? Por quanto tempo quererá viver se for jogado dentro de uma fornalha abrasadora? No inferno existe tormento em fogo. Não existe descanso, não existe alívio, nem de dia nem de noite. Isto é para sempre e é como uma das nossas senhoras canta “para sempre é um longo, longo tempo”. Como pode ser tão tolo a ponto de arriscar um dia sem Cristo!! Pensa sobre o perigo terrível, o risco horrível e nada a ganhar. Todos aqueles que são salvos devem louvar seu Nome bem alto. Aqueles que ainda não são salvos, devem fugir a Ele neste momento agora.
Versículo 12 - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Amigo cristão, você já sofreu demais por Jesus? O caminho tem se tornado muito difícil? Os seus mandamentos são tão rígidos para você? São difíceis todos os problemas? Dê uma olhada no inferno, veja o que acontece lá, considere do que escapou! Considere que Jesus sofreu aquele inferno por você, o que você sofreria no inferno para sempre, mas Jesus sofreu por você na cruz. Certamente esses pensamentos darão a você a paciência, certamente farão você desejar fazer Sua vontade, certamente aquilo fará você continuar fiel a Ele.
Versículo 13 - E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Os crentes da Grande Tribulação sofrerão tão terrível tortura e agonia que morrer será uma benção para eles. É claro que é bem melhor estar com o Senhor do que estar sobre a terra em qualquer tempo, mas especialmente neste momento quando a vida se torna tão difícil e que não existe nenhum raio de esperança como será o caso nos dias horríveis da tribulação. Apenas agradeça a Deus se você é salvo e sabe que escapará deste tempo terrível. “...Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem” Aqueles que morrem no Senhor serão galardoados pelas obras feitas para o Senhor. Que Salvador que salva do inferno e depois galardoa pelas boas obras!! Aqueles sem Cristo queimarão no inferno para sempre sem descanso. Aqueles que são salvos por Ele descansarão de suas obras e gozarão nos galardões que receberão para sempre. Aleluia, que Salvador!!
Versículo 14 - E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. Aquele sentado na nuvem branca não é outro senão o Senhor Jesus. Ele está vindo para dirigir a final e feroz batalha contra os seguidores do anticristo. Isto é um pouco antes do fim do período da Grande Tribulação. A nuvem branca fala de julgamento. A coroa de ouro determina o Seu reinado real. A foice é o instrumento de morte. O Filho de Deus, que em seu primeiro advento veio para buscar e salvar, agora vem para matar e destruir os inimigos de Deus. A foice é afiada e bem designada para a matança. Quando Deus desatrelar Sua ira ninguém conseguirá resistir.
Versículo 15 - E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura. Este anjo sai do templo em Jerusalém. A mensagem é que a iniqüidade da terra está completa, é tempo de colocar um fim na impiedade e incredulidade aqui. Quando Deus decide trazer julgamento e destruição, não existe quem detenha Sua mão. Os ímpios serão cortados como o trigo mediante uma foice afiada. Que comentário triste para o mundo; depois de passar milhares de anos de história humana, a humanidade vai piorando progressivamente até que Deus tem que destruí-la.
Versículo 16 - E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada. Deus tem sempre estado no controle das coisas. Ele deixa o diabo tomar seu caminho somente na extensão em que ele faz a vontade de Deus. Todos os seguidores do anticristo que disseram: “Quem é semelhante à besta?” “Quem poderá batalhar contra ela?” Agora eles descobrirão quem é que é capaz! Quando Deus se apronta para ceifar a terra, a terra será ceifada. As últimas sete pragas, na medida em que o vaso da ira de Deus é derramado nos dizem como Deus pretende segar a terra. Os homens irão morder suas línguas em agonia à medida que eles são torturados, mas ainda assim eles não se arrependem. Deus dá espaço para o arrependimento agora, porém esse tempo passará, então a coisa sábia a fazer é confiar em Jesus agora mesmo e receber a segurança de escapar de tão horrível tempo.
Versículo 17 - E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda. O anjo vindo do templo no céu é entendido por muitos, como sendo o mesmo que está sentado na nuvem, que é o Senhor Jesus. Isto provavelmente está correto.
Versículo 18 - E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. Estes mandamentos dados àquele com a foice afiada são de Deus, o Pai, por meio dos anjos. Os anjos não estão exercendo autoridade sobre o Filho. Esta vindima se refere aos judeus enquanto a seara da terra tem referência para os gentios como é crido por muitos expositores da Bíblia. Os judeus freqüentemente são referidos como o vinho. Alguns mantêm que a seara e a vinha são a mesma e que “a vinha da terra” se opõe “a vinha do céu”, o primeiro se refere ao anticristo e seus seguidores e o último se refere a Cristo e seus seguidores. É difícil determinar qual é correta, mas sabemos que os gentios e os judeus que seguem o anticristo serão objeto desta ceifa.
Versículo 19 - E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus. Que este anjo que sai do templo no céu é o Senhor Jesus como parece ser na última parte do capítulo 19, o qual dá os detalhes desta vindima. Em Isaías 63:1-6 vemos o Senhor Jesus como aquele que lança a foice e pisa as uvas. Isto é uma coisa terrível de se pensar. Jesus derramou Seu sangue pelos pecadores, mas agora Ele irá pisar seu sangue igual a um homem esmaga uvas. As pessoas pensam que são livres e independentes de Deus. Eles acham que eles podem empurrá-lO em todas as direções e fazer o que querem, mas o dia virá quando eles irão aprender diferentemente. Deus pode espremer um homem como um homem pode espremer uma uva.
Versículo 20 - E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. Isto, é claro, é uma previsão da batalha do Armagedom. Que visão horrível de se imaginar!! Os homens são mortos às centenas de milhares, seu sangue é prensado igual ao suco de uma uva num lagar. Sangue, sangue humano, irá fluir aos freios dos cavalos e por 100 quilômetros. Todos os exércitos da terra se colocarão contra Deus, mas eles serão eliminados. Salmo 2:2-6. Isaías 34 dá uma descrição deste tempo. Isto não é exagero. O mundo nunca viu coisa tão terrível. É muito melhor ser lavado no sangue do Senhor do que ter Suas vestes manchadas com o seu.

Autor: Pr Gerald S Smith
Tradução: David A Zuhars Jr.

Nenhum comentário: