segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Viagens Moçambique

Nossa organização composta por voluntários e simpatizantes da sociedade civil, tem dentre seus objetivos:
  • Prevenir e atenuar os sofrimentos humanos, com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, nível social, religião, opinião política ou filosófica;
  • Prestar socorro, assistência e proteção aos feridos, enfermos, necessitados, além do território nacional;
  • Contribuir para a luta contra as epidemias, para a prevenção das doenças e a melhoria da saúde, pelo emprego dos cuidados médicos e a difusão de conhecimentos de higiene e medicina preventiva;
  • O combate à fome e a pobreza;
A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
Para atingir seus objetivos a ONG promove semestralmente viagens a Moçambique, 3º pior país do mundo na classificação segundo o índice de desenvolvimento humano. Juntamente com uma equipe de voluntários na área da saúde (médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e dentistas) e educação envia todos os insumos necessários para a execução do mesmo. Tenso iniciado suas atividades em agosto de 2014 já foram realizadas quatro viagens. Mais de 100 voluntários de diferentes cidades do Brasil já se uniram e estiveram em Moçambique sendo que o número de pessoas envolvidas indiretamente não é possível mensurar. A atuação dos profissionais se dá diretamente em comunidades carentes, escolas e igrejas de diferentes denominações sob a autorização do governo local.

Conhecendo o país

Água: Todos tomam água da torneira! E não é a torneira da pia, pois a grande maioria não tem água encanada… Eles buscam água na torneira comunitária… ou na bomba! Ou seja, ensinar a tomar apenas água filtrada? Como? Ferver a água? Muitos não tem energia elétrica… Usam carvão para cozinhar!!
Leite: Fazemos leite com chocolate e distribuímos para todos os que são atendidos. Uma senhora comentou que o leite era grosso: “a gente não tem costume de tomar leite assim”
Entregamos muitas escovas e pasta de dentes (‘colgeite’ como eles chamam o nosso tradicional colgate), e também roupas e sapatos novos. Uma senhora comentou “passei no médico, tomei leite e ainda ganhei o remédio e um par de sapatos, o que mais eu quero da vida?” Como eles podem ser tão felizes com tão pouco?

Nenhum comentário: