quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

OS MATERIAIS E OS ARTÍFICES

(ÊXODO 25:1-7 & 31:1-6)
Deus disse para Moisés avisar a Faraó que se ele não "Deixar ir o meu povo!" (Êxodo 8:1) Deus enviaria pragas sobre o Egito. A ultima praga seria a morte de todo o filho primogênito dos Egípcios.
Antes que esta praga fosse enviada, Deus ordenou a Moisés que falasse aos filhos de Israel para que eles pedissem aos Egípcios: ouro, prata e roupas (Êxodo 11:1-3). Após o anjo da morte ferir todos os primogênitos, os Egípcios queriam se livrar dos filhos de Israel, e deram tudo o que eles pediram (Êxodo 12:36). Desta forma, parece que eles receberam alguma recompensa pelo trabalho escravo no Egito.
Entretanto, poucos meses depois, enquanto Deus estava revelando o modelo do Tabernáculo a Moisés, Ele também revelou qual seria a procedência do material com o qual eles fariam esta obra, ou seja, das riquezas recém adquiridas do seu povo (Êxodo 25:1-7). Deus sabia que isto implicaria que o povo tivesse um coração voluntarioso (Êxodo 25:2), mas Ele queria que isso fosse oferecido de livre e espontânea vontade.
O modelo completo do Tabernáculo tinha sido revelado a Moisés, bem como os nomes dos artífices, mas era necessário que os filhos de Israel tivessem a mesma visão. Moisés falou com eles em Êxodo 35:4-29 expondo diante deles todos os materiais que seriam usados e os seus requisitos, encorajando-os a ter um coração sábio e disposto (Êxodo 35:5,10). O resultado entre os filhos de Israel foi que "todo o homem, a quem o seu coração se moveu, e cujo espírito voluntariamente o excitou, trouxeram a oferta alçada ao SENHOR" (Êxodo 35:21).
Este pensamento é atentamente espelhado na oração do apóstolo Paulo na carta aos Efésios (1:17-18), para que "Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação". Quando Deus revela sua sábia e espontânea vontade em nosso coração, nos leva a dar o melhor de nós para sua obra.
Este mesmo sentimento e pensamento envolveram os habilidosos artífices Bezalel e Aoliabe (Êxodo 31:2-6) "E o (Bezalel) enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de ciência, em todo o lavor"(v3) "e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te (Moisés) tenho ordenado"(v6).
Sem que o Espírito revele ao nosso espírito o padrão e o significado do Tabernáculo e nos faça espiritualmente sábios, nós não temos meios de sermos edificados para morada de Deus em Espírito (Efésios 2:22), isto é, a igreja. A menos que nossos corações sejam iluminados, e feitos sábios e voluntariosos, nós desperdiçaremos nossos dias na busca de coisas banais, ao invés de dedica-los ao propósito e testemunho de Deus. Havia poucos homens particularmente dotados trabalhando no Tabernáculo. Havia também muitas pessoas voluntariosas e sábias, tanto homens quanto mulheres (Êxodo 35:22, 26). Deveria ser o caso que os bem dotados equipassem os voluntariosos e sábios para a execução da obra, para a edificação do corpo de Cristo, o Messias (Efésios 4:12), o Tabernáculo (Êxodo 40:9-11).

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern

Nenhum comentário: