quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

AS TÁBUAS E TRAVESSAS DO SANTUÁRIO

(ÊXODO 26: 15-30)

 As Tábuas e travessas eram feitas de madeira de acácia recobertas de ouro, como eram as colunas da Porta de entrada do Santuário. Havia vinte Tábuas em cada um dos lados, norte e sul, e seis tábuas no lado oeste do Tabernáculo, mais duas tábuas para reforçar os cantos da parede ocidental.
As Tábuas eram unidas por cinco travessas, que passavam através dos encaixes fixados nas tábuas, a travessa do meio passou por dentro das tábuas como pode ser visto na figura se for examinada atentamente.
Antes de nós considerarmos os detalhes da construção do Tabernáculo, seria útil nós vermos o significado do lugar de habitação de Deus na Bíblia.
A primeira menção da casa de Deus é feita quando Jacó tem seu sonho em Betel (casa de Deus), enquanto fugia de Esaú (Gênesis 28:10-22). Isto é confirmado quando Jacó retorna para Betel (Gênesis 35:1-15), Deus aparece ali, fala com ele ali, e a casa de Deus de certa maneira está ali, como um "embrião", o lugar de habitação de Deus.
Jacó desce para o Egito, onde José está e centenas de anos se passam. Acompanhando o Êxodo do Egito, cerca de 1450 A.C, Deus aparece a Moisés no Monte Sinai e lhe dá o modelo do Tabernáculo e as Dez 'Palavras' (Êxodo 34:28, os Dez Mandamentos). O Tabernáculo era para ser o lugar de habitação de Deus (Êxodo 25:8-9).
Mais tarde na história de Israel, cerca de 1000 A.C, o Templo foi construído em Jerusalém, sendo que o Rei Davi preparou o material e o seu filho Salomão supervisionou a construção. Deus então habitou no Templo no Monte Sião em Jerusalém (Salmo 132:13-14). Entretanto, devido aos constantes pecados de Israel e seus reis, a glória de Deus partiu do Templo, e este não foi mais o seu lugar de habitação.
No Novo testamento, nós lemos que:
Jesus Cristo é o Verbo que se fez carne e habitou (tabernaculou) entre nós (João 1:14). Deus habitou em Cristo; como o apóstolo Paulo escreveu "Nele (Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Colossenses 2:9).
Além disso, aqueles que crêem no Senhor Jesus Cristo se tornam o lugar de habitação de Deus, Paulo ora "para que Cristo habite pela fé nos vossos corações" (Efésios 3:17), "ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós?" (I Coríntios 6:19).
Então podemos concluir que, conjuntamente, a Igreja de Cristo é composta de pessoas salvas, a qual Paulo define como "Templo santo no Senhor" e "a morada de Deus em Espírito" (Efésios 2:21-22), "a casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo" (I Timóteo 3:15).
No final do Novo Testamento nós lemos: "Eis aqui o Tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus" (Apocalipse 21:3), a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu (Apocalipse 21:2, 10). Através da Bíblia, Deus demonstra o seu desejo de ter um lugar de habitação, e revela os detalhes deste lugar para aqueles que estão em harmonia com Ele.
Vamos retornar às tábuas recobertas com ouro na estrutura do Tabernáculo, a composição das tábuas e das travessas significa o seguinte:
O ouro:
A primeira vez que o ouro é mencionado na Bíblia é em Gênesis 2:11-12. Ele já aparece "nas montanhas", criado por Deus, e nos é dito que "era bom", como tudo que Deus havia feito em Gênesis cap. 1. Por ele ser precioso e criado por Deus, o ouro é tido como 'divino'. Quanto a madeira: cresce na terra, e como Adão foi feito de algo que já existia (pó da terra), ela representa o que é 'humano', como no Salmo 1:1-3.
No relato de Êxodo 26:15-30, as tábuas são mencionadas como sendo de madeira de acácia, versículos 15 e 16. Deus especifica para Moisés a medida, quantidade e posição vertical das tábuas, bem como sua fixação em bases de prata para ficarem erguidas e os reforços nos cantos. Então a madeira das travessas é mencionada. Somente no final é especificado: "e cobrirás de ouro as tábuas" (Êxodo 26:29), as travessas também. O atraso em mencionar a cobertura de ouro é uma indicação de que a madeira (elemento humano) tem de ser trabalhado, adaptado e qualificado para receber o ouro, o elemento 'divino' como sua cobertura. Pedro nos dá a razão disto: nós humanos, "havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo" e sabemos que "Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina" (II Pedro 1:4).
Nós devemos ser as Tábuas de madeira que são fixadas nas bases de prata, não relaxados ou olhando para tráz, e não desejando mais a velha vida e das cebolas e dos alhos do Egito (Números 11:5-6). A madeira não é fixa mais na terra ou mesmo na areia do deserto. Entre as Tábuas e o deserto há uma quantidade significativa de prata, duas bases de prata, cada uma pesando 57 quilos. A prata nas escrituras é usada como o preço compra/redenção de uma vida (20 siclos de prata por José em Gênesis 37:28 e 30 siclos de prata por Jesus em Mateus 26:14-15). Quando a madeira é fixada firmemente nas bases de prata, significa que nós temos um testemunho que pertencemos a Deus; é reconhecido: "não sois de vós mesmos ... fostes comprados por bom preço" (I Coríntios 6:19-20). As "Tábuas" juntas, dando o mesmo testemunho, como nós que somos "aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 1:1). Então vem a cobertura de ouro "para que fiqueis participantes da natureza divina" (II Pedro 1:4) e glorifique "a Deus no vosso corpo" (I Coríntios 6:20).
Havia duas Tábuas extras, reforçando os cantos do lado oeste (lado esquerdo da foto acima). A face oeste é chamada de 'coxa' em Hebraico (Êxodo 26:23), significando o fortalecimento no apoio do corpo de Cristo. Estas Tábuas extras sustentavam os cantos, a parte mais frágil da estrutura, da mesma maneira que faziam as colunas na Porta do Santuário e do Véu.
Cada uma das Tábuas tinha um apoio individual em duas bases de prata, mas elas eram firmemente unidas pelas travessas. Havia cinco travessas de cada lado da estrutura, as quais passavam pelos anéis na parte externa das Tábuas, sendo que uma travessa passava pelo centro de cada Tábua. Há duas interpretações para as Tábuas:
  1. Elas representam a humildade, mansidão, paciência e amor unidas pelo vínculo da paz, em Efésios 4:1-3, que são exigidos para que nós andemos como é digno de nossa vocação com que fomos chamados.
  2. Elas se referem as cinco classes de pessoas dotadas por Cristo quando ascendeu aos céus para equipar os santos: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou doutores, em Efésios 4:11.
Desde que as travessas eram feitas de madeira de acácia recoberta com ouro, a mais amável natureza humana junto com a vocação divina, me parece que ambas representações estão corretas. A tragédia da história da igreja (tanto em nossa época como em épocas passadas) é aqui apontada, ou seja, aqueles que recebem estes dons não mostram suficiente virtude uns para os outros, e nem para com o povo que apascentam e ensinam. As virtudes vêm primeiro, a fim de manter a unidade do Espírito (Efésios 4:3), os que são dotados e aqueles que são aperfeiçoados vem depois, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos cheguemos a unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. (Efésios 4:12-13).
O plano de Deus de salvação e seu propósito de edificação não são individuais no livro de Êxodo. A madeira poderia vir de diferentes árvores de acácia, mas as Tábuas eram preparadas e trabalhadas para formarem juntas, uma estrutura, que seria o lugar de habitação de Deus (Efésios 2:21). Os Filhos de Israel que era composta de centenas de milhares, celebraram a Páscoa e saíram do Egito. Depois Deus os conduziu pelo deserto para experimentarem de uma fonte de água e alimento, com um único alvo determinado por Deus para alcançarem, um lugar de adoração e um edifício, o Tabernáculo. "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles" (Êxodo 25:8). O lugar de habitação de Deus é o único propósito pelo qual nós fomos comprados por Deus pelo sangue remidor de Jesus Cristo (o Messias).
Havia duas longas paredes de tábuas de madeira, uma simbolizando os Judeus e a outra os Gentios. Um não poderia tirar proveito da lei e nem o outro poderia guardar os mandamentos de Deus. A única esperança era o Messias prometido, em cujo sangue todos poderiam se chegar perto novamente. Todas as 'Tábuas' se mantém pela Sua redenção. Agora todo homem que está em Cristo é "uma nova criatura, as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:17). A nova criação no Messias de um novo homem (Efésios 2:15) é corporativa: Crentes Judeus e Gentios são salvos somente pela graça de Deus através da fé (Efésios 2:8), para que ninguém se glorie. Através do Messias/Cristo ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito (Efésios 2: 18). Nele nós somos unidos uns aos outros como as Tábuas do Tabernáculo, a fim de que Deus tenha o seu lugar de habitação em (um) Espírito (Efésios 2:22). Deus está operando poderosamente em nós para realizar isto, "A esse glória na igreja , por Jesus Cristo, para todo o sempre". (Efésios 3:20-21).
Entrando pela Porta do Santuário, na primeira sala, o Lugar Santo, o ouro das Tábuas está brilhando ao redor e a cobertura de Querubins está por cima. Isto é porque nós devemos nos santificar em tudo (todo nosso espírito, alma e corpo) para sermos conservados sem mancha como as Tábuas na casa de Deus (I Tessalonicenses 5:23), onde estão as mobílias do Tabernáculo, A Mesa dos Pães, o Castiçal e o Altar de Incenso.

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern

Nenhum comentário: