domingo, 13 de dezembro de 2015

A CEIA DO SENHOR


CAP 15

- PREPARANDO-SE PARA A CEIA - "EXAMINE-SE A SI MESMO" - I CO 11.28
Se Preparando para A Ceia do Senhor
?Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice?
I Co 11.28
Para tomar a Ceia do Senhor dignamente convém se prepara antes. Como o pão e o fruto da vide foram preparados antemão assim devemos preparar nossos corações para tomar a Ceia do Senhor .
Preparamos-nos para a Ceia do Senhor quando julgamos a nossa consciência diante de Deus. É uma inquisição espiritual quando procuramos esquadrinhar o nosso coração junto a Palavra de Deus (Sl 77.6, !De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou?).
É bom examinar-nos a nós mesmos com a Palavra de Deus pois é um dever imposto, ?examine-se, pois, o homem a si mesmo?. Como a páscoa não era para ser comida crua (Ex 12.9) assim devemos chegar à Ceia do Senhor com examinação preparatória dos nossos corações.
É bom examinar-nos a nós mesmos com a Palavra de Deus pois disso o homem velho detesta. A examinação particular com a Palavra de Deus é contrario aos desejos da carne. A auto-examinação mostra sujeira particular e isso não desejamos admitir. É saudável opor da carne. Mortificação da carne facilita que andemos no Espírito (Gl 5.16, !Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne?). Se subjugar a carne enquanto se busca alimentar o espírito, a vida cristã torna mais íntima com o Salvador. Nisso entendemos que é bom nos examinar a nós mesmos antes de tomar a Ceia do Senhor.
É bom se examinar antes de tomar a Ceia do Senhor pois auto-examinação é necessitada.  Existem muitos falsos professos no mundo cristão de hoje (?Muitos me dirão naquele dia ...", Mt 7 22). Sem uma auto-examinação que faz-se réu descoberto diante de Deus para Ele escrutinar nossos interiores com a Palavra de Deus podemos nos enganamos a nós mesmos naquilo que é mais severo: a eternidade sem a Sua graça ou presença misericordiosa. Por isso é bom se examinar antes de tomar a Ceia do Senhor. De outra forma comemos e bebemos indignamente e isso não é proveitoso (I Co 11.27-32).
É necessário nos prepara espiritualmente previamente pois pretendemos comer !deste pão?, que é excelente. É o pão da Ceia do Senhor, portanto !deste pão? é ?do Senhor?. !Deste cálice? é aquele cálice que é perfumado com o amor sacrifical ?do Senhor?. Antes de manejar aquilo que representa o Salvador imaculado e Seu sangue precioso, convém verificar se comemos de mãos limpas e bebemos de vida santa.
É necessário pois Deus vai nos examinar. Foi uma pergunta triste quando Jesus indagou: !Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial?? (Mt 22.12). É sábio nos indagar agora quando há tempo, aquilo que Deus vai indagar no futuro quando não terá mais tempo para se preparar. Reconhecer e se arrepender dos pecados ocultos é difícil, mas necessário. Com fogo o Cristão terá suas obras julgadas (I Co 3.11-15) mas a alma lavada no sangue de Cristo será salva. Leve esse fogo de auto-examinação já ao seu seio! Tenha este sangue cobrindo a nudez e vergonha dos seus pecados antes que seja descoberto diante de todos!  Quando o cristão é examinado a graça de Deus se manifesta melhor e conforta-o. Todavia, ai daquele que se examine e não se acha a graça de Deus confortando-o!  Portanto é bom nos examinar pois Deus vai examinar todos, e também por causa do conforto que tal sondagem traz ao coração ? Thomas Watson.
Bibliografia
WATSON, Thomas, The Ten Commandments, Banner of Truth Trust, Carlisle, 1981.

Autor: Pastor Calvin Gardner

Nenhum comentário: