quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE

Versículo 1 – “E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro”. A grande reclamação hoje em dia é “a poluição da água”, mas esta é outra coisa com que não teremos que nos preocupar no céu. O rio é 100% puro. Alguns podem querer saber por que existirá um rio se os santos em seus corpos glorificados não precisarão beber. Deixe-nos dizer que não sabemos todos os motivos, mas pelo menos podemos dizer que o rio estará lá por beleza e por prazer. Santos glorificados não precisam da terra material ou de uma Nova Jerusalém, mas elas existirão. Não precisarão os muros de jaspe e as ruas de ouro, mas estarão lá. Deus quer que saibamos que os novos céus e terra e a Nova Jerusalém são reais. É o lugar para onde vamos.
Versículo 2 – “No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações”. A árvore da vida é mencionada, primeiramente, no livro de Gênesis. A árvore da vida ficava no meio do Jardim do Éden. Adão e Eva foram proibidos de comer dela depois que eles pecaram. Deus não quis que eles vivessem para sempre num estado de maldição pelo pecado. Na Nova Jerusalém as ruas e o rio serão ornados com a árvore da vida. Os habitantes da cidade poderão comer livremente dela. Uma questão pode surgir: “os santos glorificados precisarão comer?” Nós respondemos que não sabemos, mas que eles certamente poderão, se eles quiserem. Jesus, em seu corpo glorificado comeu da comida dada a Ele pelos apóstolos. Ele não tinha que comer, mas Ele comeu. Santos glorificados comerão e beberão para seu prazer. Pode ser que este seja o meio de Deus suster seus corpos glorificados. Nossos corpos terrestres devem comer e beber da comida e da água disponível na terra. Talvez os corpos glorificados sejam sustentados pelas frutas e água celestes. Isto nós não sabemos, porque Deus não revelou. A árvore da vida dá doze tipos diferentes de fruta a cada mês. Não há dúvida de que as frutas desta árvore serão tão exóticas quanto o resto da cidade, então não existe meio de descrever quão deliciosas serão. As folhas são para a saúde das nações. Isto é difícil de entender, mas sabemos com certeza que não haverá doenças no céu. Isto não pode ser explicado argumentando-se que as nações são aquelas durante o período milenar, porque João está claramente definindo uma cidade eterna e condições eternas. Pode ser que este é o meio de Deus preservar e manter a saúde eterna. Pelo menos sabemos que a árvore estará lá e que terá e servirá a um propósito.
Versículo 3 – “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”. A maldição do pecado é tirada para sempre. Satanás entrou no Jardim do Éden e o arruinou e trouxe uma maldição sobre toda a humanidade e sobre toda a terra. Por meio do Senhor Jesus a maldição é tirada e Satanás nunca mais terá a oportunidade de arruinar algo novamente. Todos os santos glorificados servirão a Deus continuamente e isto será o maior prazer para eles. Isto não quer dizer que os santos estarão ajoelhados perante o trono todo o tempo. O céu será um lugar de atividade. Não haverá um momento chato naquele lugar. Não podemos dizemos que tipos de coisa trarão prazer, mas sabemos que todos estarão extremamente felizes e que ninguém irá desejar mais do que eles terão.
Versículo 4 – “E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome”. Esta é uma das mais abençoadas passagens das Escrituras na Bíblia. Nós veremos a face do Senhor Jesus. Tão brilhante e linda quanto a Nova Jerusalém será, mas a real atração será o Senhor Jesus. Aqui, neste corpo mortal com nossas mentes finitas, nós podemos ser tentados a esconder o fato de que pertencemos ao Senhor, podemos temer o ridículo e manter nossos lábios selados por um tempo, mas no céu usaremos Seu nome em nossas testas. Que coisa maravilhosa será ver, face a face, aquele que nos amou e morreu por nós. Nós sabemos que O amamos agora, mas até que O vejamos face a face, não conheceremos a completude de seu amor. Agora falamos sobre querermos ver todos os nossos amados novamente e todos os nossos amigos, isto é bom e os veremos, mas eles não terão o primeiro lugar. Em nossos corações nós sabemos, mesmo agora, que Jesus é aquele que realmente queremos ver.
Versículo 5 – “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre”. Na Bíblia, a noite e as trevas estão ligadas com o mal. Os ímpios fazem as suas obras más na noite; eles amam mais as trevas do que a luz. Nos céus não haverá noite porque todos terão a luz de Deus, luz que nunca se acabará.
Versículo 6 – “E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”. A partir deste versículo e até ao fim do capítulo é, provavelmente, a conclusão. João recebeu a mensagem, a Revelação está completa, Deus mandou Seus anjos para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer. O mesmo Deus que falou pelos profetas deu esta profecia. É verdade, todo este livro é verdadeiro. Muito dele está muito longe de atingir a imaginação do homem. Existem coisas que a ciência zomba, coisas que desafiam a explicação, mas ainda assim elas são verdadeiras. Ou este livro é a infalível Palavra de Deus ou é uma zombaria, uma lenda, um livro de ficção. Ele é a Palavra de Deus; tudo escrito nele irá certamente acontecer. O livro inteiro nos diz “se apronte”, “esteja pronto”, “não ponha sua alma em risco”. Jesus é o único refúgio, o único caminho de escapar. O céu espera aqueles que confiam nEle; o inferno tem suas mandíbulas abertas para devorar todos que são tão tolos de seguir o Diabo. Amigo, como está com você? Se Jesus vier hoje, onde você estaria?
Versículo 7 – “Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. A expressão “Eis que presto venho” não significa que Jesus virá imediatamente em relação ao tempo, o que é evidente uma vez que tem passado cerca de 2000 anos desde que foi falado. Quando for o tempo certo para Ele vir, Ele virá exatamente no segundo certo. Não haverá advertência ou preparação de nenhum tipo para anunciar, antecipadamente, que Ele está vindo. Sua vinda será tão repentina como o relâmpago. Toda a Palavra de Deus é proveitosa e devemos deixar que tenha o lugar apropriado nas nossas vidas. Deus promete uma benção especial para aqueles que aprendem e crêem no Livro do Apocalipse. Sobre todas as coisas, Deus quer que creiamos nEle. Ele é o Deus de toda a verdade; o Senhor Jesus disse que Ele é a verdade, a verdade personificada. É um grande crime contra a justiça de Deus se recusar a crer nEle. Mesmo se não entendemos tudo o que Deus diz, devemos crer nisso de qualquer forma, porque todos vão saber e entender que Ele falou a verdade.
Versículo 8 – “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar”. As coisas que João vê e ouve são tão grandes que ele fica atônito de admiração com Aquele que mostrou as coisas a ele e então se ajoelha para adorá-lO. É uma coisa fácil adorar ao mensageiro ao invés daquele que enviou a mensagem. O homem é inclinado a adorar algo que ele pode ver. Muitos grandes evangelistas e outros pregadores são adorados por causa da grandeza de suas mensagens e ministério.
Versículo 9 – “E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”. Parece que João ficou tão subjugado que ele confundiu o mensageiro com o Seu Senhor. O anjo imediatamente repreendeu-o por se curvar perante ele e anuncia que ele é o mensageiro e servo como qualquer profeta ou cristão que guarda a Palavra de Deus. Isto certamente deve nos ensinar que adoração a santos e imagens é errado. Se um anjo como este, que fala como se o Senhor estivesse falando, não deve ser adorado, então certamente nenhuma outra criatura, incluindo Maria é digna de adoração. Devemos entender que adoração não é aceita nos céus, exceto a adoração a Deus. Ele é o único digno de ser adorado, adorar algo ou alguém mais é ser um idólatra. Adora a Deus, porque quereríamos adorar a alguém mais?!!
Versículo 10 – “E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo”. João é aconselhado a não esconder as coisas que ele viu e ouviu; ele deve publicá-las. Deus quer que todo o Seu povo saiba sobre essas coisas. Se havia uma urgência naquele momento em contar estas coisas, quanto mais hoje em dia! Certamente o fim está se aproximando e o tempo está passado e o dia é chegado! Que Deus nos ajude a não selar Sua Palavra, mas estar ocupado em repassá-la aos outros.
Versículo 11 – “Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda”. Este versículo das Escrituras é normalmente usado para mostrar que, quando Cristo vier, todos permanecerão no estado que estiverem quando Ele chegar. Ou seja, não haverá segunda chance para ninguém. Isto, é claro, é verdade, existem evidências de que aqueles salvos durante a tribulação serão aqueles que nunca ouviram o Evangelho antes de Cristo chegar. Certamente é verdade que aqueles que morrem sem Cristo permanecerão para sempre no estado que estavam quando a morte os tragou. O significado inicial deste versículo é que o contido neste livro não deve ser selado, não importa o que as pessoas pensem. Existem algumas pessoas que não receberão a Palavra de Deus; elas continuarão na sua imundícia e pecado, enquanto outros receberão a Palavra de Deus de bom grado. Não faz diferença como a Palavra é recebida, ainda devemos pregá-la e ensiná-la. Alguns ficarão mais perto do Senhor, outros serão levados para mais longe. Sua Palavra é o cheiro de morte para morte para alguns e cheiro de vida para vida para outros. (II Coríntios 2:16). Ela irá, ou salvar ou condenar; será o caminho de vida ou uma pedra de tropeço. Não nos pertence dizer como Deus usará Sua Palavra; nos pertence pregá-la. Deus tomará conta do resto.
Versículo 12 – “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. O tempo e o lugar de dar os galardões será no tribunal de Cristo. Alguns pensam que aqueles galardões serão dados imediatamente à vinda de Cristo para o arrebatamento dos santos porque Ele diz que Seus galardões estão com Ele. Necessariamente não é isto que significa. Quando Ele vier o dar dos galardões ao Seu povo será certamente uma das coisas que Ele fará, mas isto não tem que ser a primeira coisa que Ele fará. Juntando todas as Escrituras parece que o tribunal de Cristo será no final da Grande Tribulação. Ganhar galardões é certamente algo pelo que cada cristão deve buscar. Nós não temos idéia do que serão os galardões, mas desde que eles vêm do próprio Senhor, sabemos que eles são dignos de se ter. Nós não servimos o Senhor por nada. Ele não somente nos salvou de graça, livremente, mas Ele promete ricos galardões por tudo que fizermos por Ele. Ele nos encoraja e nos exorta muitas vezes a praticar boas obras para que tenhamos galardões. Jesus disse: “ajuntai tesouros no céu”. (Mateus 6:19). Paulo disse para edificar com ouro, prata e pedras preciosas para que nosso trabalho permaneça e recebamos nossos galardões. O Senhor lembra a João a dizer a cada uma das igrejas que façam a coisa certa para que elas sejam galardoadas. Nós temos todas as razões para dar nossas vidas ao serviço de Deus. Nós pertencemos a Ele, nós o amamos. Ele manda que nós O sirvamos. Ele promete nos galardoar por cada serviço prestado. Servir Jesus dá galardão!
Versículo 13 – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro”. Esta expressão é usada muitas vezes no livro de Apocalipse, e é certamente digna de atenção. Nós não estamos lidando com algo finito, com uma criatura temporal, mas com um Deus eterno e poderoso. Ele é o Criador de todas as coisas e Sua providência é sobre tudo. Ele não pediu a ninguém como trazer o mundo à existência e Ele não precisa pedir a ninguém como trazer as coisas ao fim. Jesus é tudo que precisamos e sem Ele não somos nada. Seria muito melhor não ter nascido do que viver e morrer sem Ele. É um erro terrível para as pessoas deixarem o Diabo enganá-las com os prazeres do mundo e então perder tudo.
Versículo 14 – “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. Ninguém pode obedecer aos mandamentos de forma perfeita. Eles são obedecidos por meio de nosso substituto, o Senhor Jesus. Sem ele ninguém pode obedecer ao primeiro mandamento. Por meio de Cristo como nosso Salvador nascemos do Espírito de Deus e Seu amor é derramado em nossos corações. Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. Nós nos deleitamos em fazer a Sua vontade porque Ele nos amou primeiro. Nós nos deleitamos em fazer a Sua vontade por causa da nova natureza que Ele nos deu e porque Ele habita em nós. Ninguém quer fazer a vontade de Deus e guardar seus mandamentos antes de ser nascido de novo. Somente aqueles que confiam em Cristo entrarão na Cidade Santa. Que coisa terrível será para aqueles no inferno verem ao longe os santos com Deus como homem rico que viu Lázaro, e notar as águas puras e belas na medida em que correm nos rios ao longo das ruas da Nova Jerusalém e eles não podem ter uma gota da água refrescante em suas línguas. Meu amigo, deixe-nos observar novamente, as palavras de Deus são verdadeiras e fiéis. O que Ele diz Ele vai fazer. Suas palavras referentes ao inferno são tão verdadeiras quanto aquelas sobre o céu. Mesmo que não houvesse inferno, pense em que perda seria não estar no céu!!
Versículo 15 – “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Todos os ímpios que rejeitam a Cristo, independente de quão grande ou pequenos seus pecados são a seus próprios olhos, estarão para sempre foram da cidade celestial. É claro que eles não querem estar lá em seu estado pecador. As pessoas no inferno ainda têm sua natureza pecadora e elas não amam a Deus nem querem estar em Sua presença. Eles ainda amam mais as trevas do que a luz.
Versículo 16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas”. O conteúdo do Livro do Apocalipse deve ser pregado com confiança e entendimento em todas as igrejas do Senhor, em todas as eras. Devemos declarar ainda mais que nenhuma instituição, exceto as igrejas do Senhor, tem o direito de pregar e ensinar a Sua Palavra. Todas as igrejas falsas que surgiram desde que Jesus estava aqui não são autorizadas a interpretar a Bíblia. “Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” - Aquele que manda a mensagem é Jesus, o qual é Aquele revelado neste livro. Ele não é impostor; Ele é aquele que foi prometido vir por meio de Abraão, Isaque e Jacó, e então pela casa de Davi. Ele é a luz do mundo, Aquele que anuncia um novo dia. Como o sol ilumina a terra, o Senhor Jesus é a luz espiritual que brilha nas trevas e traz vida ao coração do homem amaldiçoado pelo pecado. Realmente Ele é a luz e nEle não há trevas.
Versículo 17 – “E o Espírito e a esposa dizem: Vem”. - Esta é o último convite na Bíblia. De Gênesis a Apocalipse o convite é abertamente e livremente oferecido a todos os que ouvirão. Não existe desculpa para ninguém dizer não. O ministério completo do Espírito Santo aponta para o fato de que Cristo morreu pelos pecadores e eles são convidados a virem a Ele. A noiva de Cristo que agora está sendo edificada está rogando pelos pecadores perdidos a ser reconciliados com Deus. “E quem ouve, diga: Vem”. - Todos que ouvem a Palavra de Deus, o Evangelho de Cristo, devem convidar outros a ouvirem também. Esta é a mensagem que o mundo precisa, a mensagem que eles tem que ter se eles estão para escapar do inferno e ganhar os céus. “E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”. O convite a vir a Jesus é para todos que têm sede de Deus. Todos aqueles que verdadeiramente desejam ter Deus, que sinceramente sentem sede de justiça serão satisfeitos; por todos aqueles que procuram por Deus por que Deus primeiramente falou a seus corações. “Quem quiser” - estas são duas grandes palavras. O convite é para “quem quiser” ou “quem quiser vir”. O convite não é para “alguém que não queira”, mas “quem quiser”. Não há ninguém que tenha querido vir a Jesus que não podia. Tudo que pode ser dito é que o pecador perdido recusa vir a Cristo porque ele não quer. Ele não quer que Cristo seja o Senhor de sua vida. Todos pecaram, todos estão perdidos, aqueles que querem vir a Cristo não são melhores do que aqueles que não querem. Eles vêem somente porque Deus em seu infinito amor e misericórdia criou o desejo em seus corações. Jesus é a água da vida; todos que bebem dEle nunca sentirão sede. Todos são convidados a beber dEle sem custo para eles ou sem causa neles. Aqueles que bebem dEle percebem sua indignidade e renunciam a todos os esforços de gabar-se. Eles dão toda a honra e louvor àquele que é digno, isto é, ao Cordeiro. Quão sério é este assunto!!. Amigos, imploramos a você, se você não é salvo, venha a Jesus agora, antes que você leia mais uma sentença.
Versículo 18 – “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”; - Uma advertência muito solene é dada aqueles que querem modificar a Palavra de Deus. Nos dias de João tudo foi escrito à mão e às vezes os falsos profetas fariam cópias da Palavra de Deus, adicionando o que acharam certo ou retirando o que eles não acharam certo. Aqueles que fazem tal manifestam que não são do Espírito de Deus. Hoje em dia muitos cultos que dizem ser cristãos adicionam seus escritos à inspirada Palavra de Deus. Os mormons dizem que tem os escritos inspirados de Joseph Smith. Eles são muito energéticos e fazem muitos discípulos. Em nossa cidade de Lexington, KY, EUA, eles estão crescendo demais. Homens que têm a sabedoria e inteligência mundanas os seguem, mas este é o caso do cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Estas pessoas provam que não são salvas porque não conhecem a voz do Bom Pastor. Alguém tem que rever as pragas deste livro para entender o peso dessa advertência. É um pecado terrível contra Deus pretender adicionar algo à Sua Palavra perfeita. Deus nos ajude evitar completamente aqueles que adicionam à Palavra de Deus, não importa qual atrativo e plausível sua doutrina pareça ser.
Versículo 19 – “E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. É um assunto sério tirar algo do livro de Deus tanto quanto adicionar algo a ele. É muito mais fácil tirar do que adicionar, então por isto é mais perigoso. O povo batista, as verdadeiras igrejas do Senhor, são os únicos que não são culpados disto. Nem todos que dizem ser batistas são batistas, existem muitos que se dizem batistas que retiram partes da Palavra de Deus. Quando alguém deixa ou ignora uma parte da Palavra de Deus na intenção de magnificar outra parte que parece ser contrária àquela, este alguém está tirando parte da Palavra de Deus. Todos aqueles que crêem que podem perder a salvação tiram parte da Palavra de Deus. As pessoas que crêem na possibilidade de se perder a salvação depois de ter sido salvo está tirando parte da Palavra de Deus. Eles não crêem em João 3:16, João 6:37-40, João 10:25,30, Romanos 8:28-29 e todas as demais passagens correlatas. A Palavra de Deus ficaria irreparavelmente mutilada se todas as passagens ensinando a segurança eterna do crente forem tiradas. Se alguém pensar que “isto se aplica somente ao livro de Apocalipse”, deixe-nos replicar que “este é um princípio que se aplica a toda a Palavra de Deus, não somente ao livro de Apocalipse. Toda a Bíblia é a Palavra de Deus e temos que crer nela toda, não mais e nem menos. Apocalipse é a última Escritura inspirada por Deus. Alguns heréticos podem querer datar outros livros da Bíblia em datas depois do livro do Apocalipse, mas todos os estudiosos respeitáveis da Bíblia concordam que Apocalipse foi escrito pelo menos seis anos depois de qualquer outro livro. Alguns tentarão usar as palavras deste versículo para ensinar a possibilidade de cair da graça. Nós podemos estar seguros de uma coisa, se temos uma interpretação de qualquer versículo que conflita com outro, temos uma interpretação errada. Em Apocalipse 17:8 temos o ensinamento de que os nomes foram escritos no livro da vida antes da fundação do mundo. Deus sabe todas as coisas. Seria extremamente tolo para Deus escrever num livro os nomes de alguém que Ele ia salvar e levar para o céu e então retirar os nomes porque eles não iam chegar lá. Não existe meio de dizer quem são os eleitos e quem não são. O único meio que podemos dizer é por meio de sua profissão de fé e ações. É possível agir como se fosse salvo e ainda não o ser. Muitos destes falsos religiosos têm a aparência exterior de serem salvos, mas não são. Aqueles que tiram a Palavra de Deus não são salvos, não importa quanto eles ajam como se o fossem. A resposta para a questão “como é a parte de alguém tirada do livro da vida e da cidade santa” é respondida? A resposta está em Lucas 8: 18: “.... e qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado”.
Versículo 20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. Tal é a réplica da alma de alguém realmente confia em Jesus para salvação. Ele conhece os pecados da carne e a contínua luta com Satanás para vencer sua concupiscência. Ele sabe que, enquanto ele não deve procurar ser liberto de seus labores, quando o for será um alívio abençoado. Aqueles que amam o Senhor não dizem: “espere um pouquinho mais, por favor, Jesus”, mas sim: “Ora vem, Senhor Jesus”. Que dia maravilhoso, glorioso, e feliz será quando Jesus vier para nos receber junto a Si. A batalha estará terminada e a vitória ganha. Não haverá mais sofrimento, nem choro, nem doença, dores ou morte, não mais despedida dos nossos amados, nem corações partidos, não mais remorso pelo pecado. Nós seremos perfeitos iguais a Ele!! Aleluias, louve ao Senhor!! Não perca isto meu amigo. Confie nEle agora!!
Versículo 21 – “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém”.

Autor: Pr Gerald S Smith
Tradução: David A Zuhars Jr.

Nenhum comentário: