quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O SEXTO MANDAMENTO

EXODO 20.1-17
PR RON CRISP
Introdução
A segunda parte da lei é resumida pelo nosso Senhor como !Amarás o teu próximo como a ti mesmo? (Mateus 22:39). Esta verdade pode ser facilmente vista ao darmos uma visão geral nestas ordens.
1.     A sexta ordem protege a vida do nosso próximo (Êxodo 20:13).
2.     A sétima ordem protege a família do nosso próximo (Êxodo 20:14).
3.     A oitava ordem protege os bens de nosso próximo (Êxodo 20:15).
4.     A nona ordem protege a reputação do nosso próximo (Êxodo 20:16).
5.     A décima ordem proíbe aquela atitude proveniente do coração e que é a raiz da crueldade dos homens (Êxodo 20:17).
Vamos retornar ao nosso estudo sobre o sexto mandamento.

A História do Assassinato

O pecado é de natureza tão maligna que leva os homens infectados por ele a ferir aos outros. Tão logo Satanás se tornou um pecador ele transformou-se também em um assassino (João 8:44). Esta mesma atitude se tornou comum ao homem desde sua queda. O primeiro homem nascido neste mundo assassinou seu irmão (Gênesis 4:8). Logo os homens começaram a se orgulhar da violência (Gênesis 4:23-24) até que a terra ficou cheia do sangue derramado (Gênesis 6:11-13). A história da humanidade é a história da guerra.

I. O que o Sexto Mandamento Realmente Ensina

Lembre-se que cada mandamento menciona somente o pior exemplo numa particular categoria de pecado. Nós devemos entender que toda forma de pecado é proibida. O sexto mandamento nos proíbe de prejudicarmos ao nosso próximo de qualquer maneira. O assassinato é o pior dos casos. Devido ao !amor cumprir a lei? nós entendemos que mesmo o positivo dever de proteger o nosso próximo está implícito nisto. As coisas proibidas nesta lei incluem:
A. Ódio ! O assassinato começa no coração. Cristo não adicionou ao lei no Sermão do Monte, mas o explanou (Mateus 5:21-22). Nós devemos evitar a amargura, a vingança, a inveja, ou o ciúme para com os outros. Até mesmo a companhia dos homens violentos deve ser evitada (Provérbios 22:24).  
B. Assassinato ! Números 35:16-21
C. Negligência Criminal ! Êxodo 21:28-29, Deuteronômio 22:8
D. Atividade Perigosa ou Descuidada ! Uma pessoa que dirija embriagada é culpada de por em risco a vida de outras pessoas.
E.Torpe Ganância ! Nós nunca deveríamos nos permitir obter vantagens enquanto outros sofrem prejuízo.O traficante de drogas e os donos de bares são culpados de prejudicarem a vida de muitas pessoas.
F. Nós nunca deveríamos ser culpados pela falta de interesse, negligência ou silêncio ao vermos um inocente sofrer (Provérbios 31:8-9).
G. Suicídio !Isto é assassino de si mesmo. Nossas vidas não são nossas propriedades que podemos dispor da maneira que bem entendemos.

II. Quando Matar não é um Assassinato

A. Pena de Morte ! Deus tem dado ao governo o direito e o dever de punir os que violam a lei (Romanos 13:13-14). Aqueles que utilizam o sexto mandamento para proibir a pena capital estão usando as escrituras de maneira irresponsável. O próximo capítulo contém uma ordem para a pena de morte (Êxodo 21:12).
O sexto mandamento é uma lei. As leis sempre carregam uma penalidade para os transgressores. A penalidade para o assassinato é a morte (Gênesis 9:6). Note nas seguintes passagens das escrituras como Deus responsabilizam o governo civil de vingar o sangue inocente (Números 35:31, Deuteronômio 19:11-13, Deuteronômio 21:1-9).
B. Guerras Justificadas ! O Governo Civil tem o direito de patrocinar a guerra por motivos justos (João 18:36, Guerras de Israel). Não é necessário mencionarmos que a guerra muitas vezes começa por motivo do pecado (Tiago 4:1-2).
C. Homicídio Casual ? Deuteronômio 19:5 - Morte acidental não é assassinato.
D. Auto defesa ! Êxodo 22:1-4

III. O Valor do Sexto Mandamento

A. Esta lei tanto como as outras nos revela a nossa necessidade de um Salvador. Quem ousa dizer que nunca sentiu o desejo de prejudicar alguém (Mateus 6:21-22).
B. Esta lei serve para diferenciar o crente verdadeiro do falso (I João 3:14-15).
C. Como cristãos a lei nos faz lembrar dos nossos deveres. Nós devemos amar e buscar o bem estar dos nossos companheiros. Se erramos quando negligenciamos a integridade física do próximo, então devemos mais ainda vigiar pelas suas almas.
D. Como cidadãos aprendemos a importância das leis justas. O aborto e a violência desencadeada na nossa sociedade devem ser combatidos.

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Pr Eduardo Alves Cadete
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner

Nenhum comentário: