quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A MESA DOS PÃES

(ÊXODO 25:23-30)

A Mesa dos Pães era colocada do lado direito da porta de entrada do Lugar Santo, defronte do castiçal, no lado norte, bem próxima a madeira revestida de ouro, que era uma das laterais do Santuário. Ela não era muito grande, aproximadamente um metro de comprimento, meio metro de largura e setenta e cinco centímetros de altura. Ela foi feita de madeira de acácia recoberta de ouro, similar às tábuas que formam as paredes do Santuário, que fala das duas naturezas de Cristo, ou seja, Ele nasceu de Maria como genuíno ser humano, mas foi concebido pelo Espírito Santo, sendo chamado Filho de Deus (Lucas 1:35). Verdadeiramente homem, revestido de Deus.
A Mesa dos Pães tinha uma coroa feita de ouro, diferente do Altar de Holocausto.
No Pátio externo tudo simbolizava lavagem, julgamento e morte, na Pia de bronze e no Altar de Holocausto. Aqui no Lugar Santo, tudo simboliza vida, alimento, luz e incenso aromático. Portanto, no Pátio Externo "Vemos ... aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte", mas na Mesa dos Pães (e no Altar de Incenso) no Lugar Santo, nós vemos Jesus "coroado de glória e de honra" (Hebreus 2:9).
Na Mesa dos Pães eram colocados doze pães sem fermento, um para cada dos doze tribos de Israel. Estes eram repostos todos os sábados por outros pães frescos (Levítico 24:5-9), comida fresca na casa de Deus para os sacerdotes, Aarão e seus filhos. Pedro nos diz que quem crê no Senhor Jesus Cristo (I Pedro 1:8), e já provou que o Senhor é benigno (I Pedro 2:3) não é somente casa espiritual, mas é também sacerdócio santo, um sacerdócio real, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo (I Pedro 2:5, 9). Como sacerdotes nós estamos ministrando ao Senhor pela fé no sangue de Jesus e a unção do Espírito Santo. Nossa comida, junto com algumas das ofertas, é o pão fresco na Mesa dos Pães: Jesus como o Pão de Deus que desceu do céu para dar VIDA ao mundo (João 6:33), coroado de glória e de honra.
Os doze pães representam todo o povo de Deus, na casa de Deus (a igreja, I Timóteo 3:15), em comunhão uns com os outros (I João 1:7).
Os pães sem fermento nos lembram do Senhor Jesus dizendo: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome" (João 6:35). Esta ilimitada fonte de alimento celestial, fresco a cada semana, é para ser a porção dos sacerdotes sob a luz do Castiçal (Colossenses 1:12). Todo dia nós necessitamos vir a Ele (João 6:37), ver o Filho e crer Nele (João 6:40). Ele é o Pão vivo que desceu do céu para nos dar Sua vida, vida EM nós (João 6:51, 53). Esta vida é produzida em nós, primeiramente, pelo Espírito que dá vida (João 6:63) e depois pela palavra de vida eterna (João 6:68). Hoje, Jesus Cristo só pode nos dar a Sua vida pela Sua palavra e pelo Seu Espírito. Somente as letras da Escritura não são suficientes para a vida (João 5:39-40). Nós devemos vir a Ele na Palavra e no Espírito.
A Pão é também chamado de o Pão da Presença. Para comer de Cristo como o Pão da Vida, nós (os sacerdotes) devemos estar na presença de Deus, que é Espírito (João 4:24). O Pão é para todos os sacerdotes, em comunhão uns com os outros na presença de Deus.
Baseado na parábola em Lucas 11:5-8, nós não necessitamos do Pão da Vida somente para nós (como o pão cotidiano de Lucas 11:3), mas também para os nossos amigos necessitados, que vem até nós em suas jornadas. Jesus deixa isto claro: pessoas no mundo estão faminto, mas a carne para nada aproveita (João 6:35, 63). Jesus veio para que pudesse dar vida ao mundo, a fim de que todo o que Nele crê, tenha a vida eterna (João 6:33,47). Portanto, nós deveríamos pedir, buscar e bater em oração (Lucas 11:9), até que Ele nos dê o tanto de Pão da Vida que nós necessitamos para nós e para os nossos amigos (Lucas 11:8). Nosso Pai celestial se alegra em fazer isto! (Lucas 11:13).

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern

Nenhum comentário: