quinta-feira, 22 de março de 2012

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” João 7.37

A água é fundamental para a existência da vida. Quando os pesquisadores enviam uma sonda espacial para um planeta, satélite, cometa ou asteróide, a preocupação primeira é encontrar indícios da existência de água. Caso os indícios sejam positivos a conclusão é imediata: existe possibilidade de existir alguma forma de vida no local.

No deserto a preocupação é semelhante: se, em meio às dunas, as tempestades de areia e o calor sufocante houver um oásis, a vida tem chance de se estabelecer. Do contrário, se só houver sequidão e estio, então a vida desaparece e nada sobrevive ali.

No nordeste brasileiro, especialmente na região do agreste, a falta de água provoca situações terríveis e muitos brasileiros foram obrigados a abandonar casas, animais e até mesmo familiares para buscar saída e oportunidades em outros estados onde a água é abundante...

Na terra em que Jesus nasceu, a região que hoje é conhecida como a Palestina, também sofre, há milhares de anos, com a escassez de água. São muitas as citações bíblicas que ressaltam a carência de água na região e como era importante para os habitantes daquelas terras terem acesso a água potável.

Por saber da carência de água e da importância que ela ocupava nas preocupações do dia-a-dia de todos, Jesus aproveitou para nos transmitir um de seus mais significativos ensinamentos: ao falar para a mulher samaritana que apanhava água no milenar poço de Jacó, ele declarou: – “Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.” (João 4.13-14)

E, quando estava na Galiléia, na época da Festa dos Tabernáculos, Jesus se pôs de pé e disse bem alto: – “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. (João 7.37-38)

Com isso Jesus apresentou-se como sendo – como a água é – fundamental para existência de nossas vidas. Assim como, se não há água, não há vida, se não temos a Jesus em nós, também não temos vida. É ele quem declara, categoricamente: “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” (João 10.10)

Entretanto, o paralelo entre a água e Jesus tem uma diferença qualitativa: como ele mesmo fez questão de destacar para a mulher samaritana, a água mata a sede por alguns instantes ou horas, no máximo. Ele, no entanto, “mata a sede” de vida de uma vez por todas. Em Jesus temos a resposta completa e eterna de Deus para todos os nossos anseios.

Por Jesus somos perdoados completamente, somos justificados perante Deus, somos purificados de todas as nossas iniqüidades e, pela fé, somos salvos para sempre (Efésios 2.8-10).

Jesus, a água da vida eterna, está diante de nós. Ele convida: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (João 7.37). Você aceita este convite?

Nenhum comentário: