segunda-feira, 26 de março de 2012

CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ!

Texto base: MATEUS 12: 36-37

“CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ!”

(Mateus 12:36-37) - Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Você já reparou como uma pequena palavra tem poder de alegrar ou de entristecer, de afastar e de aproximar, de arrancar um sorriso ou de arrancar lágrimas. Na verdade o poder de uma palavra vai bem mais além do que isso.

“(Provérbios 18:21) - A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. “ De nada adianta termos uma excelente dicção, de termos uma pronuncia correta, de expressar um português “impecável” se as palavras que dizemos só servem pra trazer destruição, pra ofender, pra dizer mentiras, pra enganar pra menosprezar a pessoa que está a ouvir nossas palavras.

“(Efésios 4:25) - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

(Efésios 4:29) - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Uma palavra amorosa tem o poder de acalmar qualquer situação.

“(Provérbios 15:1) - A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. “ Assim como normalmente as palavras lisonjeiras em sua maioria servem somente pra bajulação e não como demonstração de afeto. Aliás é preferível ouvir uma repreensão de quem nos ama, pois amar não é somente dizer as palavras que gostaríamos de ouvir, mas sim dizer as que necessitamos ouvir!

“(Provérbios 28:23) - O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua. “ Devemos diariamente averiguar o que falamos, com quem falamos pois as más conversações tem o poder de corromper os bons costumes.

(Salmos 1:1) - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:2) - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

(I Corintios 15:33) - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Ao longo da bíblia encontramos inúmeras citações a respeito do nosso falar, da nossa boca que tanto abençoa como amaldiçoa, mesmo isso sendo algo tremendamente errado.

(Tiago 3:5-9) - Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

(Tiago 3:10) - De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Realmente muitas são as vezes, aliás inúmeras são as vezes em que a palavra que dizemos faz toda a diferença na situação em que estamos vivendo, assim com também muitas são as vezes em que nosso silencio fala mais do que uma multidão de palavras, pois existe tempo pra tudo, inclusive o de ficar calado.

(Eclesiastes 3:1) - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:7) - Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; A bíblia diz que em determinados momentos até o tolo quando se cala se torna sábio, pois em determinadas situações nossas palavras ficam sem efeito, acabam prejudicando ao invés de ajudar.

(Provérbios 17:28) - Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. Interessante que não existe um medidor maior da emoção que sentimos do que a nossa boca, literalmente ela sempre fala daquilo que o nosso coração está cheio, sejam emoções boas ou ruins, nossa boca sempre revela a sinceridade do que sentimos.

(Mateus 12:33) - Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

(Mateus 12:34) - Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Assim como é extremamente curioso o fato de ninguém gostar de ouvir uma ofensa, mas tantos são os que as dizem sem se preocupar com quem as ouve, acabando na maioria das vezes colhendo e comendo do fruto daquilo que está dizendo.

(Provérbios 12:14) - Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa. Quero terminar deixando algo pra você pensar e refletir:

“NA VIDA, COMO EM TODAS AS SITUAÇÕES, COM TODAS AS PESSOAS NUNCA HAVERÁ ALGO QUE SEJA BOM QUE NÃO POSSA SER MELHORADO E NEM ALGO RUIM QUE NÃO POSSA SER PIORADO” “A DIFERENÇA DOS ACONTECIMENTOS ESTARÁ SEMPRE NAS MÃOS DE QUEM ESTIVER REALIZANDO-AS”

anderson adriano parras

Nenhum comentário: