quinta-feira, 22 de março de 2012

JESUS, A ÁGUA VIVA

1. Abertura: boas vindas, louvor e oração.

2. Fale sobre o encontro, sobre as metas da Igreja para o ano. Ensine seus discípulos a orarem pelas metas da Igreja e pelas metas da célula!

3. Estudo:

Objetivo: Apresentar Jesus como a Água Viva de que tanto necessitamos.

Quebra-gelo: Você sabia que a água representa 70% do peso corporal de uma pessoa? Por isso, sem alimento uma pessoa até pode resistir por 40 dias, mas sem água, por apenas três dias. A falta de água no organismo reduz o volume de sangue, provoca perda da coordenação motora, desmaios e cãibras. Há estimativas da ONU de que anualmente, 5 milhões de pessoas no mundo morram em decorrência de enfermidades causadas por água contaminada. Todas as pessoas necessitam beber de 2 a 3 litros de água por dia! Interessei-me em descobrir quantos litros de água já bebi e fiquei abismado com a conta: cerca de 30 mil litros!

Transição: Existe uma sede que é da alma, uma sede que somente pode ser saciada em Jesus Cristo.

1. VOCÊ TEM SEDE DE DEUS!
a) Leia com seus discípulos: Sl 42:1,2 Como suspira a corça pelas correntes de águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Sl 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus Forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti, meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.
b) Como as pessoas demonstram que têm esta sede de Deus? A religiosidade é a principal demonstração. O jovem rico era muito religioso e praticava boas obras, porém sentiu que lhe faltava algo. Sua religiosidade não saciava sua sede espiritual e, ainda, encobria seu amor pelas riquezas – Lc 18:18-23.

2. JESUS, A FONTE DE ÁGUA VIVA!
a) Leia João 4:14 e 7:37-38 e explique que Deus enviou Jesus para saciar a sede espiritual do homem.
b) Leia Ap 22:17 e enfatize o convite do Senhor: aquele que tem sede venha e beba de graça da água da vida!
c) Sugiro que aqui você utilize uma ilustração para fazer um apelo aos seus discípulos. Pegue uma jarra com água limpa. Um copo sujo e um copo limpo. O copo sujo ilustra o ser humano contaminado pelo pecado. O copo limpo, a vida perdoada e purificada pelo Senhor. A jarra, o Senhor que promete nos saciar e nos encher. Você pode estender a ilustração, mostrando que você que recebe a água faz com que outros a recebam e recebe ainda mais do Senhor... (use da criatividade que o Espírito lhe dá!).

Conclusão: Graças a Deus pela água da vida que inundou nossas vidas. Em Jesus temos um manancial de águas onde podemos nos abastecer! Aleluia! (Você poderá inovar neste estudo trazendo uma garrafa de água potável que distribuirá aos presentes como uma confirmação de que cada um já matou sua sede em Jesus).
Termine com Oração, louvor e ofertório.
Não esqueça de preencher o envelope relatório e encaminhá-lo o quanto antes à Igreja.

Pastor Paulo Petrizi

Nenhum comentário: