quarta-feira, 28 de março de 2012

Relíquia judaica é encontrada na Bahia

O objeto seria usado para banhos sagrados e pode ser a prova mais antiga da prática judaica em toda América Portuguesa

O objeto, chamado mikvé, é uma espécie de sinagoga para os judeus ortodoxos / RAUL GOLINELLI / AE

Da Redação noticias@band.com.br

Veja também
Merah lamentou não ter matado mais crianças
Judeus usam símbolo do Holocausto em protesto
Nazista húngaro de 97 anos é absolvido

Cinco pesquisadores encontraram um artefato que pode ser a prova mais antiga da prática do judaísmo em toda a América Portuguesa. A descoberta foi feita no Hotel Vila Bahia, no Pelourinho.

O objeto, chamado mikvé, é uma espécie de sinagoga para os judeus ortodoxos, onde eram feitos banhos sagrados. Esta mikvé teria pertencido a um cristão-novo, como eram conhecidos os judeus que, por decreto do rei de Portugal D. Manuel I, em 1497 foram convertidos à força em católicos.

A construção foi encontrada em um casarão antigo do centro histórico da Bahia, bem perto da Igreja de São Francisco e provavelmente foi construída durante o auge da Inquisição Católica na Bahia. Isso significa que foi feita durante um período de perseguição aos judeus.

A instalação foi encontrada em 2006 pelo atual proprietário do casarão, que primeiramente acreditou se tratar de um simples “banho português”. Depois, desconfiou ser algo mais importante, fez uma restauração e, em uma visita ao casarão, um judeu ortodoxo o avisou que aquilo poderia ser um mikvé.

Nenhum comentário: