quinta-feira, 29 de março de 2012

OS CEIFEIROS DA ÚLTIMA HORA

I João 2.18b; Apc 14.15b

Introdução: Será que realmente estamos ouvindo o clamor da humanidade por alívio dos seus sofrimentos? Ou será que estamos mais preocupados com os compromissos pessoais que nos oferecem maior conforto e, porque não dizer, até uma segurança maior para o nosso futuro?


Como “obreiros da última hora” fomos chamados para enfrentar as dificuldades dos dias atuais, a pós-modernidade que gera tantos conflitos de gerações Precisamos assumir a grande responsabilidade e enfrentarmos esses conflitos de cabeça levantada, como bons soldados de Jesus Cristo.

Deus elaborou o seu projeto de transformação para este mundo, já providenciou a salvação com a vinda do seu filho Jesus para morrer pela humanidade, e nos escolheu para nesta ultima hora (“Filhinhos é já a última hora” I Jo 2.18b) sermos os evangelizadores em busca desta grande ceifa.



PRINCÍPIO DE SEMEADURA E CEIFA.


Semeadura e Ceifa

Natural – Gn 8.22, “Enquanto a terra durar ...”.

Espiritual – Gl 6.7,8, “Não vos enganeis.... tudo o que o homem semear, isso também ceifará.....”.


Leis que regem a Semeadura e Ceifa


Só colhemos o que plantamos.

A produção da colheita é na proporção que plantamos – II Co 9.6 “... o que semeia pouco, pouco também ceifará”.

Existe o tempo entre o semear e o momento próprio da ceifa – Mc 4.26-29, “... a um homem que lança a semente sobre a terra... logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”. (NVI)



Há fases entre a plantação e a colheita – I Co 3.6 (NVI)

Eu plantei,

Apolo regou;

Mas Deus é quem fez crescer.

Lembre-se que alguém plantou, outrem regou, DEUS deu o crescimento e o Dono da vinha escolheu VOCÊ para ser o “CEIFEIRO DA ÚLTIMA HORA”.


DEUS É QUEM CHAMA OS CEIFEIROS


A Chamada para o Ministério – Cada pessoa foi chamado por Deus com um projeto especifico, idealizado por aquele que o chamou. Crendo nesta realidade, devemos estar no lugar certo para termos uma vida bem sucedida, devo ter a convicção que sou a pessoa certa e que estou no lugar determinado por Deus.

Felipe – “... quis Jesus ir a Galiléia, e achou a Felipe e disse-lhe: Segue-me” (Jo 1.43), este é o homem certo, escolhido pelo Dono da seara.


Chamado e Enviado para Ceifa

Felipe - depois teve que obedecer a um chamado e ir uma estrada que estava deserta e lá ele era a pessoa certa no lugar certo! (At 8.26-39).


As dificuldades no Campo Semeado para uma grande Ceifa

Tipos de Terrenos Impróprios:

A beira do caminho – Mt 13.3, 19 – “Ouvindo alguém a palavra e não entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração...”. Quantas pessoas ouvem a palavra e não entendem porque falta uma “pessoa” que realmente ensine o poder do evangelho.; Essa foi a verdadeira razão que impedia o eunuco de Candace a entender a mensagem que lia (“Como poderei entender se alguém me não ensinar”, At 8.31).

Terreno Pedregoso – Mt 13.5, 20, 21 – “Ouve a Palavra, e logo recebe com alegria. Não tem raiz em si mesmo... quando surge a tribulação ou perseguição, logo abandona”.

Espinheiro – Mt 13.7,22 – “Caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas o sufocaram...”.


Tipos de Sementes:

Semente má em boa terra – Produz joio no meio do Trigo.

Semente Boa em Boa terra – Mt 13.8, 23 – “Caiu em boa terra, deu boa colheita”. Produziu em abundância porque a terra e a semente eram boas. O ceifeiro de Deus é um “revolucionário”, é um homem que atrai a benção de Deus para que as pessoas sejam abençoadas por ele. Sabemos que os homens que marcaram as suas épocas, e revolucionaram os lugares por onde passaram, ficaram marcados pelo que representavam para Deus e não pelos seus próprios nomes (obras):

Quando se ouve falar do “amigo de Deus”, logo é lembrado o nome de Abraão;

Um “Homem segundo o coração de Deus”, já se sabe que é o grande Rei Davi;

Alguém que “Andou com Deus e foi transladado”, rapidamente Enoque é lembrado;

Ao ouvirmos alguém falar sobre o “Discípulo amado” ou do “Apostolo do gentios”, certamente serão lembrados os apóstolos João e Paulo, respectivamente;

Como estamos sendo lembrados? O que estamos extraindo, em nossa comunhão com Deus, para sermos um referencial no trabalho que estamos realizando?


O Ceifeiro é um Mensageiro de Deus

Estamos vivendo em tempos de grandes dificuldades, pois muitas igrejas evangélicas, em busca de um “crescimento” superficial estão perdendo a espiritualidade e os dons do Espírito deixaram de ser atuantes em conseqüência vivem de “festas” e “Shows”, e os “Ceifeiros de Deus da última hora” estão se tornando mensageiros sem mensagem



Tipos de Mensageiros

Aimaaz – II Sm 18.22 – “... não tens mensagem conveniente?”. Quantos mensageiros são como Aimaaz, apenas querem ir, sem saber o verdadeiro valor da mensagem. Estes são mensageiros:

Voluntários – (v. 19) – “Deixa-me correr, e anunciarei ao rei...”;

Desobedientes – (v. 19) – “Deixa-me correr”, (v. 22) “Seja o que for, deixa-me também correr...”, (v. 23) “Seja o que for, correrei”;

Sem ética – (v. 23) – pois correm por fora;

Covardes – (v. 28, 29) – Não tem coragem de entregar a verdadeira mensagem;

Mentirosos – (v. 29) – “Vai bem... Absalão? E... Joabe mandou o servo do rei, e a mim... porém, não sei o que era”;

Esses são sempre colocados de lado – (v. 30).


Cusi (Cuxita)– II Sm 18.21 – “Vai tu, e dize ao rei o que viste…”. Esse mensageiro não tem seu nome mencionado. Sabe-se que era um homem da Etiópia, provavelmente um escravo a serviço de Joabe. As suas qualidades foram demonstradas em sua vontade se servir.

A pessoa certa para o serviço (lugar) certo

Vocacionado para ser mensageiro

Mensageiro comprometido com a verdade

Conclusão: O tempo final de todas as coisas está próximo e precisamos fazer o trabalho que

nos foi confiado com sinceridade e coragem, pois certamente prestaremos conta ao Dono da Seara. Amado Ceifeiro, que você venha ser um verdadeiro mensageiro de Deus, que maneje bem a palavra da verdade, e também verdadeiro guardião da moral e dos bons costumes.

Pr Arquimedes Gomes

Nenhum comentário: