terça-feira, 20 de março de 2012

Forte terremoto atinge México

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa oeste do México, na tarde desta terça (20), a cerca de 186 km de Acapulco. A informação é do Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 17,5 km de profundidade e a uma distância de 25 km da cidade de Ometepec, no Estado de Guerrero.
Mexicanos saem correndo para as ruas da Cidade do México por segurança, após um terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o país nesta terça-feira (20) Yuri Cortez/AFP
O presidente mexicano, Felipe Calderón, informou em sua página no Twitter que a força do terremoto, contudo, não criou danos mais sérios ao país. Também em sua conta no microblog, o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, declarou não ter verificado maiores danos à capital durante um sobrevoo de helicóptero após o terremoto.

Testemunhas relataram às agências de notícias internacionais que o tremor balançou edifícios na Cidade do México. Segundo a rede de TV americana CNN, há informações de alguns hoteis em Acapulco que não teriam sofrido danos.

SENTIU O TREMOR? MANDE PARA O UOL

Quem testemunhou ou tremor ou entrou em contato com pessoas que estão no México, podem enviar sua foto ou relato para o e-mail vocemanda@uol.com.br ou pelo Twitter de @UOLNoticias com a hashtag #mexico

Já em Sán Lázaro, segundo o período "El Universal", o tremor pegou de surpresa deputados que começariam uma sessão ordinária. Lá, o alarme antissísmico soou 50 segundos antes do terremoto, o que permitiu a saída deles a tempo.

Anteriormente, um terremoto de magnitude preliminar de 6,5, segundo o Instituto Sismológico mexicano, havia durado pelo menos cinco minutos. Isso fez com que milhares de pessoas tivessem de evacuar edifícios e moradias.

Pânico nas ruas
O tremor provocou pânico e correria nas ruas da capital. A rede de telefonia ficou muda e se tornou caótico o trânsito de veículos momentos após o sismo. Além disso, algumas construções mais antigas sofreram danos nos bairros mais velhos da Cidade do México.

Japão
Apesar de alta, a intensidade do terremoto de hoje ainda é muito menor que a do terremoto de 2011 no Japão, de 8,9 pontos. No território japonês, o abalo provocou um tsunami e gerou uma onda de devastação no país.

(Com informações da Reuters e da AFP)

Nenhum comentário: