terça-feira, 6 de março de 2012

“O VERDADEIRO PODER QUE LIBERTA”

Atos 12:1-24

DINÂMICA SUGERIDA:

Usando uma fruta ou vegetal, descreva sua vida nessa semana (ameixa seca, banana amassada, abacaxi, pêssego doce, pepino azedo, laranja sem caldo, limão azedo etc).

Introdução:

=> A Palavra de Deus nos relata em Atos capitulo doze, a perseguição que assolou a igreja nos dias dos apóstolos, onde alguns foram presos, outros mortos, simplesmente por serem seguidores do Senhor Jesus, mesmo os que morreram receberam o prêmio da incorruptível glória celestial, este é o caso de Tiago.

=> Nessa perseguição, o poder libertador de Deus se manifestou maravilhosamente e confirmou o ensino de Paulo de que temos o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele (Fp 1:29).

I - TIAGO FOI LIBERTADO PARA A GLÓRIA (12:1-2)

=> Ele teve a mesma atitude de Cristo e glorificou a Deus sendo obediente até à morte. Por isso, foi glorificado por Deus (Filipenses 2:5-11).

=> De acordo com Paulo, deixar esta vida e estar com Cristo é muito melhor (Filipenses 1:23).

=> Esse apóstolo só queria continuar com os irmãos "para ajudá-los a progredirem e a terem a alegria que vem da fé" (Filipenses 1:25).

=> A principal lição que fica é a de que a semeadura é feita com suor, lágrimas e sangue.

=> Como Justino, "o sangue dos mártires é a sementeira do evangelho".

=> Estamos dispostos a pagar o preço, com nossas próprias vidas? Aleluia!

II - PEDRO FOI COLOCADO LIVRE DA PRISÃO PARA DAR CONTINUIDADE A OBRA DE EVANGELIZAÇÃO INICIADA POR JESUS

=> Pedro cochilava no piso gelado do cárcere, enquanto "a igreja estava reunida orando por ele" (12:5).

=> Essa oração no Espírito, unida, fervorosa, definida e perseverante moveu o coração do Senhor para libertar Pedro da prisão e frustrar as expectativas satânicas sobre as vidas de Herodes e dos judeus.

=> Os cristãos não se mobilizaram para o uso da força nem para lançar mão de expedientes políticos, mas confiaram a causa a Deus em oração e foram vitoriosos.

=> O sistema, representado por Herodes, tem hoje muitas formas para acorrentar os cristãos na tentativa de deter o avanço do Reino de Deus.

=> Façamos uso da poderosa arma da oração para que essas correntes sejam despedaçadas e continuemos firmes servindo ao Senhor com alegria.

III - PELO PODER DO SENHOR O POVO FOI LIBERTADO DA TIRANIA DE HERODES (Atos 12:20-23)

=> Mesmo com todo o poder do Império Romano na pessoa do Rei Herodes, Deus se fez presente e o grande poder do Nosso Deus envergonhou o poder dos homens trazendo uma humilhante morte ao incrédulo e opressor rei Herodes.

=> Este fato fez com que o coração do povo se despertasse para conhecer a Jesus de tal maneira que "a palavra do Senhor crescia e se multiplicava" (Atos 12:24).

=> Deus é o único rei soberano e nenhum dos seus planos pode ser frustrado (Jó 42:2). Ele continua destronando os poderosos e elevando os humildes, os pequenos.

Conclusão:

=> Quando somos fiéis o Senhor age em nosso favor, fazendo o que está além da nossa capacidade humana; nos fortalecendo, livrando-nos do mal e nos entregando a vitória, por mais difícil que pareça ser, por isso precisamos ser diligentes e obedientes a ordem principal que ele nos deu: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).


FONTE: http://www.ministeriofama.org

Nenhum comentário: