segunda-feira, 19 de abril de 2010

SUCESSO NA MISSÃO (esboço)

Esdras 8.21-31

Propósito Geral: Exortativo.

Tema Específico: A confiança em Deus é a nossa vitória.

Idéia Central do Sermão:

QUEM DE FATO CONFIA EM DEUS
TERÁ SUCESSO NA SUA MISSÃO

Esdras tinha uma missão: conduzir cerca de 4.000 homens (fora mulheres, crianças e idosos) de volta a Jerusalém numa viagem muito perigosa, pois, eles estavam levando os utensílios do templo de Salomão, ouro, prata e outros bens e não estavam armados nem preparados para se defender, caso fossem assaltados por uma das gigantescas quadrilhas que agiam na rota das caravanas.

Mas, Esdras, de fato, confiava em Deus e podemos ver isso em três MOMENTOS:

1. QUANDO TESTEMUNHOU PERANTE O REI
"A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam" - vs 22b.
Ele confiou em Deus e não teve medo do rei. Testemunhou sobre a bondade de Deus, mas, testemunhou, também, sobre o juízo divino. Quem, de fato, confia em Deus FALA DE JESUS a todos, não importa se é a um bêbado na esquina, ao seu chefe ou às maiores autoridades.
O testemunho é uma das mais poderosas ferramentas que Deus usa para converter e restaurar vidas. Fomos chamados por Jesus para sermos suas testemunhas. Se você confia em Deus, testemunhe de Jesus!

2. QUANDO MANTEVE A COERÊNCIA DO SEU TESTEMUNHO
"Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é..." - 22a.
A lógica de Esdras era simples: Se eu disse ao rei que a mão de Deus é sobre a minha vida e do meu povo, agora não tem como pedir ao rei escolta de soldados. Ele vai rir da minha cara. Prefiro correr o risco de um assalto violento do que entrar em contradição.
Quem, de fato, confia em Deus, mantém a coerência do seu testemunho, mesmo que corra riscos. Se fala uma coisa, procura viver o que fala, custe o que custar.
Quantos líderes falam uma coisa e praticam outra, não é mesmo? Por que será que fazem isso? Porque não confiam em Deus. Se você confia em Deus, mantenha a coerência do seu testemunho.

3. QUANDO TEVE CORAGEM PARA DAR UMA PARADA
"Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para todos os nossos bens" - vs 21.
Esdras tinha certeza da presença de Deus em sua vida, mas, e quanto ao seu povo? Ele precisava também ter esta certeza; por isso mandou a caravana ficar parada às margens do rio, proclamou um jejum para que o povo se humilhasse e orasse. Não daria mais um único passo sem essa certeza.
Quantas coisas que estão afundando poderiam ser restauradas se as pessoas tivessem a coragem de parar a "caravana de suas vidas" para jejuar, se humilhar e buscar a presença de Deus, não é mesmo?
O ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir, mas, que poderá fazer o ladrão se Deus estiver em nosso casamento, família, empresa, emprego, carreira? Se você confia em Deus, não dê um passo em sua vida sem antes jejuar para se humilhar e buscar a presença de Deus.

CONCLUSÃO:
Ao testemunhar perante o rei, manter sua coerência e ter coragem para dar uma parada para se humilhar perante Deus, Esdras prova que, de fato, era um homem que confiava em Deus.

DEUS SEJA LOUVADO!


Este esboço foi concebido na Oficina de Pregação de São José dos Pinhais

Nenhum comentário: