quinta-feira, 15 de abril de 2010

CURIOSIDADES BÍBLICAS


Uma das maneiras de conhecermos melhor à Deus é conhecer alguns dos nomes através dos quais Ele se revelou para que melhor o conhecêssemos.

John Davis disse: "Conhecer o nome de Deus é testemunhar as manifestações dos seus atributos e apreender o significado que o nome expressa.

O nome de Deus em nossos lábios deve ser estar o cheio de conhecimento que nos deliciamos ao pronunciá-lo Cantares 1:3.Quando estamos apaixonados gostamos de pronunciar o nome da pessoa amada. Ao aprendemos todo as revelações dos Nomes de Deus e pronuncia-los com conhecimento a presença de Deus invadirá o nosso ser e poderemos até mesmo sentir o Seu perfume.

A primeira frase que uma criança judia aprende é o shemá Israel que se encontra em Deut 6:3. Elas aprendem à dizer "Shemá Israel , Hashem Elohenú, hashem Ehad" (Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um) . A primeira frase das crianças será pronunciar o Nome de Deus e esta também é a última frase dita por um judeu antes de morrer.

Davi sabia que o nome de Deus pode ser uma valiosa arma em tempo de guerra, não só o Nome de Jesus é uma arma , mas todos os nomes por Ele revelados nos dão alento força e refrigério em momentos de dificuldade. Como está escrito "Torre forte é o nome do Senhor "Prov 18:10.

Em muitos momentos de desespero bastava dobrar os joelhos e dizer "Sei que a despeito de tudo o que meus olhos estão o vendo tu és Jeová Shamá (Deus presente) e Tu estás presente comigo no meio desta tempestade , me levando para a bonança " e no mesmo momento a paz invadia o meu coração e o sentimento de abandono e solidão se afastava de mim.

Conhecer os nomes de Deus e entender com o espírito e não com a alma é um grande recurso negligenciado pela Igreja . Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecê-Lo. "Porque a Mim se apegou com amor Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo porque conhece ao meu nome"(Salmo 91:14).

É muito importante conhecermos o Nomes de Deus, pois o Senhor ensinou aos hebreus que os nomes carregam significado e portanto revelação e portanto a cada nome revelado de Deus um pouco mais conhecemos sobre Ele

Na Amplified Bible temos este mesmo versículo da seguinte forma : "Eu o colocarei num alto lugar porque conhece e entende o Meu Nome (tem um conhecimento pessoal da Minha Misericórdia, do Meu amor e bondade - confia e descansa em Mim, sabendo que nunca o abandonarei)

Só esta tradução já fala por si mesma. A coragem de Davi contra Golias foi o conhecer e entender tudo o que o Nome de Deus expressa 1 Sam 17:45. Na oração sacerdotal de Jesus Ele fala sobre a importância de conhecermos o Nome do Pai e nós depois de aprendermos devemos ensinar aos que estão chegando à família de Deus

Deus se agrada quando confessamos o Seu nome na hora do perigo. Confessarmos que confiamos em Jeová Nissi (a nossa bandeira) Aquele que vem em nossa defesa chega diante do trono de Deus como sacrifício de louvor agradável e suave. (Heb 13:15).

Quando falamos os Nomes de Deus com entendimento Ele cavalga em nossa defesa porque Ele cavalga pela causa da verdade e da justiça Sal 45:4 e o Seu Nome é verdade e justiça e desta forma poderemos falar como o salmista "o Teu Nome eu o farei celebrado de geração a geração Sal 45:17

Já vimos que o Nome de Deus é torre forte , Torre é um lugar alto , lugar onde ficam os atalaias ,lugar de vigilância. Aprendemos a conhecer a Deus desta forma quando fica mos nos palácios que é o lugar onde Deus se faz conhecer. Palácio é um lugar onde só aqueles que possuem intimidade com o Rei podem entrar , é um lugar protegido com muros e guardas Sal 48:3, 10. Este lugar é o trono de Deus e o nosso coração, é quando o Espírito de Deus se comunica com o nosso espírito.

Quando somos levados pelo Espírito de Deus ao palácio (lugar mais intimo de comunhão) nosso espírito se alimenta, nos banqueteamos e nos sentimos protegidos Cantares 2:4 e 5 . Este é o lugar onde o Senhor nos escuta , cuida de nós e nos alimenta com o seu fruto Os 14:8.

Sabemos que para usarmos o nome de uma pessoa, fazendo algo em seu nome é necessário mais do que intimidade, é necessário pertencer à mesma família ou ter uma procuração e esta procuração recebemos da forma como o Senhor no-la concedeu em Marcos 16:16,17,18

Em Seu nome, nome que está acima de todos os nomes Filp 2:9, Atos 3:6, podemos levar vida , cura , libertação. Sem falar que o Seu nome é valiosa arma de guerra, se esse for pronunciado pelos lábios daqueles que têm plena consciência da Aliança de sangue e levam uma vida de dependência, unidade e comunhão. O nome de Jesus ou a palavra nos lábios de pessoas fora da condição acima citada pode trazer morte ou vergonha 1 Sam 4:11, Atos 19:14.

Podemos dizer juntamente com o salmista "Tremendo é o Seu Nome" Salmo 111:9.

Como diz o Salmo 75:1 "Suas maravilhosas obras declaram que Seu Nome está perto e os que invocam o Seu nome relatam Suas Maravilhas"

Vamos agora ver como conhecer com o espírito o que significa alguns Nomes de Deus pode nos ajudar na nossa vida de oração.

Magen - Senhor nosso escudo (Salmo 3:3).Na hora dos ataques quando sentimos nossos inimigos disparando dardos e flechas nada mais confortador do que declarar: "tuas armas não prevalecem contra Mim , pois Aquele que é meu escudo vai adiante de Mim , Ele me envolve por completo , fico como que dentro de uma cápsula".

O escudo dos soldados romanos os envolvia do alto da cabeça à planta dos pés, mas o escudo do Senhor nos envolve por completo ( Sal 5:12) é como um campo de força que nos cerca . Se você confia no Senhor Magen ( Prov 30:5) o seu manto o envolverá. Confesse agora "Senhor Magen , Tu és meu Escudo e galardão" Gen 15:1

Palar - Senhor Libertador (Salmo 18:2). Quando nos sentirmos encurralados como o povo de Israel entre o mar e os egípcios, quando nos colocarem em covas como a de Daniel ou em prisões como Paulo e Silas devemos declarar com todas as nossas forças que Jeová Palar se levantará para nos libertar , agindo Deus quem impedirá? Estando a sua destra estendida quem a poderá deter? Is 43:13, Is 14:27

Quais são as suas cadeias ? Deus não é Palar só em relação a situações , mas Ele é Senhor Palar em relação as suas cadeias internas. você pode estar preso por amargura , timidez, ira...... "Sacode-te do pó , levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta tuas cadeias de teu pescoço ó cativa de Israel"I s 52:2.

O Senhor Palar quer hoje quebrar as suas cadeias para que você reine , saindo do pó da prisão para nos assentarmos juntamente com Cristo acima de todo poder, principado e potestade.

Talvez você já tenha a vida de Cristo no seu espírito , mas não consiga andar , crescer espiritualmente. Lázaro ressuscitou dos mortos( Jo 11) , mas se as suas ataduras nao fossem retiradas com foi ordenado por Jesus, ele não poderia andar, enxergar ou falar. Peça para o Senhor Palar tirar suas algemas e ataduras!

Existe um processo de libertação , em Deut 21: 11 a 13 encontramos este processo.Nesta passagem mostra o que fazer para que uma mulher prisioneira de guerra fosse introduzida à tribo de Israel. O mesmo processo podemos aplicar à todos os que chegam ao corpo de Cristo.

A primeira coisa a ser feita era rapar a cabeça e cortar as unhas. Quando alguém chega à Casa de Deus precisamos retirar sua antiga cobertura , o cabelo significa cobertura . Quem era a antiga cobertura destas mulheres gentias? As trevas, os demônios, este é um trabalho de quebra de vínculos com as trevas. Cortar as unhas significa retirar toda sujeira acumulada no decorrer dos anos , pedir que o sangue do cordeiro lave todos os pecados . Cortar as unhas ainda significa cortar hábitos pecaminosos tanto em atitudes como em pensamentos, em outras palavras santificação de corpo , alma e espírito.

Depois da cabeça rapada e das unhas cortadas , o vestido do seu cativeiro deveria ser rasgado e ela deveria ficar na casa da sua mãe e chorar a seu pai e sua mãe durante 30 dias.

Rasgar o vestido do cativeiro trocar conscientemente de posição. Não podemos ser príncipes e princesas na Casa do Rei com vestes de cativeiro. José antes de se apresentar diante de Faraó trocou de vestes, o mesmo aconteceu com Ester. Somos filhos do Rei e não mais precisamos usar vestes de cativeiro, quando o Rei Joaquim retirou as vestes do cárcere "passou a comer pão na presença do Rei todos os dias "Jeremias 52:33

Chorar a seu pai e sua mãe significa renunciar heranças hereditárias, chorar e pedir perdão pelas nossas gerações passadas.

Você já passou por todo este processo de libertação? Talvez você seja um príncipe com vestes de cárcere ou com sujeiras antigas. Peça ao Senhor Palar para te livrar e libertar.

Elohim - é Deus vivo, Deus Criador( Gen 2:4) (Deut 5:36), Ele não é uma está tua (Salmo 115). Elohim é plural de El que significa força , poder(Gen 1:1)Deus tem controle sobre todas as coisas e se Ele reina e tem domínio sobre todos os reinos e homens Daniel 4: 26, 35 , não há razão para o desespero. Basta uma palavra Sua e todas as coisas são revertidas para o nosso bem , pois o Senhor favorece os Seus filhos Mal 3:18

Como já dissemos Elohim indica plural , o mostra a triunidade de Deus trabalhando à nosso favor :

Deus Espírito Santo trabalhando como o doce Conselheiro , Mestre nos ensinando , adestrando , orientando. Deus Filho intercedendo dia e noite por nós, nos ensinando com o chegar mais perto do Pai, nos protegendo e acompanhando. Deus Pai trabalhando em nosso favor com amor e proteção paternal diariamente.

Não perca a revelação de Elohim , Ele tem muito a te ensinar!

Yasha - Senhor Salvador (Is 43:3). Ele nos salva não importando quão desesperadora seja a situação , a vitória é segura .Foi esta a certeza e o conforto de Sadraque , Mesaque e Abede-Nego Dan 3:11,27,28,29 e de Daniel da cova Dan 6:27,28. Eles não temeram o fogo e nem os leões porque Yasha nunca deixe de intervir em favor dos seus amados

Às vezes a salvação chega na última hora para que aprendamos a confiar e para que o Seu nome seja exaltado sobre todos os nomes.

Deus está treinando um exército nesta geração que tem muita intimidade com o impossível. Soldados que dirão diante do fogo , da espada, do temporal , dos ventos..." A salvação se cumprirá no tempo determinado, se tardar a esperarei, porque certamente virá não tardará ( Is 46:13 e Habac 2:3)

Shaphar - Juiz, Gen 18:25.Deus é Juiz para nossos inimigos, mas Pai para conosco. A Ele pertence a vingança , Ele não deixa impune aos culpados, no momento determinado pela Sua Soberania (Salm 75) Deus se levanta para pleitear a nossa causa Salmo 35:1, Sal 43:1

Muitas pessoas tentam se comportar como juizes de suas causas, Davi sempre teve consciência que toda vingança e justiça pertenciam à Deus ( 1 Sam 25:33).

Você não pode esquecer um aspecto : você é filho do juiz. Se meu pai natural fosse juiz ele teria tempo para escutar a minha causa e lutaria com todas as suas forças em meu favor se eu estivesse sendo injustiçada, meu Pai celestial age da mesma forma só que numa escala infinitamente maior.Além disso sempre que preciso de consolo o Meu Juiz tem tempo para me colocar no colo. Com meus inimigos Shaphar tem o seu martelo de justiça, mas para comigo tem seus braços amorosos sempre estendidos.

El Eliom - Deus Altíssimo (Numeros 24:16 Sal 7:17; Sal18:13). Sempre que falamos em Deus Altíssimo isto nos leva à adoração . A adoração, cura, libertação, traz unção de alegria .... A adoração nos leva para perto do trono fazendo coro com seus anjos .A raiz deste Nome provém do radical alab que significa ascender, subir, ir para cima . A doração nos leva à respirar a atmosfera do céu. Davi sempre agradou o coração de Deus porque sabia como ninguém exaltar o Seu nome ,até mesmo em momentos de tribulação, mas nas horas de extrema alegria a exaltação não era esquecida .Além dos Salmos, em 1 Cron 29:10 a 14 encontramos uma verdadeira aula de adoração. Siga os passos de Davi , suba a escada da adoração , tenho certeza que nunca mais você a abandonará

Jeová - é a combinação de YHWH mais as vogais de Adonai (meu Senhor) esta foi uma forma para poder pronunciar sem temor (pois era uma corruptela do nome) antes cada vez que apareciam as consoantes eles diziam Adonai.

Em Exodo 6:3 é a primeira vez em que Deus se revela com este nome redentivo. Depois Ele se apresentará diversas vezes como Jeová ligado a algum outro nome para se revelar aos seus filhos. Na Amplified Bible a passagem de Exodo 6:3 se encontra desta forma:

"Apareci a Abrãao , a Isaque e a Jacó, como El Shaddai; mas pelo meu nome Yaweh ( Jeová , o nome redentivo) não lhes fui conhecido ( em feitos e grandes milagres).

Para não usar Jeová , o nome sagrado de Deus os judeus quando querem se referir a este nome dizem :

Adonai que significa Senhor Hashem que significa O Nome
Hakadosh BarukHu =O Santo Bendito Seja
Ribono Shel Olam = Senhor do Universo
Deus quer se revelar à você em atos e grandes milagres, sinais e maravilhas. Estude cada uma das combinações dos nomes redentivos ( Jeová- Jiré, Jeová- Nissi....) e tire proveito desta experiência.

Kadosh - O Santo de Israel . Este nome nos faz lembrar duas coisas importantes: a primeira a nossa responsabilidade de orar e amar Israel, a segunda que somos o Israel espiritual e devemos ser santos como Ele é santo e saber distinguir entre o santo e o profano na nossa vida Jer 15: 19 e ainda nos faz lembrar da Aliança de Sangue Ele é o Santo de Israel e nós somos sua propriedade particular.

Existem muitas palavras que derivam de Kadosh e cada uma delas nos ajuda à melhor entendermos o significado de Kadosh:

Kadesh significa sagrado. Se somos santos tudo o que fazemos é sagrado, tudo que nos pertence está separado para o serviço de Deus . A sombra de Pedro era Kadesh, o lenço de Paulo era Kadesh, a vara de Moisés era Kadesh. A unção não está só dentro de nós , transpiramos unção , exalamos unção. Tome consciência sobre a santidade .

Kidush significa santificação - consagração.À cada sexta-feira os judeus consagram o kidush , que é a taça de vinho tomada no Shabat. O kidush é tomado no sexto dia da semana, a Igreja está no sexto dia precisamos nos consagrar porque próxima está a vinda do noivo para tomarmos o vinho das Bodas juntos.

Yom kadosh significa dia Santo (Shabath) . Devemos ansiar por termos dias santos na presença do Senhor, a consagração deve ser diária

Kasher significa apto , puro. Kasher são os alimentos considerados puros através das Leis de Moisés, mas a Igreja deve ter fome do alimento mais puro do mundo , o pão do céu, a palavra revelada. Todo o que se alimenta da Palavra de Deus , está se alimentando de alimento kasher e será considerado um "adam kasher"homem santo.

Kadish significa santificação é a oração recita durante 11 meses 3 vezes ao dia pelas pessoas enlutadas todos os dias . Está é uma oração de exaltação à Soberania , porque enquanto a pessoa está adorando Deus estará trabalhando nas suas emoções. Exaltar o Nome de Deus com sabedoria e reverencia nos cura e santifica .

Gostaria de abrir um parênteses para falar um pouco sobre o luto dos judeus, pois há muita sabedoria na forma como eles enfrentam a dor.

O enlutado após o enterro como uma refeição feita por amigos chamada "refeição do consolo, esta refeição deve incluir ovo. O Ovo é símbolo de condolência e também sugere continuidade da vida, renovação pelo seu formato : depois da tristeza pode vir a alegria.

As únicas palavras usadas para consolo são : Que Deus vos console com todos os enlutados de sion e Jerusalém.

Nas notas de rodapé incluirei a oração;o Kadish para que você veja quanta sabedoria há nesta oração.

Kidushin significa santidade, mas é a palavra usada para noivado. Se um judeu hoje te convidasse para o seu noivado , ele te convidaria para o seu kidushin.

Kidushin é um estado de compromisso, o noivo entrega um anel à sua noiva dizendo "que sejas consagrada para mim, por este anel conforme a lei de Moisés e de Israel"

A Igreja está num estado de kidushin com o Amado, Ele foi até o Pai preparar a nossa morada deixando em nossos corações um anel de compromisso , este anel é o Espírito Santo. Uma noiva anseia pelo dia do casamento, ela se prepara com enxoval, prepara também a sua aparência. Infelizmente muitos de nós somos noivas que não anseiam pelas bodas. Muitos com o noivas relapsas não estão comprando o seu enxoval , este enxoval é de graça "comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite"Is 55:1. A noiva precisa estar com vestes limpas sem ruga , sem mácula, adornada, alimentada com leite (Palavra) e vinho ( unção, compromisso) e com bastante óleo sobre a sua lâmpada.

Todas estas palavras derivam de Kadosh e nos ajudam à entender um pouco mais sobre a Santidade de Deus.

Maor - doador da luz ( Gen 1:16). É Ele que ilumina as nossas trevas e a Sua luz resplandecer sobre nós (Is 60:1) é Ele que faz com que a nossa justiça brilhe no meio das trevas (Is 62:1 e Is 58:8 ).

A luz do Senhor sobre nossas vidas é uma das maiores proteções sobre nós, Sua luz cega e confunde os nossos inimigos, Sua luz dissipa as trevas.

Os rabinos contam a estória de um viajante na época em que os romanos governavam Israel. Nesta época as pessoas tinham medo de viajarem desacompanhadas durante a noite porque havia muitos ladrões.Os viajantes paravam em hospedarias para passar em a noite, às vezes os ladrões eram ajudados pelos donos das hospedarias.

Um destes donos de hospedaria quando os hóspedes chegavam para passar a noite ,ele os acordava no meio da noite fingindo que ia viajar com eles. Os hóspedes achavam gentileza do hospedeiro acompanhá-los, mas tudo não passava de um plano para que fossem roubados . Certo dia Rabino Meir visitou esta hospedaria e o hospedeiro agiu da mesma forma, mas na hora em que o Rabino foi acordado o Rabino disse não poder partir porque estava esperando o seu irmão.O hospedeiro perguntou qual o nome do irmão e onde poderia ser encontrado . O rabino respondeu "Meu irmão está na Sinagoga e se chama Ki Tov.

O estaleiro achou que seria bom assaltar os dois irmãos então foi em todas as sinagogas e chamava : Ki Tov, Ki Tov! , mas ninguém respondeu. O hospedeiro voltou para casa qu ando o sol já estava aparecendo no céu, aborrecido e irritado porque o seu plano havia falhado e perguntou ao Rabino : "Onde está o seu irmão por quem esperou e sem o qual quis partir?

O Rabino respondeu : "Ele já chegou o dia amanheceu e está claro, a Bíblia diz "Vayar Elokim et haor, ki Tov ( Deus viu que a luz era boa) . A luz é meu irmão e a Palavra de Deus é luz, a Palavra de Deus é ensinada na Sinagoga , por esta razão disse que Ki Tov estava na Sinagoga. A Palavra de Deus iluminou os meus olhos e me ensinou a ser cuidadoso com pessoas como você" .

Esta história nos mostra a importância de conhecer Maor, quanto mais você mergulhar na Palavra de Deus , luz e sabedoria e conhecimento te revestirão "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor " Os 6:3

Aba - Sal 89:26 ,Rom 8:15. Ainda hoje no hebraico quando uma criança que chamar o seu pai esta é a palavra usada. Como é bom saber que podemos chamar com intimidade o nosso Pai a qualquer momento sabendo que mesmo quando adultos Ele nos carrega no colo e cuida de nós Is 46:4 Sal 4O:17, Sal 103:13.

Muitas pessoas perdem a revelação do Pai, conhecem Deus Filho, sentem intimidade com Deus Espírito Santo , mas sentem muita dificuldade no relacionamento com o Pai. Certa vez o Senhor me despertou para o fato de que eu só me dirigia à Deus Pai quando queria pedir algo em Nome de Jesus, o meu relacionamento com o Pai era muito restrito. Para que o nosso crescimento espiritual seja harmonioso e saudável precisamos conhecer a revelação de Deus Pai , Deus Filho e Deus Espírito Santo . Aprenda a olhar para o Pai não como um juiz duro, mas como um Pai tão amoroso que se preocupa com cada etapa do nosso desenvolvimento. Deleite-se nessa realidade, tenho certeza que o Deus Pai muitas vezes disse estas palavras de Oséias em seus ouvidos (vou usar na primeira pessoa para que você veja como estas palavras são para você) Os. 11:2,3e 4 " Eu te ensinei a andar ...te tomei nos meus braços mas você não atinava que Eu estava te curando, te atrai com cordas humanas e com laços de amor, .. aliviei o jugo....me inclinei para te dar de comer". Estes são os cuidados de um Pai amoroso: colocar no colo, alimentar, ensinar a andar, fazer carinho, experimente!!!

Gaal - Redentor (Jó:19:25) Foi ele que nos redimiu ,mas é bom lembrar que Ele sempre está pronto para nos redimir de qualquer cova que venhamos a cair (Sal 103:4 , Jó 36:16) nenhum problema é difícil demais para Ele.

A palavra redimir significa tirar do cativeiro , do poder alheio,indenizar, compensar, fazer esquecer, pagar. Quando o Senhor Gaal te redime da cova, ele te faz esquecer aqueles momentos te recompensando, Daniel saiu da cova para um lugar de honra, José saiu da prisão para ser o segundo homem mais importante do Egito, a lista poderia se estender infinitamente...Mas quero chamar a sua atenção;o para a vida de Jó, ele viveu o seu infortúnio por alguns meses ( alguns teólogos afirmam que foram nove meses) , mas toda aquela tristeza foi compensada por 140 anos de extrema fartura e descanso Jó 42: 12 , 16.

Se dirija agora ao Senhor Gaal e peça "Alegra-me em proporção aos dias em que fomos afligidos e pelos anos em que sofremos o mal"( versão Amplified Bible)

Eyaluth - Força (salm 22:29) Diga o fraco ; Eu sou forte , quando somos fracos é que somos fortes (Joel 3:10 e 2Cor 12:10). Nestes momentos a vida e a Força de Deus fluem melhor em nossas vidas (porque estamos totalmente dependentes ). Nunca nos esqueçamos Ele é a nossa força salmo 28:7 Salmo 68:35.

Enquanto Sansão foi prudente com a sua fonte de força , ele arrancou portões das cidades inimigas prevalecendo sobre todos os inimigos de Israel. A derrota de Sansão iniciou no momento em que desprezou a sua fonte de força ( o cabelo , no nosso caso o Espírito Santo, cabelo representa cobertura e sem cobertura perecemos , o Espírito de Deus é a nossa cobertura) .Saul achava que a fonte da sua força era o seu braço ,as suas armas, o seu exército, mas Davi sempre soube de onde vinha a sua vitória e a força para derrotar Golias ou exércitos inimigos.

Confesse diante do Senhor "não possuo a terra pela minha espada, não é meu braço que me traz a vitória, mas sim a destra e o fulgor do Seu rosto....com Teu auxílio venço os meus inimigos..."Salmo 44:4 Alguns são derrotados pela auto-suficiencia , mas outros são vencidos pela sua baixa auto estima . Se você ; se encontra neste último caso saiba que a vida de Cristo flue no seu interior e por consequencia a sua força . A sua vitória estará no equilíbrio!

El Shaddai - Gen 17:1. Deus todo Poderoso , Aquele que é mais do que suficiente. Já vimos que El significa poder e Shaddai é usado para a que amamenta. Deus todo poderoso se levanta em nossa defesa , faz caminho onde não há caminho, dispersa os nossos inimigos e tem cuidado e amor muito mais profundo do que aquelas que amamentam Os 11:2, 3 ; Ez 16 , Deut 33:12; Deut 32:10 ......

Shaddai é a abreviatura da frase "Shomer daltot Israel" que significa Guardião dos Portões de Israel. Além de guardar os muros e os portões da nação de Israel , El Shaddai cuida dos teus portões , pois você é Israel espiritual.

Deus ama as suas portas ( Salmo 87:1) , nós temos dois muros , o muro exterior que é o nosso corpo e a nossa alma e o antemuro que é o nosso espírito. Satanás tenta enfraquecer os nossos muros exteriores para tentar ter acesso ao nosso muro interior. Se deixarmos nosso muro exterior ( corpo , mente , emoções e vontade enfraquecidos ) ele ruirá Lam 2:8 e 9 satanás não terá muito trabalho para entrar. Muro rompido é mordida certa de cobra ( Ecl 10:7)

Peça a El Shaddai a restauração dos seus muros, as travas e ferrolhos das portas deste muro devem ser de material nobre, reforçados por Aquele que nos ama ( Cant 1:17,sal 147:13).Os nossos muros estão sempre diante dos olhos do Senhor , não existe proteção e nem segurança maior do que esta ( Is 49: 16)

O Nome El Shaddai , ainda nos revela que :

El = força, poder , El nos lembra a força da Destra do Senhor , destra que se levanta para nos salvar e despedaçar nossos inimigos. Destra temida pelos inimigos Ex 15:6 , Sal118:15 , mas esta mesma destra dura para com os inimigos é a destra que nos sustenta nos momentos mais difíceis da nossa vida ( Sal 139:10)

Shaddai = nos lembra a mão esquerda que fica do lado do coração, se a destra indica justiça a esquerda amor e misericórdia.Shaddai é um Pai amoroso pronto para escutar seus filhos , carregá-los no colo, um Pai atencioso que nunca tira os olhos de seus filhos (2 Cron 16:9) .

Ainda em relação a este nome gostaria de acrescentar que os judeus ortodoxos usam tefilin para fazerem suas orações ( Uma caixinha preta amarrada na cabeça e outra no braço contendo passagens da Bíblia, para melhor entender aconselho ler o estudo "A Palavra".

O nó feito na última volta do braço tem o formado da letra yud que faz parte do Nome Shaddai , este último nó no braço esquerdo fica na altura do coraçào , o que mais uma vez vem afirmar o amor de Shaddai.

Na caixa do tefilin da cabeça temos a letra shin e o nó terá a forma da letra dalet , estas duas letras pertencem ao nome Shaddai. Deus quer que o amemos com todas as nossas forças ( braço) com todo o nosso entendimento ( cabeça) e com todo o nosso coração.

El Roi - Deus que vê Gen 16:13 .Ele é Aquele que não está indiferente às nossas angústias, Ele vê as nossas lágrimas assim= como viu as de Ana, Hagar. Mesmo quando homens nos decepcionam e abandonam El Roi que nào tira seus olhos de seus filhos nos afaga e consola.

El Roi com sua Oniscencia, contempla os planos dos nossos inimigos e os frustra. Deut 11:12 Ex 14:24 2Cron 16:9, Sal 34:15 Is 49:16.

Hagar recebeu a revelação de El Roi em um momento crítico da sua vida . A segurança de Hagar estava em Abrãao , estava nos olhos protetores de Abrãao, mas agora Deus queria que ela aprendesse o cuidado dos olhos de El Roi em seu favor .

Hagar em seu desanimo e com olhos naturais não conseguia enxergar a provisão do Senhor para a sua aflição, mas El Roi tem prazer em desvendar nossos olhos naturais para nos mostrar seu carinho e provisão. Pode ser que à exemplo de Hagar você esteja chorando e perecendo tendo a sua resposta a alguns metros de distancia. El Roi vê sua aflição , El Roi abre seus olhos e alegra o seu coração.

Tsaddia - Justo ,Sal 7:9 Quão alentador é saber que o Senhor é justo! Ele é justo e fiel 1 Jo 1:9 as suas palavras e boas promessas não caem por terra Jos 23 :14. Nós por meio de Jesus somos justos e o nosso caminho é como a luz da aurora Prov 4:18

Jesus Cristo , o Leão da Tribo de Judá é o Justo ( 1 Jo 2:1), nós pertencemos à mesma família e portanto somos semelhantes , se ele é Leão e Justo nós também o somos. Não aceite espírito de acusação te convencer de que não é justo o suficiente para chegar diante do trono. A justiça não é mérito , o sangue de Jesus te justifica e nunca esqueça de que ã sua semelhança você é leão. "O justo é intrépido como o leão"não se comporte como avestruz ou como cachorro assustado tome posse do poder e autoridade concedido aos herdeiros de Deus.

Jeová Tsidkenu - Nossa Justiça Jer 23:6. vimos que Ele é justo e porque Ele é justo, Ele é a nossa justiça também. Por meio de Jesus 2 Cor 5:21 e da sua justiça temos livre acesso ao Pai. Não devemos temer nem os homens e nem as circunstâncias , pois Jeová Tsidkenu fará a nossa justiça romper Is 46:13 Ez 12:15 Sal 26:1

Jefté ( Juizes 11) poderia ter ficado amargurado pela injustiça de seus irmãos , poderia ter se tornado uma pessoa amarga, vingativa ou doente emocionalmente.Mas ao invés de tomar este rumo escolheu esperar o momento oportuno para que Jeová Tsidkenu agisse. Sempre que você escolhe este caminho , então você será exaltado no meio dos seus inimigos.

Jeová Elohim Sabaoth - Senhor Deus dos Exércitos Jer11:20 . ele é o Senhor dos Exércitos que mobiliza todos os anjos e cavalos em nosso favor Sal 103, Sal 44.

Deus nunca perdeu nenhuma batalha, estava deve ser a sua segurança, Ele te dá a vitória Ex 18:4. Aprenda uma realidade de que Deus "segundo a Sua vontade opera com o exército do céu e os moradores da terra"Daniel 3:35. Não só os anjos são mobilizados , os demônios são aniquilados e os homens são tocados.

O Senhor Deus dos Exércitos faz cessar a guerra que o inimigo move contra a sua vida Ag 2:4 1 Cron 11:9 1 cron 17:24 , Sal 24:10

Ainda deste Nome podemos conhecer Adonai Jeová Sabaoth,este nome significa O Mestre, Senhor dos Exércitos ( Salmo 69:6) .Deus não é só guerreiro Ele é o Mestre que nos ensina , Ele é o General que ensina as estratégias que treina nossos músculos, que ensina segredos bélicos. Abra seus ouvidos hoje para Adonai Jeová Sabaoth.

Ainda relacionado à guerra Deus é conhecido por outro Jeová Gilbor que significa O Senhor é Poderoso Guerreiro ( Sal 42:13. Ex 15:3) todo poder e força pertencem à Jeová Gilbor, por maior que seja o exército, por mais armas que se levantem contra nós ninguém pode prevalecer contra Jeová Gilbor . o Poderoso Guerreiro.

El Olam - Deus da Eternidade, Deus do Universo Gen 21:33. Ele é eterno e que antes Dele nenhum deus se formou e depois Dele nenhum outro haverá; Is 43:10. Ele é o mesmo ontem , hoje e eternamente, pois Ele não muda a Sua palavra não volta atrás Is 45:23.

O nosso adversário é criatura limitada , no entanto o Nosso Deus é o Deus do Universo, o Deus da Eternidade, uma criatura não é páreo para o seu Criador . Aprenda a ver o seu inimigo da ótica certa, existe muita gente que pelo medo distorce a imagem de Deus

Jeová Jiré - O Senhor que provê Gen 22:8 Ele provê tudo o que necessitamos, prove o nosso livramento 1 Cor 10:13 Ele provê fartura em tempo de fome Gen 26.

Quantos de nós podemos responder sinceramente à pergunta ; "Por acaso vos tem faltado alguma coisa?" (Deut 8:9 Sal 34:9 Luc 22:35).

Tenho muitas experiências com Jeová Jiré; não só na área financeira , mas em todas as áreas da minha vida. Ele me providenciou consolo nos momentos de tristeza, paz nos momentos de turbulência, descanso no meio da batalha, segurança em tempos incertos.

Mas quando Deus quer se revelar como Jeová Jiré , Ele nos ensinará "a esperar contra a esperança crendo Naquele que chama a existência as coisas que não existem"( Rom 4:17,18)

Quando você tiver esta certeza em seu coração , seus olhos espirituais serão abertos para contemplarem a provisão enviada por Ele.

Jeová Nissi - Minha Bandeira Ex 17:15. Em momentos de perigo Ele levanta a Sua bandeira em Nossa defesa Is 59:19. Esta bandeira para os meus inimigos é terror mas para mim é a Sua cobertura de amor e refrigério (Cant 2:4 Cant 6:4). No Sl 60:4 o salmista diz que o estandarte é dado aos que O temem para que diante do arco eles recebessem livramento.Ver Salmo 77

Moisés recebeu esta revelação no momento em que Israel venceu uma batalha onde a intercessão foi a arma chave. Sempre que intercedemos a bandeira de Deus se levanta para nos proteger

Existe uma frase no vale da Benção da Missão Antioquia em São Paulo. Esta frase fica em uma placa a caminho de um lugar chamado "Casa de oração". Nesta Casa de Oração há intercessão 24 horas por dia , quem sobe em direção à esta casa lê "Interceder significa invadir na fé o terreno do inimigo e plantar ali a bandeira vitoriosa da cruz"

Jeová Shalom - O Senhor é Paz Juiz 6:24. Ele é a nossa paz , o nosso refrigério, o nosso orvalho Os 14:5 . A Sua paz excede todo o entendimento , pois os que Nele confiam têm paz no meio do temporal , na prisão,...Is 26:3 , 2 Tes 3:16 temos paz em todo tempo. Paz inclusive para obedecer ordens que estão muito além dos nossos limites como foi o caso de Gideão.

Paulo em meio a um temporal terrível à caminho de Roma ( Atos 27) conseguiu ter paz suficiente para ministrar outras vidas em meio os ventos violentos.

Você só consegue ter este tipo de paz e calma quando você tem consciência de que Deus está no controle do barco. José no cárcere teve paz suficiente para ministrar o copeiro e o padeiro. Se você não experimentar a paz de Jeová Shalom o Senhor te dirá "se te mostras fraco ( inquieto, desesperado, desanimado) no dia da angústia , a tua força é pequena "Prov 24:10

A nossa força é pequena, mas o Senhor está querendo dizer que você está tão agitado que não está permitindo que a força e a paz do Senhor operem em sua vida.

Jeová- Kainna - O Senhor Zeloso ( Ex 20:5, Ex 34:14). Deus tem zelo por sua vida , quando algo nos é precioso guardamos no lugar mais seguro . Para Jeová Kainna som os preciosos , somos a menina dos seus olhos, tesouro particular é por esta razão que Ele nos guarda debaixo das Suas Asas.

O Espírito Santo tem intenso ciúme , intenso zelo por nossas vidas, ( Tiago 4:4 e 5) quando fazemos amizade , aliança com o mundo o Espírito geme de dor dentro dos nossos espíritos. Nossos ouvidos foram feitos para ouvirem tão somente a doce voz do Espírito, infelizmente o ruído ensurdecedor do mundo está criando uma geração de surdos e cegos espirituais

O que um marido diria se sua esposa passasse mais tempo ao telefone do que conversando com ele,mais tempo na casa da vizinha do que ao seu lado? Com Jeová Kainna acontece a mesma coisa , as vezes falamos mais com nossos irmãos do que com o Senhor, passamos mais tempo na companhia de pessoas do que à sua porta ( Sal 84:10) Jeová Kainna está chamando adoradores como Maria que abandonou os seus afazeres para dar prioridade ao Amado da sua alma , infelizmente as igrejas estão cheias de Martas agitadas. ( Lucas 10: 38 a 42)

Jeová Shamma - Deus presente Ez 48:35 Deus presente para nos alegrar , nos confortar e para termos a certeza de que nunca seremos abalados Sal 46 :1,2,4,5,7 ou abandonados.

Há momentos em nossas vidas que parece que todos nos abandonaram, mas ao dobrarmos os joelhos logo sentiremos a doce presença de Jeová Shamma. Jesus se sentiu muito só no Jardim do Getsemani, abandonado por seus discípulos, perseguido por homens e trevas, mas logo a doce presença de Jeová Shamma se fez presente naquele local , no lugar da solidão recebeu a companhia e o conforto de anjos.

Um dia ao buscar meu filho na saída do colégio, ele não me viu porque eu estava em um telefone bem ao seu lado , mas fora do seu campo visual. Ao me procurar e não me encontrar ele começou a chorar, corri ao seu encontro para que me visse e logo o seu pranto foi substituído por um sorriso. Quantas vezes achamos que Deus nos abandonou por não estar próximo ao nosso campo visual, mas Ele nunca se distancia , Jeová Shamma sempre está a alguns passos de distancia com seus olhos de amor sobre nós. Ao ver suas lágrimas corre para te segurar e afagar em seu colo

Ainda dentro desta revelação temos outro nome :

Emanuel - que significa Deus conosco ( Is 7:14, Mat 1:23)

Jeová Shamma é Emanuel, a doce presença que nos inunda de amor e proteção. Emanuel passou todas as angustias dores e tristezas como homem e pode entender cada uma das suas lágrimas ( Heb 2:18,Heb 5: 6,7,8)

Emanuel abandonou a sua glória não só para te salvar , mas para te entender melhor, conheça hoje= a presnça constante de Emanuel em sua vida

Jeová Rohi - Senhor meu Pastor Sal 23:1 Jo 10. Como é bom saber que o Senhor é o nosso Pastor que nos guia pelo caminho certo , nos defende do inimigo com Sua vara, nos aproxima com Seu cajado para nos acariciar e também quando necessário para nos disciplinar. É aquele que não nos deixa desidratados , pois nos leva as águas de descanso, não nos deixa com insolação , pois é a nossa Sombra ,não nos deixa com desnutrição porque comemos dos seus pastos verdejantes(Salmo 23).

Ele nos apascenta , nos cura, nos faz repousar (Ez = 34:15,16), para melhor conhecer Jeová Rohi recomendo ler a apostila "Conhecendo o Bom Pastor"

Jeová Rapha - O Senhor que sara Ex 15:26.

Ele não só sara as nossas enfermidades físicas como também sara as feridas do nosso coração Sal 147:3, Is 61:1 e 2 . Com o óleo de Gileade Ele nos cura do alto da cabeça à planta dos pés.

Jeová Rapha nos leva até Mara ( Ex 15: 23) para curar a nossa amargura com a Sua Palavra ( a arvore)

A primeira etapa de cura foi física ( Ex 15: 26) depois veio a cura da amargura. Depois desta cura física e emocional Jeová Rapha nos conduz para um equilibrio espiritual , em Elim ( Ex 15:27) lugar de refrigério e equilíbrio, crescimento e frutificação

Em Elim havia 12 fontes elas eram a razão do crescimento das 70 palmeiras, a água que simboliza a Palavra de Deus é a razão do nosso crescimento.

As 70 palmeiras simbolizam a nossa maturidade para o serviço ( Lucas 10:1 e Ex 24:1) e a nossa frutificação.

Nós somos comparados como Palmeiras ( Sal 92: 12) devido à sua altura ( a palmeira das escrituras é a tamareira e esta chega a ter 15 a 30 metros, O Senhor quer que sejamos gigantes espirituais) e ao seu porte real e majestoso ( Can 7:7)

Com a tamareira faz-se vinho à partir dos frutos e da seiva . Quando permitimos que Jeová Rapha nos cure a seiva de Cristo correrá em nossas vidas , então poderemos produzir frutos abundantes do Espírito Santo porque está é a Aliança do Senhor conosco ( Jo 15:5 e 8).

Permita que Jeová Rapha trabalhe em sua vida para que você se torne uma palmeira com porte real que não se dobra diante das tempestades de vento, que não se importa com a seca , pois as suas raízes estarão junto às águas. Uma palmeira que serve de sombra para os aflitos e cansados , que serve seus frutos para os que desfalecem, uma palmeira totalmente sadia nas mãos do Senhor.

Ha El - Sl 77:13 Deus fez um plano para Você antes mesmo que nascesse Sl 139:16 , e continua a efetuá-lo . Antes mesmo que você viesse a enfrentar uma situação difícil , Ele já tem o seu livramento. A provisão para Abrãao era o cordeiro, mas o cordeiro já estava lá amarrado antes mesmo que Abraão tivesse chegado ao monte. Quando cremos no livramento nossos olhos espirituais se abrem para ver a provisão. Como Ha El , Ele determinou quando ainda éramos matéria informe que o livramento para todos os seus momentos de dificuldade e como Jeová Jiré , Ele faz com que este livramento ou provisão chegue até as suas mãos.

Yeshua (salvação) / Yeshua HaMashiah (Jesus O Enviado)

O DEUS DA SALVAÇÃO ENVIADO !

Jesus Cristo é a nossa salvação. A palavra salvação significa Salvamento, segurança, perdão , proteção, saúde , prosperidade, preservação, livramento, justiça , vitória e paz. Jesus veio para que você tivesse salvação completa , Ele se preocupa com os mínimos detalhes da sua vida.

Deleite-se ao pronunciar o nome de Jesus Cristo, neste nome há poder , neste nome há autoridade. O Nome de Jesus é "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte ,Pai da Eternidade, Príncipe da Paz"( Is 9:6). Regozije-se com esta revelação!

Jeová Eloai ( O Senhor meu Deus) Jos 7: 7-8

El Eloe Israel ( O Deus Pessoal de Israel) Gen 33:18-20

Jeová Elohenu ( O Senhor Nosso Deus) Deut 2 : 33,36

Gostaria de finalizar com estes três nomes , pois eles trazem em comum um tom pessoal , uma revelação individual. De nada adianta esta lista de nomes se você não experimentá-los a nível pessoal. Abaixo uma experiencia com estas revelações, os tesouros de Deus são inesgotáveis se você se dispuser , se abrir ao Espírito Santo , Ele te conduzirá por caminhos maravilhosos, a uma nova dimensão , a um novo nível espiritual Salmo 23

Absorva Os Nomes Redentivos de Deus:

Senhor , Tu és o meu Pastor (Jeová Rohi), nada me faltará (porque Tu és , meu Jeová Jiré, minha provisão em tudo).

Tu me fazes repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso ( pois és Jeová Shalom , a minha paz)

Refrigeras , restauras minha alma (Meu Jeová Rapha)

Guia-me pelas veredas da justiça (meu Jeová Tsidkenu) por amor do Teu Nome

Ainda que eu ande pelo Vale da Sombra da Morte, não temerei mal nenhum( Jeová Sabaoth, me defenderá), porque Tu estás comigo ( meu Jeová Shamma sempre presente): a tua vara e o Teu cajado me consolam.

Prepara-me uma mesa na presença dos meus inimigos (Jeová Nissi , minha bandeira e vitória ) unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Bondade e Misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na Tua Casa para todo o sempre. Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis sans ordonnance
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquistare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ precio cialis