domingo, 18 de abril de 2010

TIPOS DE ORAÇÃO




Texto Bíblico: Tiago 5:13-18 – ore em todas as circunstâncias.


- A oração verdadeira é o segredo da vitória em todas as áreas de nossa vida, é a mais poderosa arma contra os poderes das trevas, é a chave que abre os tesouros do céu para o homem.

- Cada esforço no Reino de Deus só terá sucesso se for gerado e sustentado pela oração. Em razão disso, queremos ser uma igreja que seja forte na oração, para que seja possível cumprir o encargo de Deus que é gerar muitas vidas para o Senhor.

- Veremos hoje que existem alguns tipos de oração que devemos praticar com seriedade para que nos seja possível prosperar.

- Existem tres classes de orações: orações que possuem Deus como centro, outras em que nós estamos no centro e ainda aquelas em que outra pessoa está no centro.

- Dentro de cada um desses níveis há tipos de oração.

- Hoje nosso estudo é sobre o tipo de oração em que Deus é o centro das nossas orações. Deus como centro das nossas orações – Há orações que são dirigidas a Deus, visando o próprio Deus, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito.

- Nessas orações o que buscamos é apresentar a Deus nossa gratidão, nosso louvor e adoração. Então, dentro desse nível existem tres tipos de oração:

1. AÇÕES DE GRAÇA – Salmos 100:4.

- A gratidão é uma das virtudes que embelezam o caráter cristão e expressam um coração caloroso e cheio de amor e das palavras de Deus.

- O apóstolo Paulo faz uma recomendação em Col. 3:16. “louvem a Deus, com gratidão no coração”.

- Esse tipo de oração expressa nossa gratidão a Deus pelas bênçãos que ele tem derramado sobre nós.

- Todas as orações devem ser acompanhadas de ações de graça – Filip. 4:6. Tambem leia Col. 4:2.É

- a vontade de Deus que seus filhos sempre dêem graças por tudo que recebem dEle. 1 Ts.5:16-18.

- O apóstolo Paulo nos ensina que nosso propósito em ganhar vidas para Jesus é para que haja uma multidão cada vez maior de pessoas que sejam gratas a Deus.

- Isso é o que entendemos lendo 2 Cor. 4:13-15.Nossa gratidão afasta um demônio terrível – o Exterminador, que age com legalidade quando encontra filhos de Deus murmurando e insatisfeitos com aquilo que Deus lhes dá.

- Pessoas insatisfeitas e ingratas estão sempre mudando de trabalho, de casa, de amizades, de igreja, de liderança, de cônjuge, etc.

- Tudo porque estão deixando de manifestar gratidão pela maneira como Deus conduz suas vidas – sempre acham que é pouco e querem mais.

- Devemos agradecer pelo alimento, trabalho, casamento, filhos, igreja, pelos lideres, pela célula, pela casa que moramos, etc.

2. LOUVOR – É a oração que expressa o que Deus faz em todas as áreas da vida na terra.

- É a que reconhece que tudo que acontece tem a participação de Deus e nada acontece sem que Ele saiba e permita. Essa oração louva, ou elogia a Deus pelos seus feitos poderosos.

- O louvor deve ser uma atitude constante em nossa vida. Veja o que aconteceu quando Salomão inaugurou o Templo - Leia 2 Cron.5:6-14.

- O louvor é arma contra o inimigo.

- Quando o rei Josafá teve que lutar com um exércio enorme, bem maior que o seu, sua vitória aconteceu porque ele decidiu louvar a Deus – Veja essa história lendo em 2 Cron. 20:18-25.

3. ADORAÇÃO – é o tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é.

- É a que reconhece o que Deus é – um ser bondoso, amoroso, perdoador, um grande paizão.

- Podemos aprender como era a adoração na Bíblia observando como os adoradores se comportavam diante de Deus.

- Encontramos uma espécie de roteiro de como proceder na adoração lendo 1 Cron. 29:20-22. – eles louvaram ao Senhor, inclinaram as cabeças, adoraram, sacrificaram ao Senhor, ofereceram holocausto, comeram e beberam perante o Senhor, fizeram isso com grande regozijo.

- Adoração é uma resposta a um relacionamento. É o amor respondendo ao amor.

- Ela ocorre quando nosso espírito entra em contato com o Espírito de Deus.

CONCLUSÃO:

- Tudo na vida tem a sua maneira própria de ser feita.

- Quando fazemos do modo correto os resultados são sempre satisfatórios.

- Com a oração também é assim – quando oramos da maneira que agrada a Deus, Ele sempre nos atende e obtemos as vitórias e alegrias que tanto queremos.

- Vamos ser um povo que ora muito ao Senhor em todas as circunstâncias, com todos os tipos de oração. Amem.

Fonte: http://www.igrejavencedores.com.br/acervo_detalhes.asp?Id=312

Nenhum comentário: