quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ora pela Africa



14 ABR – Eleições no Sudão

O Sudão é o maior país da África e está em guerra civil há 46 anos.

Conhecido como uma república autoritária onde todo o poder está nas mãos do presidente Omar Hasan Ahmad al-Bashir; ele e o seu partido estão no poder desde o golpe militar de 30 de Junho de 1989. Portanto, 21 anos de disposição de poder ilimitado sobre a vida das pessoa.

Desde 2003 que a região de Darfur assiste ao extermínio da população negra, por parte da árabe; este é conhecido como o Conflito de Darfur.

Depois de muitos anos, o país passa por uma eleição confiltuosa que tem sido noticia nos principais canais de comunicação. Desde segunda-feira, quando ocorreu o primeiro dia de elição, já foram confirmados uma porção de problemas técnicos.

Apesar de estar sendo considerada um marco na história do Sudão, a votação está sendo boicotada, principalmente no norte, pela oposição, que acusa de fraude o presidente. No caso, ele não enfrenta nenhum adversário de peso nas urnas.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

Ore por paz durante os próximos dias onde serão apurados os votos;
Ore para que Deus intervenha nas fraudes;
Ore pelos cristãos moradores no Sudão; e que Deus os sustente independente dos resultados desta eleição.


O INTRO ÁFRiCA tem como objetivo mobilizar pastores, professores, líderes e vocacionados para um aperfeiçoamento quanto ao desafio da Evangelização com povos não alcançados, especificamente no Continente Africano, despertando assim a visão missionária na Igreja Latina.

Onde pode ser realizado?
O Intro África é um Seminário ministrado pela MIAF em Igrejas locais ou Seminários Teológicos. Pode ser realizado em 3 dias para a abordagem dos temas.

Temas abordados

Base Bíblica de Missões
Antropologia Missionária no contexto Africano
Povos não alcançados na África
As Culturas e Religiões Africanas
Princípios da Missão Integral na Perspectiva Africana
Os desafios da evangelização no continente Africano.
Oportunidades de ministério na África através da MIAF
Seja um mobilizador de missões e agende o Intro África em seu grupo.

MIAF BRASIL



Centenas de povos espalhados no norte da África desconhecem o sangue derramado pelo Cordeiro, por conta de crenças culturais que os exonera da graça e do perdão Divino.

Se você leu os últimos posts a respeito de povos ainda não alcançados, entenderá um pouco sobre o peso que a cultura possui na ideologia e construção da sociedade africana. E também o porque de existir tantos conflitos entre cristãos e muçulmanos.

É uma batalha diária. Entre aqueles que reconhecem e não, Deus como soberano na criação.

Além disso, existem regiões onde a dificuldade de se admitir como cristão é ainda maior que viver em guerras bélicas.

Por isso, leia e reflita sobre os povos que citamos aqui.

Eles necessitam de um milagre social e político. Necessitam de um milagre em suas vidas!

PONTOS DE ORAÇÃO:

Ore para que povos como os Mwani, Didinga, Mbororo, Ndam, entre outros; sejam levados a contemplar que Jesus já foi morto por seus pecados, e que Ele ressuscitou para que eles fossem salvos e não mais condenados.
Ore para que a cultura não os deixe cegos diante das Boas Novas.
Ore para que mesmo com a desaprovação de seu povo, eles sejam fortalecidos em Deus, e creiam na Sua palavra.
Ore pelo impossível!


10/11 ABR – ARINGA, Ouvi dizer a verdade sobre Jesus e realmente Ele é diferente

Categoria: África
I. diz: “Este ano passado, Deus colocou em nossos corações a orar para que viesse um espírito de evangelização, e para que as almas em trevas viessem para a luz”. Isso foi muito questionado quando você considera uma área muçulmana, onde os trabalhadores cristãos têm sido brutalmente espancados, baleado e martirizado.

Deus está movendo!

Um dos líderes cristãos locais desafiou os muçulmanos para dois debates públicos: cada um com cinco horas por dia, durante quatro dias com seis muçulmanos e seis cristãos.

O primeiro debate foi realizado em uma cidade com um grande mercado, com cerca de 1.000 atendidos. O segundo foi realizado em um estádio de futebol em uma cidade central, onde milhares de pessoas participaram.

Um dos temas abordados foi se Jesus é Deus, e se só mesmo o poder de Deus poderia manter ordem usando a polícia como os seus servos.

Um grupo de muçulmanos perguntou: “o quão especial Jesus é para que o Alcorão o levante muito alto e a Bíblia superior? Quem é ele?”. A resposta: “Jesus é o salvador do mundo”.

Um muçulmano comentou que odeia os cristãos e disse que os debates organizados pelos cristãos são muito perigosos para os muçulmanos, porque exporia muitos segredos do Islã.

Um candidato aspirante a uma vaga para político local disse que a organização do debate foi muito boa e mostrou que as pessoas estão se afastando da ignorância ao conhecimento verdadeiro. Outro disse: “Eu sei a verdade, mas o que eu temo é matarem os muçulmanos”.

Algumas adolescentes, entre elas uma cristã, foram ouvidas comentando a respeito de Cristo. Uma das meninas muçulmanas perguntou: “Por que vocês O chamam de Jesus quando nossos sheikes ensinaram-nos que Jesus é um muçulmano?”. Então, a menina cristã respondeu que Deus é diferente. Deus é o Salvador. Então, uma outra menina muçulmana interrompeu dizendo que ouvira falar de Jesus, e que Ele era diferente. A menina ainda decidiu-se pro Cristo e contou a seus pais que ela queria O seguir, porque Ele é realmente o verdadeiro Deus.

Obrigado pelas orações!



PONTOS DE ORAÇÃO

Louve a Deus por este relatório incentivador e ore para que as sementes lançadas enraízem profundamente no coração daqueles que ouviram a verdade. Especialmente para aqueles indivíduos mencionados no texto;
Orar pedindo forças para tomar uma posição por Cristo;
Ore para a proteção dos debatedores cristãos e suas famílias;
Ore por sabedoria ao proceder com os muçulmanos.


08/09 ABR – DAASANACH: A Igreja está crescendo, graças a Deus

Categoria: África
Embora a tradução da Bíblia continue em Ileret, não é um que trabalha diretamente com o Daasanach lá. Não há um trabalhador fixo entre as pessoas, mas um casal, B’s, continua a subir durante as férias escolares no RVA. para prosseguir com as ministrações. Eles, muitas vezes, trazem alguns dos alunos da RVA para dar-lhes um ministério e experiência de trabalho entre os Daasanach.

Por B’s:

Nossa visita ao Daasanach em abril foi agridoce. Foi amarga e comovente por causa da experiência da morte acidental de uma criança Daasanach durante o projeto de construção da casa que fomos fazer. Por favor, continuem orando pela salvação desta família!

Uma das coisas boas dessa viagem foi ver o quanto Deus tem abençoado o programa de alfabetização de adultos. Como, por exemplo, D., um de muitos dos primeiros alunos que são professores em suas casas / vilas.

K. é um cristão Daasanach que teve a formação da Bíblia e está ajudando nos trabalhos de tradução entre o Daasanach. Ele trabalhou junto com os B’s durante o seu tempo lá, ensinando e fazendo alguns seminários bíblicos entre os fiéis.

Enquanto os B’s estavam lá, os dias do ministério para a Igreja incluiu também um dia de juventude e um dia das crianças.

A igreja Daasanach está prosperando e crescendo. Louvado seja Deus!

PONTOS DE ORAÇÃO

Ore para o conforto da família Daasanach, que perdeu acidentalmente o filho no acidente, e que mesmo com essa tragédia, possam vir a conhecer Jesus Cristo;
Ore pelos B’s;
Ore pela igreja Daasanach que continua a crescer sem um pastor ou liderança da igreja, qualificado;
Ore para que a alfabetização continue, e para que a Bíblia que está sendo traduzida possa ser lida e absorvida por Daasanach no idioma de seu coração.

No ano passado, ficamos tristes quando uma equipe de TIMO que trabalhava entre os Didinga no Sudão foi forçado a sair mais cedo. A equipe foi responsabilizada pela falta de chuva e sofreram uma dramática ameaça para suas vidas.

Eles saíram após 8 meses (geralmente o programa de TIMO é realizado em dois ou mais anos). Este, teve um final precoce e triste para os componentes da equipe e para muitos outros da AIM, mesmo porque foi difícil colocar essa equipe naquele lugar. No entanto, nesta situação temos visto evidências da fidelidade de Deus.

Para os sudaneses Didinga, entre os quais a equipe teve o privilégio de semear a Boa Nova, um evangelista Didinga chamado H. deu continuidade ao trabalho e o número de pessoas que participam das reuniões passou de 25 para 200 pessoas quase que imediatamente e agora as reuniões permanecem semanalmente. Alguns converteram-se a Jesus. Mas há também mais perseguição e batalha espiritual.

Recentemente o cunhado de H. foi acusado de parar a chuva e foi morto. Um recém convertido foi esfaqueado. Esta é uma área sem infra-estrutura ou lei, mas o Senhor está alcançando pessoas ali.

Em janeiro três ex-integrantes da equipe de Timo retornou ao sul do Sudão para juntar-se com outros trabalhadores que vivem em outra área Didinga.

Eles já sabem um pouco da língua e cultura e estão ansiosos para se envolver em Ngt. Possivelmente servirão nas áreas de educação, agricultura e Histórias da Bíblia.

Motivos de Oração:

Ore por H. e pelo seu maravilhoso trabalho.
Ore pelo consolo do Senhor sobre ele, por coragem e proteção.
Ore pelo crescimento da equipe em Ngt, e que haja um verdadeiro espírito de cooperação e unidade entre os membros da equipe.
Ore para que o Senhor continue a edificar sua Igreja entre o Povo Didinga nas montanhas do Sudão.


06 ABR – GABRA: Essas músicas são boas demais para mantê-las só a nós mesmos

Categoria: África
Um antropólogo musical realizou um seminário em dezembro produzindo um profundo impacto sobre a Gabra em Kalacha. O foco era a música e duraram cinco dias.

Nesse período homens, mulheres e jovens Gabras se reuniram para estudar a palavra de Deus e o desenvolvimento na música.

Nos últimos anos, os cristãos entre os Gabra, têm usado canções que foram traduzidas e que tinham sido usados fora da cultura Gabra.

Durante o seminário, as pessoas se reuniram para aprender a desenvolver sua música a própria maneira, e a adorar a Deus celebrando-O pelo que Ele tem feito.

Em um dos encontros, um homem disse: “Nós não tivemos muito que comer ou beber por causa da seca, mas temos certeza que juntos festejamos na palavra.” Outro homem, resumiu dizendo “Eu amo esse ensinamento”!Duas semanas depois, as chuvas chegaram, em abundância.

O seminário resultou em um número de canções novas que estão sendo cantadas claramente em Gabra.

Um ancião compartilhou recentemente: “Estas canções são muito boas para manter só aqui, em Kalacha. Vamos levá-las para outros Gabra nos morros Hurri“.

As chuvas vieram e até mesmo algumas áreas alagadas. Em um dia de janeiro choveu muito; como não chovia nos últimos doze meses. Deus foi bom para o Gabra e proporcionou a umidade, tão necessária para permitir que a grama cresça e alimente os animais do pasto.

Com a equipe Timo finalizando o trabalho em Kalacha, em Abril haverá ainda um casal para prosseguir com o plano, e um outro casal para continuar no Hurri Hills. Ambos com Borana e Gabra.

Ore para que o Senhor levante Gabra a fim de levar a mensagem de Cristo mais adiante.

PONTOS DE ORAÇÃO

Ore pela equipe que está deixando TIMO Kalacha em abril, e que Deus dê a cada um deles direção para seguir;
Ore para que o casal queniano que está pensando em ficar;
Ore para que os cristãos Gabra sejam incentivados a alcançar a comunidade;
Ore para que os Gabra continuem com as músicas que eles criaram;
Que os cristãos Gabra levem estas canções novas e utilize-as como uma ferramenta para compartilhar sua fé;
Ore para que Deus os mantenha fiéis à sua vocação, os fortaleçam, e não regridam para as antigas tradições;
Ore por um movimento de pessoas para Cristo entre os Gabra.

05 ABR – MBORORO, eles têm sido orientados por grupos organizados de bandidos e rebeldes

Categoria: África
ACNUR abriu um escritório de campo no leste dos Camarões para lidar com a chegada de várias ondas sucessivas de refugiados étnicos Mbororo, fugitivos da República Centro-Africano.

No total, cerca de 25.000 refugiados chegaram a Camarões e estão espalhadas ao longo da fronteira do país com a República Centro-Africano.



Os Mbororo que fogem para os Camarões alegam ter sido alvo de grupos organizados de bandidos e rebeldes que roubam o seu gado. Muitos refugiados Mbororo também afirmam que suas esposas e filhos foram seqüestrados e tiveram que pagar resgates elevados para obtê-los de volta.

A maioria dos Mbororo tem de atravessar a fronteira a pé, carregando seus poucos pertences restantes. Um pequeno número de pessoas que conseguiram salvar alguns dos seus animais para pastar o gado continua dentro de Camarões. Mas os outros, tendo perdido tudo, se encontram numa situação extremamente precária.

De acordo com relatórios da ONU, a maioria dos refugiados espalhados no leste dos Camarões vive em condições miseráveis, e suas crianças muitas vezes sofrem de desnutrição e doenças.

As maiores necessidades são alimentos, saúde, água e saneamento. Em vez de ser transferido para um acampamento, esses refugiados serão transferidos para áreas rurais, onde eles possam ser mais autoconfiantes.

A atividade de Resistência do Senhor do Exército na República Centro-Africano está causando ainda mais problemas não apenas para os Mbororo, mas também para o pastor Jean Baptiste e sua equipe que estão tentando alcançá-los com o Evangelho. Por favor, continuem orando.

PONTOS DE ORAÇÃO

Ore para que continuem com o trabalho de alcançar os Mbororo;

Ore para que o Mbororo sejam protegidos e as suas necessidades atendidas;

Ore pela segurança do Pastor Jean Baptiste, sua equipe e por seu trabalho. Ore para que Deus use-os poderosamente para suprir as necessidades dos Mboror, tanto física como espiritual.

Olá e obrigado a todos por orarem para o povo de Moheli. Desde o início do ano há problemas em toda a ilha e, alguns pedidos para chegar até Deus. Aqui é a primeira atualização do console para 2010:

Continue orando para o funcionamento do sistema escolar. As aulas eram em sessão de três meses antes de uma greve que se estende, agora, para o segundo mês. Os estudantes estão desencorajados e entediados. Ore para que o governo cumpra com sua responsabilidade de pagar os professores e trabalhar para o bem da população.

Damos louvor pois houveram visitantes nos estudos bíblicos na cidade principal.

Ore para que estas reuniões possam dar frutos e aumentarem o conhecimento em Deus. Ore para um dos cristãos que recebem as pessoas em casa; que seja motivado e tenha sabedoria para compartilhar com sua esposa, filhos, e aqueles ao redor dele. Ele é bem conhecido e apreciado por sua integridade ética profissional.

Glórias pela oportunidade de distribuir os calendários em francês novamente este ano. Ore para que os versos e pensamentos sejam lidos e, que Deus use sua palavra para penetrar nos corações e mentes daqueles que lerem-no. Sua promessa afirma que a Sua palavra não volta vazia.

Ore por Harry e Ann; seus e-mails foram lidos por outras pessoas, incluindo informações confidenciais a respeito de um irmão mais novo recentemente batizado. Ore por sabedoria e coragem neste teste de fé. Ore especialmente para este irmão, que ele permaneça firme e não tema.

Ore para que os ouvintes curiosos pelos serviços realizados através dos trabalhadores procurem saber quais são as respostas. Para que considerem e aceitem as verdades de Jesus. Eles ouvem as músicas e formulam idéias preconcebidas que estão longe da verdade, influenciados pela televisão e filmes.

Glórias pelas oportunidades de os trabalhadores orarem com os seus grupos de mulheres! Ore para que Deus abra seus corações e reformulem suas verdades. Ore por sonhos e visões.

PONTOS DE ORAÇÃO

Ore por aqueles que estudam a Bíblia, aqueles que recebem os calendários, e os ouvintes curiosos que vão receber a Palavra com alegria e aceitar a salvação oferecida em Cristo.
Ore pelos cristãos mencionados aqui.


02 ABR – Mwani: o que devo fazer para ser bom?

Categoria: África
Caros intercessores,

Neste momento, estamos ouvindo tantas notícias emocionantes de trabalhadores entre os Mwani. Obrigada por suas fiéis orações.
Trinta anos de trabalho árduo, plantando, orando e intercedendo e agora, colhendo os seus frutos. Para esta atualização, temos relatos encorajadores a respeito da Rádio Nuru e também da equipe de trabalho em Mocimboa-da-Praia.

Radio News Nuru:
O espírito de Deus está trabalhando nos corações dos nossos ouvintes! Se eu quiser ser “movido espiritualmente”, eu preciso apenas entrar no estúdio quando Muchante está no ar, durante o segmento especial de 15 minutos: “Perguntas e Respostas para Muchante Brother”.

Quando eu o ajudo no campo de mensagens de texto, chamadas telefônicas e ouço as suas respostas no ar para as pessoas, eu só quero pular e dançar ao redor do estúdio, ou chorar lágrimas de alegria.

Fora esse momento, os outros momentos que me dão sentimentos de alegria total e satisfação, é quando somos capazes de criar novos “estudos” sobre a verdade bíblica, adaptando para os candidatos muçulmanos, usando passagens da Palavra de Deus em Kimwani e depois misturando com os conselhos práticos e a música. Tudo se reúne de forma irresistível!

É muito gratificante, e eu amo o fato de que as almas das pessoas estão deleitando-se, ouvindo e comendo o que é bom! Na verdade, a Palavra de Deus é deliciosa, e é isso que as pessoas estão descobrindo agora!

Durante toda a semana passada, fizemos um programa especial sobre Peponi (céu)! No mês anterior, fizemos um estudo especial sobre o inferno, e as pessoas não podem obter o suficiente dele.

Nós da Rádio Nuru estamos sendo bombardeados com perguntas, não apenas através do ar, mas também pessoalmente, por conhecidos e vizinhos.

“Para ser bom, o que devo fazer?” – Homem do Bairro Changane
“Eu quero saber como posso ser salvo?” – Professor da escola primária local.
“Eu quero saber como posso conhecer a Deus?” – Mwanlimu (Imam) da mesquita local.
“Eu quero enviar saudações e agradecimentos a todos que trabalha na Rádio Nuru”. – O homem da ilha de Udu.
“Peço o grande favor de pedir para as pessoas que trabalham na Rádio Nuru para vir me visitar em breve.” – Homem de Makonde aldeia.

Notícias da Equipe de Mocimboa:

Recentemente, aconteceu o primeiro batismo público de crentes mwani do nosso grupo! No grande dia 12, nós (incluindo representantes de todas as três igrejas com quem temos realizado nosso trabalho trans-cultural), seguimos empilhados em um caminhão às 5 da manhã a dez milhas fora da unidade.

Foi um belo serviço de cantar, orar e pregar o significado do batismo. O acidente ocorreu apenas quando o homem que batizava perdeu o equilíbrio e começou a ir a deslizar; É época das chuvas e do fluxo.

Mas nós estamos tão orgulhosos de Kumba e Momade por fazer essa posição de fé. Orem para que eles continuem a crescer no Senhor!

“The Hope”, o filme, está finalmente em nossas mãos! Depois de um longo processo de tradução, gravação, edição, orando, pagando e esperando: estamos satisfeitos por ter esta ferramenta ministerial. O filme começa em Gênesis e dá uma visão geral de toda a história bíblica. Tivemos o privilégio de mostrar para os 73 presos na prisão local, com quem temos ido contar as histórias da Bíblia.

Opressão espiritual tem gerado oportunidades espirituais!

Nas últimas três semanas temos visto situações únicas. Primeiro, uma senhora muçulmana de outra aldeia, apresentou-se a nossa igreja num domingo. Doente, ela tentou todos os meios tradicionais de curandeiros, amuletos, etc. Durante a semana seguinte nossa igreja colocou a cabeça para fora da aldeia e em motocicletas, transportamos seis dos nossos líderes para ir orar e ensinar na casa da senhora.

Por fim, ela aceitou a Cristo e sua família parece ser muito aberta.

Em segundo lugar, podemos lembrar da aldeia ao norte de nós, envolvendo elefantes e dores de cabeça. Mais uma vez, Satanás vinha oprimido uma jovem senhora com os demônios; a tal ponto que sua dor de estômago só lhe permitia comer doces e beber chá. Depois de receber a Cristo e publicamente queimar amuletos e encantos, esta senhora também está curada!

Em terceiro lugar, por favor, você pode orar por uma estreita amizade forjada por um dos membros da nossa equipe, Ana. O marido de sua amiga sofre um demônio que vem à noite pedindo que ele se lave consecutivamente durante sete dias com água e uma planta especial da floresta.

Ele exige vestir certas roupas coloridas e colocar as armas como facas e facão embaixo. Bem, este casal está cansado da constante opressão e pediram uma reunião com os homens da nossa equipa. Quando Ana concordou, rapidamente eles queriam saber o quanto isso custaria. É triste ver a opressão de Satanás até mesmo em finanças.

Sempre maior serviço de adoração mwani!
Numa tarde de quinta-feira recente, houve um culto de adoração, incluindo as quatro senhoras que vieram para Cristo através da amizade de Ana. E junto com as outras quatro Mwanis que estam tornando-se freqüentadores. O líder da equipe teve o privilégio de partilhar a Palavra durante este tempo.

Isso não vai acontecer todas as semanas, por motivos diversos, mas esperamos que nossos grupos aconteçam pelo menos uma vez a cada dois meses.
PONTOS DE ORAÇÃO

Enquanto você lê esta atualização, ore por cada referido. Louve a Deus porque todos eles são preciosos para Ele e necessitam de arrependimento.
Ore para que o dom do arrependimento seja dado a todos os mencionados nesta atualização.
Não tenha medo de pedir a Deus coisas impossíveis!
Peça a Deus proteção para todos os mwani crentes. O inimigo não está disposto a deixá-los sozinhos, especialmente quando tais coisas emocionantes estão se desenvolvendo.


www.miaf.org.br

Nenhum comentário: