domingo, 4 de abril de 2010

OS TRÊS ASPECTOS DO BARRO


Jr. 18:1-10 à 1Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: 2“Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”. 3Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. 4Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. 5Então o Senhor dirigiu-me a palavra: 6“Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. 7Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, 8e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado. 9E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edificado e plantado, 10e se ele fizer o que eu reprovo e não me obedecer, então me arrependerei do bem que eu pretendia fazer em favor dele.

Is. 64:8 à Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.



Introdução:

- Este texto é bastante conhecido dos leitores da palavra de Deus e certamente muito já foi pregado dele

- Não sei se alguém já viu como é uma casade oleiro, ou seja um lugar onde são feitos vasos de barro (explicar)

- Nem sempre o vaso fica bom como se que de primeira, aliás, isto raramente acontece.

- Mas existem algumas características interessantes, alguns aspectos a serem destacados acerca do barro, e Deus quer nos fazer entender isto a partir do contexto de sua Palavra



01 – O barro não tem valor em si só

Deus é o oleiro à nós somos o barro

Lembra-te de que me moldaste como o barro; e agora me farás voltar ao pó? (Jo 19:9)

a) Barro não é objeto de desejo nem de disputas;

b) Não há guerras entre nações do mundo por causa do barro;

c) Por causa do ouro, sim, petróleo sim, mas barro não é raridade, é fácil de achar.

d) O pedreiro, padeiro, arquiteto, médico, pizzaiolo, juiz, não pode agregar valor ao barro;

e) Só o oleiro pode agregar valor ao barro

f) Fazendo do barro um vaso, algo de valor;

g) Vaso de honra;

h) Vaso de destaque;

i) Paulo nos dá um exemplo interessante: Temos porém este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte", 2 Co 5.7.

j) Deus quer agregar valor em você hoje;

k) O valor que você perdeu, o valor que roubaram de você.



02 – O barro é frágil e pode ser moldado enquanto está mole

Vocês viram as coisas pelo avesso! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado pode dizer àquele que o formou: “Ele não me fez”? E o vaso poderá dizer do oleiro: “Ele nada sabe”? (Isaías 29:16)

a) Não é como ferro, metal ou bronze;

b) O barro se espatifa á toa;

c) Basta cair da mão do oleiro e pronto;

d) Deus usa de uma metáfora (Jeremias e o vaso de barro)

e) Se não reconhecermos nossa fragilidade e nos quebrarmos na presença do senhor;

f) Deus certamente nos quebrará, nos moerá;

g) Em 2CO 12:5-9 Paulo diz: Não me glorio senão na fraqueza e Deus diz: a minha graça te basta – o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (fragilidade).

h) Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. (II Co 12.10)

i) Para que sejamos usados nas mãos de Deus devemos ceder (Parábola do limoeiro e do mamoeiro)

j) Deus quer nos moldar para nos usar

k) E para moldar o vaso só é possível fazer enquanto está mole

l) Não adianta tentar pegar um vaso seco e tentar mudar a sua forma, vai se quebrar

m) Quando você for chamado, você estará capacitado. E será Deus (o Oleiro) que te capacitou

n) E sendo Ele, você estará perfeitamente capacitado

o) II Coríntios 3.6 diz que Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança.

p) Deus quer te fazer um vaso bom, para ser usado, para vencer


03 – O barro não tem vontade própria. Se o oleiro não moldar, não presta pra nada

“Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo?’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Você não tem mãos?’ (Isaías 45.9)

a) O barro precisa de um acontecimento (chuva, deslizamento), para sair do anonimato (barranco);
b) Se alguém não tira do barranco o barro continuará sendo barro pra sempre;
c) Barro não faz birra, não esperneia;
d) Existe barro querendo voltar pro barranco (Egito);
e) Existem pessoas querendo voltar atrás;
f) Mas a ordem de Deus hoje é ‘volte pras mãos do oleiro’;
g) Diga Deus cumpra em mim o seu querer;
h) Jr. 18:4 (tornou a fazer dele outro vaso)
i) Ao barro não tem outra opção a não ser render-se á vontade soberana do oleiro;

j) Muita gente se frustra no reino porque não quer ser barro.

k) Muita gente se frustra porque quer ser um vaso que Deus não formou

l) E a Palavra de Deus diz: Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? (Romanos 9:20)

m) Deus sabe o melhor para nós

n) Deus sabe o melhor para o reino

p) O melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus

q) Fazendo aquilo para o que Deus lhe chamou

r) Outra coisa é vaso certo no lugar errado à você já imaginou um vaso de óleo no banheiro

s) Ouça o Senhor lhe falar




Conclusão:
a) Somente o Oleiro pode agregar valor ao barro;
b) Somente o Oleiro pode agregar consistência ao barro;
c) O oleiro quer que você obedeça ao seu chamado hoje, permita que o Oleiro faça de você um vaso de honra hoje.

Um comentário:

Ribeiro disse...

Amém vaso, é isso mesmo irmão, fica com a paz do Senhor Jesus, estou seguindo seu Blog, segue o meu se gostar, tudo bem?

Jesus te ilumine.