sexta-feira, 26 de maio de 2017

Quais são as crenças do pentecostalismo unicista?

Pergunta: "Quais são as crenças do pentecostalismo unicista?"

Resposta: 
O movimento "Só Jesus", também conhecido como pentecostalismo unicista ou teologia da unidade, ensina que há um só Deus, mas nega a tri-unidade de Deus. Em outras palavras, a teologia da unidade não reconhece as pessoas distintas da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Ela tem várias formas – alguns enxergam Jesus Cristo como o único Deus que às vezes se manifesta como o Pai ou o Espírito Santo. A doutrina central do pentecostalismo unicista é que Jesus é o Pai e Jesus é o Espírito. Há um Deus que se revela em diferentes "modos".

Este ensinamento tem existido por séculos, de uma forma ou de outra, como modalismo. O modalismo ensina que Deus operou em formas ou modos diferentes em diferentes momentos - às vezes como o Pai, outras como o Filho e, às vezes, como o Espírito Santo. No entanto, passagens como Mateus 3:16-17, onde duas ou três pessoas da Trindade estão presentes, contradizem a visão modalista. O modalismo foi condenado como herético já no século II DC. A igreja primitiva fortemente rejeitou a visão de que Deus é estritamente uma única pessoa que agiu em formas diferentes em momentos diferentes. Eles argumentaram, com base nas Escrituras, que a tri-unidade de Deus é evidente na medida em que mais de uma pessoa da Trindade é vista frequentemente ao mesmo tempo, e muitas vezes interage uma com a outra (exemplos: Gênesis 1:26; 3:22; 11:7; Salmo 2:7; 104:30; 110:1, Mateus 28:19, João 14:16). O pentecostalismo unicista é antibíblico.

O conceito da tri-unidade de Deus, por outro lado, está presente em toda a Escritura. Não é um conceito facilmente compreendido pela mente finita. E porque o homem gosta de que tudo faça sentido em sua teologia, movimentos como esse – como também o das Testemunhas de Jeová - regularmente surgem para tentar explicar a natureza de Deus. É claro que isso simplesmente não pode ser feito sem transgredir o texto bíblico. Os cristãos têm chegado a aceitar que a natureza de Deus não está sujeita às limitações que gostamos de colocar nEle. Simplesmente acreditamos quando Ele diz: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9). Se não pudermos entender os Seus pensamentos e caminhos, então devemos aceitar que não podemos compreender plenamente a Sua natureza.

Nenhum comentário: