segunda-feira, 22 de maio de 2017

Onde é o céu? Qual é a sua localidade?

Pergunta: "Onde é o céu? Qual é a sua localidade?"

Resposta: 
O céu é certamente um lugar real. A Bíblia definitivamente fala da existência do céu – e acesso a ele através da fé em Jesus Cristo - mas não há versículos que nos dão uma localização geográfica. A resposta curta para esta pergunta é: "o céu é onde Deus está." O lugar ao qual essa pergunta se refere é chamado de "terceiro céu" e "paraíso" em 2 Coríntios 12:1-4, onde o apóstolo Paulo fala de um homem vivo que foi "arrebatado" ao céu e foi incapaz de descrevê-lo. A palavra grega traduzida "arrebatado" também é usada em 1 Tessalonicenses 4:17 para descrever o arrebatamento, no qual os crentes serão arrebatados para estar com o Senhor. Essas passagens têm levado à conclusão de que o céu se encontra além do espaço aéreo da Terra e além das estrelas.

No entanto, já que Deus é espírito, o "céu" não pode significar um lugar que Ele habita distante de nós. Achava-se que os deuses gregos passavam a maior parte do seu tempo longe da Terra no equivalente celestial às Bahamas, mas o Deus da Bíblia não é assim. Ele está sempre perto de nós quando O invocamos (Tiago 4:8), e somos encorajados a nos "aproximar" dEle (Hebreus 10:1, 22). Acha-se que o "céu" onde os santos e anjos habitam tem uma localidade específica porque os santos e anjos, como as criaturas de Deus, existem no espaço e no tempo. Mas quando diz-se que o Criador está "no céu", o pensamento é de que Ele existe em um plano diferente de nós, ao invés de em um lugar diferente.

Que o Deus no céu está sempre perto dos Seus filhos na Terra é algo que a Bíblia expressa do primeiro ao último livro. O Novo Testamento menciona o céu com uma considerável frequência. No entanto, mesmo com essa frequência, a descrição detalhada da sua localização ainda está em falta. Talvez Deus tenha intencionalmente guardado em segredo a sua localização, pois é mais importante que nos concentremos no Deus do céu do que na descrição ou localização do mesmo. É mais importante saber o "porquê" do que o "onde". O Novo Testamento se concentra no objetivo de céu mais do que em nos dizer o que é ou onde se encontra. Vimos que o inferno é para separação e castigo (Mateus 8:12; 22:13). O céu, por outro lado, é para a comunhão e alegria eterna e, mais importante, para adorar ao redor do trono de Deus.

Nenhum comentário: