sexta-feira, 26 de maio de 2017

Se é pecado adorar imagens, então porque Deus mandou fazer os querubins da arca e a serpente te bronze no deserto?





MANDAMENTO
D´us claramente ordenou em Êxodo 20:4: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".

EM ÊXODO 32 O POVO FAZ UM ÍDOLO:
4 Ele os recebeu e os fundiu, transforman­do tudo num ídolo, que modelou com uma fer­ramenta própria, dando-lhe a forma de um be­zerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!"

O ETERNO REPROVA:
7 Então o Senhor disse a Moisés: "Des­ça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.

ALGO MUDOU:
Contudo, Moisés é instruído por Deus a fazer "dois querubins de ouro; de ouro batido" (Êxodo 25.18). Mais adiante ele ordenou a Moisés: "Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste" (Nm 21:8, R-IBB). Posteriormente, o povo adorou essa mesma imagem (2 Rs 18:4).

D´us então ordenou que Moisés violasse aquele mandamento contra a idolatria, o qual Ele mesmo lhe dera?


Vejamos o caso dos querubins que D´us mandou Moisés construir. Agora nós temos um caso concreto, alguém que recebeu uma ordem expressa de D´us para construir dois querubins e coloca-los sobre o lugar mais sagrado do culto hebreu: a arca da aliança (Êxodo 25.18). Vamos comparar aqueles querubins que D´us mandou construir, com os ídolos que os cristãos constroem e vejamos se são da mesma natureza, ou se podem ser assemelhados.

O Material: os querubins deveriam ser construídos em ouro batido, não de prata, nem de outro metal, nem de pedra, ou madeira, ou plástico, ou papel (Êxodo 25.18).


O Modelo: um ser alado, angelical. Não era a imagem de homem ou mulher (Êxodo 25.20; Deuteronômio 4.16).


Não eram adorados: A oração e a adoração não eram dirigidas aos querubins, mas ao Senhor que aparecia entre eles, pois os anjos não recebem adoração (Êxodo 25.22; Apocalipse 22.8-9).


Mulheres não os viam: Somente homens compunham o sacerdócio levítico, e somente sacerdotes e levitas adentravam o Tabernáculo (Êxodo 13.12-13; Números 3.12).


Pessoas comuns não os viam: Homens que não fossem sacerdotes ou levitas, não podiam adentrar o Tabernáculo.


Os Sacerdotes não os viam: Os sacerdotes entravam somente no Lugar Santo, onde realizavam seu ofício alimentando o Candeeiro, o Incensário, e a mesa, com os Pães da Proposição, ou, Pães da Presença (Hebreus 9.6).


Apenas o Sumo Sacerdote via os querubins: Somente o Sumo Sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, onde a arca ficava, e só entrava aí uma vez ao ano (Hebreus 9.7; Levítico 16.2).


Quando a arca era transportada, tinha que ser coberta:Quando transportada, a arca recebia uma coberta de peles de texugos e sobre ela um pano azul (Números 4.5-6).


Quando os levitas entravam para cobrir a arca, entravam de costas: Quem olhasse para a arca morreria (Números 4.20).


A arca levou maldição aos filisteus: Deus destruiu a Dagom, ídolo de Asdode, feriu com hemorroidas aquele povo, e com ratos a sua seara (1º Samuel 5.1-12 a 6.1-12).


Quando as pessoas olharam para dentro da arca, foram punidas: O Senhor feriu 50.070 pessoas que olharam para dentro da arca (1º Samuel 6.19).


Quando Uzá tocou a arca, foi morto: Uzá tocou a arca e foi morto (2º Samuel 6.6-7)

Portanto, assim como a serpente de bronze foi construída por ordem de D´us, mas não devia ser incensada; assim como o óleo da santa unção foi feito por ordem de D´us, mas não devia ser copiado; Assim, também, os querubins foram construídos por ordem de D´us, mas não podem justificar a adoção e adoração de imagens de anjos, animais, pessoas.

Outro exemplo é o da serpente de bronze. Deus mandou que Moisés construísse uma serpente de bronze e a fixasse sobre uma haste. Por obra de D´us, toda pessoa que fosse mordida pelas serpentes ardentes e que olhasse para ela, viveria. Foi assim que muitas pessoas foram salvas da morte certa. Contudo, O rei Ezequias, um rei fiel a D´us, despedaçou aquela serpente de bronze, porque os filhos de Israel queimavam incenso a ela (Números 21.9; 2º Reis 18.3-4). 

As Escrituras reiteradas vezes condenam a construção, a posse, a vênia, e a adoração de imagens:
Não farás: Êxodo 20.4; 34.17;
Não te curvarás: Êxodo 23.24; Miquéias 5.13; Salmo 81.9
Não terás: Êxodo 20.3; Isaías 40.18-20; 44.9-20
Não adorarás: 1ª Coríntios 10.14-21

O mandamento contra a feitura de "imagens de escultura" foi um mandamento proibindo fazer ídolos. D´us não ordenou que Moisés fizesse um ídolo para o povo adorar, mas que fizesse um símbolo para o qual eles poderiam olhar com fé e assim serem curados. Posteriormente, o povo fez daquele símbolo um ídolo. Mas isto não faria com que o símbolo se tornasse algo mau. Afinal, até a Bíblia tem sido adorada como um ídolo. Mas isso não quer dizer que D´us pretendia que ela se tornasse um.



Nenhum comentário: