segunda-feira, 22 de maio de 2017

Haverá literalmente ruas de ouro no céu?

Pergunta: "Haverá literalmente ruas de ouro no céu?"

Resposta: 
As ruas de ouro do céu são muitas vezes mencionadas em música e poesia, mas mais difíceis de serem encontradas na Bíblia. Na verdade, há uma só passagem das Escrituras que fala de ruas de ouro, e ela se refere à Cidade Santa, a nova Jerusalém: "... A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente" (Apocalipse 21: 1, 21). Sendo assim, esse versículo nos diz que literalmente haverá ruas de ouro no céu? E se assim for, qual é a importância ou significado disso?

A palavra grega traduzida como "ouro" é chrusion, que pode significar "ouro, jóias de ouro ou revestidas de ouro." Portanto, traduzi-la como "ouro" é adequado. De fato, as dificuldades de interpretação muitas vezes surgem quando as pessoas tentam determinar quais partes da Bíblia devem ser interpretadas literalmente e quais no sentido figurado. Uma boa regra de ouro quando se estuda a Bíblia é levar tudo literalmente, a menos que não faça sentido. E, neste capítulo do Apocalipse, João não está usando termos descritivos de forma aleatória. Nas primeiras partes de Apocalipse 21, ele recebe uma vara para medir a cidade (v.15), e descreve especificamente a parede do céu como sendo composta de jaspe e a cidade em si de ouro (v.18). Ele também descreve os fundamentos dos muros da cidade como sendo compostos de muitas pedras e jóias preciosas específicas (v.19-20). Assim, com estas especificidades em mente, a descrição de ruas de ouro se encaixa.

Por que importa se as ruas do céu são feitas de ouro? Em primeiro lugar, observe o estado do ouro. Quando o ouro é descoberto na Terra, não é na condição desejável que os joalheiros estão procurando. O ouro deve ser fundido para remover as impurezas, deixando apenas o ouro puro para trás. O ouro que João viu no céu era de tal qualidade que parecia ser transparente a fim de refletir a luz pura da glória resplandecente de Deus. A capacidade de Deus de purificar não se limita apenas ao ouro; Deus purificou todos os que entrarão no Seu céu através do sangue de Jesus Cristo. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). Deus planejou que não apenas a Sua Cidade Santa fosse pura, mas os cidadãos também.

Existem alguns estudiosos que não aderem à ideia de que as ruas de ouro do céu sejam literais. No entanto, simplesmente ao estudar o texto que Deus nos deu no contexto da revelação de João, não parece haver nenhuma razão para duvidar dela. Entretanto, a nossa atenção na eternidade dificilmente será focada em tesouros terrenos. Embora o homem persiga tesouros como o ouro na Terra, um dia será simplesmente o material do pavimento para o crente no céu. Não importa quantas jóias ou materiais preciosos componham a construção física do céu, nada vai ser de maior valor do que o Deus que nos ama e morreu para nos salvar.

Nenhum comentário: