segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que a Bíblia ensina sobre quando Deus vai nos julgar?

Pergunta: "O que a Bíblia ensina sobre quando Deus vai nos julgar?"

Resposta: 
Há dois julgamentos distintos. Os crentes são julgados no Tribunal de Cristo (Romanos 14:10-12). Cada crente terá que prestar contas de si mesmo, e o Senhor julgará as decisões que tomou - inclusive as relativas a questões de consciência. Este julgamento não determina a salvação, que é somente pela fé (Efésios 2:8-9), mas é o momento em que os crentes devem prestar contas de suas vidas no serviço a Cristo. A nossa posição em Cristo é o "fundamento" de que fala 1 Coríntios 3:11-15. Aquilo que vamos construir sobre o fundamento pode ser o "ouro, prata e pedras preciosas" das boas obras no nome de Cristo e em obediência e serviço espiritual a Ele – um serviço espiritual dedicado a glorificar a Deus e edificar a igreja. Ou, por outro lado, o que construímos sobre a fundação pode ser a "madeira, feno e palha" da atividade inútil, fútil, superficial e sem valor espiritual. O Tribunal de Cristo vai revelar isso.

O ouro, prata e pedras preciosas na vida dos crentes sobreviverão o fogo refinador de Deus (v. 13), e os crentes serão recompensados com base nessas boas obras- o quão fielmente serviram a Cristo (1 Coríntios 9:4-27), quão bem obedeceram à Grande Comissão (Mateus 28:18-20), quão vitoriosos foram sobre o pecado (Romanos 6:1-4), quão bem controlaram as suas línguas (Tiago 3:1-9), etc. Teremos que prestar contas de nossas ações, se realmente foram uma indicação da nossa posição em Cristo. O fogo do juízo de Deus completamente queimará a "madeira, feno e palha" das palavras que falamos e coisas que fizemos que não tinham valor eterno. "Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12).

O segundo julgamento será dos incrédulos que serão julgados no Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15). Este julgamento também não determina a salvação. Todos no Grande Trono Branco são descrentes que rejeitaram a Cristo na vida e, portanto, já estão condenados ao lago do fogo. Apocalipse 20:12 diz que os incrédulos serão "julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros." Aqueles que rejeitaram a Cristo como Senhor e Salvador serão julgados com base apenas em suas obras, e já que a Bíblia nos diz que "por obras da lei, ninguém será justificado" (Gálatas 2:16), eles serão condenados. Nenhuma quantidade de boas obras ou de guardar as leis de Deus pode ser suficiente para expiar o pecado. Todos os seus pensamentos, palavras e ações serão avaliados segundo o padrão perfeito de Deus e declarados insuficientes. Não haverá recompensa para eles, apenas condenação eterna e castigo. 

Nenhum comentário: