sexta-feira, 26 de maio de 2017

Qual é a diferença entre o Reino de Deus e o Reino dos Céus?

Pergunta: "Qual é a diferença entre o Reino de Deus e o Reino dos Céus?"

Resposta: 
Enquanto alguns acreditam que o Reino de Deus e Reino dos Céus estejam se referindo a coisas diferentes, é claro que ambas as frases estão se referindo à mesma coisa. A frase "o reino de Deus" ocorre 68 vezes em 10 diferentes livros do Novo Testamento, enquanto que o "reino dos céus" ocorre apenas 32 vezes, e só no Evangelho de Mateus. Com base no uso exclusivo de Mateus da frase e na natureza judaica de seu Evangelho, alguns intérpretes concluíram que Mateus estava escrevendo a respeito do reino milenar, enquanto que os outros autores do Novo Testamento estavam se referindo ao reino universal. No entanto, um estudo mais profundo da utilização da frase revela que esta interpretação não é correta.

Por exemplo, falando com o jovem rico, Cristo usa os termos "reino dos céus" e "reino de Deus" alternadamente. "Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus" (Mateus 19:23). No versículo seguinte, Cristo proclama: "E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus" (v. 24). Jesus não faz distinção entre os dois termos, mas parece considerá-los sinônimos.

Marcos e Lucas usaram "reino de Deus" onde Mateus usou "reino dos céus" frequentemente em narrativas paralelas da mesma parábola. Compare Mateus 11:11-12 com Lucas 7:28; Mateus 13:11 com Marcos 4:11 e Lucas 8:10; Mateus 13:24 com Marcos 4:26; Mateus 13:31 com Marcos 4:30 e Lucas 13:18; Mateus 13:33 com Lucas 13:20; Mateus 18:3 com Marcos 10:14 e Lucas 18:16; e Mateus 22:2 com Lucas 13:29. Em cada caso, Mateus usou a expressão "reino dos céus", enquanto Marcos e/ou Lucas usaram "reino de Deus." Claramente, as duas frases referem-se à mesma coisa.

Nenhum comentário: