sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ARREBATAMENTO: O QUE SERÁ? COMO SERÁ? QUANDO SE DARÁ?

ARREBATAMENTO: O QUE SERÁ¿ COMO SERÁ¿ QUANDO SE DARÁ¿
1Ts 4:13-18
INTRODUÇÃO:
Nós estamos vivendo em uma época em que a maioria das igrejas não está pregando o genuíno evangelho de Jesus Cristo.
Falam-se muito nas igrejas sobre bênçãos materiais, milagres instantâneos, mas quase não se prega sobre o céu, salvação, arrependimento, santificação, a volta de Jesus, o inferno...
Infelizmente isto deixa o povo de Deus descuidado, vivendo mais preocupados pela vida na terra, se esquecendo que somos apenas peregrinos nesta terra.
Quando nos olhamos para o que a bíblia diz e para os sinais que estão se cumprindo logo nos percebemos que breve Jesus virá buscar a sua igreja.
 A segunda vinda de Jesus Cristo é tão certa quanto à primeira. A Bíblia fala cerca de 1845 vezes sobre o retorno de Jesus a terra.
Só no Novo Testamento temos 318 predições sobre a volta de Cristo para buscar o Seu povo.
Jesus veio aqui a 1º vez como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele veio para morrer pelos nossos pecados, e ele morreu e ressuscitou ao 3º  dia.
Voltou para o céu, mas em breve vem buscar o seu povo escolhido: -  somente os que fazem parte deste povo dê um gloria bem alto nesta noite!
A segunda vez que Jesus virá nesta terra será  muito mais gloriosa no que a primeira.
=  Na primeira vinda Jesus veio redimir a alma. Ef 1:7; Cl 1:14, na segunda Jesus  virá restaurar o corpo. Rm 8:23.
= Na primeira vinda Jesus veio numa manjedouraLc 2:7, na segunda, Jesus virá em trono Ap 20:11.
= Na primeira vinda Jesus veio como criançaIs 9:6; Mt 2:8, 13, na segunda, Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores Ap 19:16.
= Na primeira vinda Jesus veio em carneJo 1:14; 1 Jo 4:2, na segunda, Jesus  virá em glória Ap 19:11.
= Na primeira vinda Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinhoMt 21:7, na segunda, virá montado num cavalo branco. Ap 19:11.
Na primeira vinda Jesus veio instituir a IgrejaMt 16:18, na segunda Jesus virá buscar a Igreja Jo 14:3; Ap 22:7.
= Na primeira vinda Jesus veio como um cordeiro mudo diante dos seus tosquiadores Is 53:7. na segunda Jesus virá como o leão da tribo de Judá. Ap 5:5
- Quantos estão esperando a segunda vinda de Cristo Jesus levante bem alto as duas mãos e dê glorias ao nome de Jesus! 
Quando Jesus  voltar, ele vai encontrar quatro grupos de pessoas na terra:
O 1º  grupo não sabe que Ele voltará, nunca ouviu falar de seu retorno, por isso não irá com Ele.
O 2º grupo sabe que Ele voltará, já ouviu falar sobre sua vinda, mas não acredita que virá e também não irá com Ele.
O 3º grupo sabe que Ele virá, crê que voltará, mas não espera e de igual modo também não subirá com Ele.
O 4º grupo sabe que Ele virá, acredita que voltará, espera ansioso sua vinda e subirá com Ele. -De qual destes grupos você faz parte¿
 Agora, sempre que falamos em arrebatamento da igreja surge varias perguntas,
O que será¿ como será¿ quando se dará¿
Com ajuda do Espírito Santo de Deus, e a luz da bíblia sagrada vamos tentar responder estas perguntas
1º O que será o arrebatamento¿
A palavra arrebatamento, no contexto da escatologia cristã, é procedente do verbo grego harpazõ, e do latimraptare que significa:
Arrancar, levar, tirar por força ou violência; tirar algo com rapidez e de forma inesperada é a urgência com que Cristo irá tirar a Sua Igreja da terra.
O arrebatamento é a retirada brusca, inesperada e sobrenatural da Igreja deste mundo, para que seja transportada às regiões celestes,
Onde a igreja unir-se-á, eterna e plenamente, com o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
No texto que nos lemos no inicio da mensagem  1 Ts 4:13-18  Paulo mostra claramente a  seqüência do arrebatamento:
 O Senhor descerá do céu;  Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; e   Os vivos no Senhor serão arrebatados.  
A 2º a volta de Jesus e o arrebatamento da igreja será em 2 fases.
Na 1º fase Jesus vira sobre as nuvens e a igreja será arrebatada e ficará no céu por 7 anos nas bodas do cordeiro,
 Na 2º fase Jesus  virá depois dos 7 anos com a igreja para julgar as nações.
: A primeira fase será invisível. Será para somente os crentes, para a Igreja, a noiva de Jesus, que espera o seu Noivo, e será antes da grande tribulação.
: A segunda fase será visível. Será a manifestação de Cristo em Glória, acompanhado de seus santos Igreja e anjos, depois da grande tribulação
A primeira fase chama-se arrebatamento, a segunda fase chama-se revelação.
= Na primeira fase Ele arrebatará a Igreja 1 Ts 4:16-17, na segunda Ele vira com a Igreja Ap 19:11; Zc 14:5b; 1 Ts 3:13; Jd v.14.
Na primeira fase Ele virá como estrela da manhã Ap 22:16. Na segunda como sol de justiça Ml 4:2.
= Na primeira fase Ele virá sobre as nuvens 1 Ts 4:17, na segunda Ele descerá sobre o monte da Oliveiras Zc 14:4.
Na primeira fase o mundo não o verá 1 Co 15:52. Na segunda fase todos o verão Ap 1:7.
Quando nos lemos Ap 11:3, Ap 13:5 e Dn 9:27 nos podemos ver que entre o arrebatamento e a revelação de Jesus decorrerá um período de 7 anos,
Estes 7 anos segundo Dn 9:27 corresponde a 70ª semana de Daniel, no relógio cronológico de Deus nos estamos na ultima semana de Daniel a 69º semana,
Quando acorrer o arrebatamento da igreja então dar-se a inicio 70º semana, e após esta semana que vai durar 7 anos Jesus volta com a sua igreja para o julgamento final das nações.
Existem varias confirmações bíblicas da volta de Jesus e do arrebatamento da igreja:
=  O próprio Senhor Jesus confirmou o Arrebatamento
- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também
Jo 14:1-3.
= O Senhor Jesus  afirmou que voltaria com a Igreja para reinar no milênio:
- E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
 Mt 24:29-31.
= Os apóstolos afirmaram que Jesus voltaria.
Paulo disse: - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Ts 4:16.
Tiago disse:  Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor... Tg 5-7.
João disse: E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. 1 Jo 2:28.
 Os profetas do Antigo Testamento falaram da vinda do Senhor .
O profeta Malaquias disse: - Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. Ml 3:2.
O profeta Zacarias disse: - E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. Zc 14:4.
= o anjos disseram que ele voltará:
- Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram:
Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes irAt 1:10-11.
A ceia do Senhor que no vamos participar aqui hoje é uma afirmação que Jesus voltará:
- Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Co 11:26.
os sinais que estão se cumprindo; guerras, fome , pestes, terremotos, tsunamis, pai contra filho, filho contra pai, falsos profetas, esfriamento do amor...
São profecias bíblicas confirmando que volta de Jesus está próxima, leia Mt 24.
Basta ligar a TV, ou ler um jornal para confirmar que tudo o que Jesus disse que iria acontecer nos fins dos tempos está acontecendo.
E se estas não estivessem acontecendo a nossa fé seria vã e sem esperança. Mas, damos graças Deus porque ele é justo e fiel.
Jesus disse: - O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passarMt 24:35.
prepare a sua vida irmão! Por que a qualquer hora a trombeta irá soar o céu irá se abri e a igreja de Jesus irá subir cantando o hino da vitoria.
2º COMO SERÁ O ARREBATAMENTO¿
Como eu já disse anteriormente a volta de Jesus será em 2 fases, na 1º fase acontecerá o arrebatamento da igreja, e como será este arrebatamento¿
Segundo o que o apostolo Paulo disse em 1 Co 15:52.Será num abrir e fechar de olhos.
O diabo está por ai, tentando atrapalhar a igreja, tudo que igreja faz ele tenta impedir, mas ele não vai impedir a igreja de ser arrebatada.
O arrebatamento será num abrir e fechar de olhos, o diabo vai piscar e quando ele piscar a igreja já estará na gloria ao lado de Jesus.
O arrebatamento será repentino Jesus Cristo disse:
- Pois assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do HomemMt 24:27.
O relâmpago aparece com uma velocidade inexplicável. A velocidade de um relâmpago é 70 milésimos de um segundo. Assim também Jesus arrebatará a sua igreja.
O arrebatamento será no mesmo horário no planeta
Se forem 14 horas no Brasil, no Japão serão 2 horas da madrugada, em São Francisco, nos EUA, serão 9 horas da manhã. Em Londres 17 horas e em Moscou serão 19 horas.
Em alguns lugares a volta de Jesus será a noite, em outras será tarde e outros será de manha.
Foi por esta razão que Jesus disse em Lc 17:34-36.
  - Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. Isto fala de uma casal, mas fala também do período da noite
Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e a outra será deixada. Isto fala de companheirismo, mas fala também da madrugada
 - Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado. Isto fala de trabalho, mas fala também  do dia.
Profeticamente a volta de Jesus será na hora de maior escuridão e trevas sobre a terra. Quando a vida torna-se insuportável neste mundo, quando o pecado estiver morando diante de sua porta,
Quando os valores morais deixarem de existir, quando o mundo estiver mergulhado na falência política, econômica, social e espiritual,
Quando não se tiverem condições de viver mais no mundo, aí então dar-se-á o arrebatamento da igreja.
Será que nos não estamos vivendo justamente esta época¿ nunca se viu tanto ódio, violência, pecado, crise política econômica como estamos vendo nos últimos dias,..
Ei! Viva uma vida de oração e vigilância por que a qualquer hora Jesus estará voltando!
Mas como será o arrebatamento da igreja¿ Na 1ª fase de Sua vinda, no arrebatamento segundo Mt 24:30 Jesus virá nas nuvens.
Paulo disse em 1 Ts 4:16 que a trombeta soará,e o Senhor Jesus descerá dos céus com alarido e voz do arcanjo.
Primeiro os mortos ressuscitarão, depois nós os que estivermos  serremos arrebatados junto com eles,E subiremos para encontrar-se com Jesus nos ares.
Onde estiver um crente fiel seja no sepulcro ou vivo, quando a trombeta soar o poder de Deus vai chegar até onde ele esta, para arrebatá-lo.
Nesta 1º fase O Senhor Jesus não será visto pelos habitantes da terra, estará nos ares, um espaço acima das nuvens, esperando a Sua Igreja.
Nenhum escritor ou artista, por mais hábil, jamais poderá imaginar e avaliar a grandeza do cenário que envolverá o encontro da Igreja com Jesus Cristo.
O dia do arrebatamento será um dia como outro qualquer. Muitos dos remidos do Senhor estarão envolvidos na  sua seara e em oração,
Outros trabalhando normalmente misturados com os ímpios, outros estarão nas igrejas, outros viajando, alguns andando pelas ruas,
Alguns dormindo por causa do fuso horário, enfim, será um dia que todos nós estaremos ocupados com alguma coisa,
 E vai ser bem nesta hora  em que ninguém estiver esperando que será dada à ordem do Senhor de tocar a trombeta do arrebatamento.
Todos nós juntos, Abraão, Isaque Jacó, nossos pais, nossos filhos que morreram na fé subiremos ao encontro dele nos ares, o nosso destino será o céu.
Até que enfim Acabou-se o sofrimento, a angústia, a tristeza, choro, hipocrisias, frio, calor, perigos etc.
 Agora estamos seguros nas mãos de Cristo. E quem nos arrebatará das Suas santas mãos?
Outra coisa,  volta de Jesus e o arrebatamento da igreja será como o ladrão da noite. Paulo disse:
- Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 1 Ts 5:2.
Jesus também disse: - Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casaMt 24:43.
- Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não vejas as suas vergonhasAp 16:15.
Quem já teve o desprazer e a infelicidade de receber a visita de um ladrão entende bem o que bíblia quis dizer
O ladrão vem quando ninguém espera: assim será a vinda de JesusMt 24:43.
 O ladrão age com muita rapidez:  a volta de Jesus será em um abri e fechar de olhos
= O ladrão procura vir sem que seja observado: Assim será a Vinda de Jesus. O mundo sem Deus não verá este fato, somente os salvos - 1 Ts 4:16-17
 = O ladrão vem normalmente quando todos estão dormindo: o tempo que antecede a Volta de Cristo será marcado por grande sono espiritual  Mt 25:6, Rm 13:11
= O ladrão somente leva coisas de valor:  Jesus levará para si, o que para Ele tem mais valor na Terra - a sua Igreja - Ml 3:17
 = O ladrão depois que vai embora, sentimos  a falta do que foi levado: Após o Arrebatamento, o mundo sentira falta de milhares de pessoas ao redor da Terra.
= O ladrão leva sempre o que não é seu
o contrario de Jesus que quando vier só, Jesus levará o que seu - 
Tt 2:14, Sl 100:3, Rm 14:8
O ladrão não avisa ninguém quando vai arrobar nossa casa; já pensou se ele avisasse:
Senhor morador tal dia as 3 horas da minha estarei fazendo uma visita na sua casa, deixe reservado para mim tudo que você tem de melhor.
Se ele avisasse você ia ficar esperando ele com a policia ou então com um porrete na mão, o ladrão não avisa, ele vem de surpresa quando ninguém espera.
Assim Jesus virá! Como o ladrão de noite, então vigie, esteja atento, não seja pego de surpresa!
Muitos crente serão pegos de surpresa na volta de Jesus, por que ao invés de vigiar estão vivendo uma vida de qualquer jeito.
Vivendo de qualquer jeito no pecado, nos cuidados deste mundo e nos prazeres carnais,
Ei! Esteja apercebido! Quando Jesus voltar esteja preparado para subir com igreja.
3º QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO¿
Ninguém sabe! Como eu já disse o que nós sabemos é que o arrebatamento será iminente.
Jesus disse que sobre este dia ninguém sabe, agora! Ele deixou para nós sinais que antecederiam a sua volta.
E é através destes sinais que nos pregamos dizendo que a volta de Jesus, o arrebatamento da igreja esta próximo.
Quando os discípulos perguntaram a Jesus se estava próximo o tempo da restauração de Israel Jesus respondeu:
 - Não vos pertence saber os tempos ou épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. At 1:7.
Muitos lideres religiosos marcam uma data para a volta de Jesus e acabaram envergonhados e colocados na galeria dos falsos profetas.
= Guilherme Miller; O fundador da igreja  Adventista do 7º dia, marcou a vinda de Cristo para os dias 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844.
= Charles Taze Russell; O fundador da seita “Testemunhas de Jeová” marcou eventos apocalípticos para os anos de 1909, 1914 e 1915.
Depois da sua morte seus seguidores ainda marcaram a volta de Cristo para 1984. 
= Bang-Ik Há; O coreano fundador da seita “Missão Taberá”, marcou a vinda de Jesus para 1992.
= John Hinkle; Um pastor de Los Angeles, que marcou a vinda de Cristo para o dia 9 de Julho de 1994.
 = No Brasil Valnice Milhomens;  A “apóstola” da Confissão Positiva marcou a vinda de Cristo para um sábado de 2007,
Quando eu ainda novo na fé um dia minha esposa foi em uma reunião de oração e voltou chorando, eu perguntei o que foi que aconteceu¿ por que você tá chorando.
- é por que a minha profetizou que não vai dar tempo do nosso filho            Daniel crescer por que Jesus já esta voltando.
Já se passaram quase 20 não s e o meu filho Daniel cresceu é muito maior do que eu, e até hoje Jesus não voltou
Pra vergonha destes falsos profetas até hoje Jesus não voltou, não podemos ignorar o que Jesus disse: - daquele Dia e hora ninguém sabe Mt 24:36.
Jesus pode voltar a qualquer hora, pode ser hoje, pode ser antes de o culto terminar, pode ser amanha, pode ser daqui a 20 anos, 50 anos... Ninguém sabe!
O crente fiel deve viver sempre preparado para a volta de Jesus, se ele tardar não deixe não deixe faltar o azeite na sua lâmpada.
Como esperar o arrebatamento?  Não é pegar uma calculadora ou um mapa escatológicos para dizer que essa é a última geração,
 Mas é sim esperar a vinda de Cristo sendo cheio do poder do Espírito Santo e testemunhando  de Jesus  até que ele volteAt 1:7-8.
Conclusão:
Eu creio fielmente que a volta de Jesus esta muito próxima, pode ser hoje, pode ser amanha, pode ser daqui a 10, 20, 30 anos não sei! Alias ninguém sabe!
E por isso que devemos viver todos os dias como se ele estivesse voltando hoje, viver ruma vida de santificação, oração e vigilância.
- Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assimLc 12:43. 
Quando Jesus voltar ele tem que te encontrar fiel a ele e a sua palavra.  
Agora por outro lado, na ceia Paulo nos ensina o que devemos fazer enquanto esperamos Jesus  
- por que todas as vez que comerdes este beberdes este vinho anunciais a morte do Senhor até que ele venha.  
Ate que ele venha devemos celebrar a ceia, anunciando a sua morte por nós na cruz.  
= Ate que ele venha devemos continuar pregando a sua palavra.
Até que ele venha vamos continuar orando, lendo a bíblia, vinda a igreja...
= Até que ele venha faça eventos na igreja, evangelize construa,
= Ate que ele venha homem cuide do seu lar, trabalhe pelo seu sustento, cuide da sua esposa, da sua família.
= Até que ele venha mulher, cuide do seu esposo, dos seus filhos, pastorei sua casa.
= Até que ele venha filhos, sejam obedientes, honrem seus pais,
= Ate que ele venha jovem; fuja do diabo, das coisas deste mundo, seja luz no meio das trevas.
Quem vai subir no arrebatamento da igreja¿
= Os que se arrependeram dos seus pecados e aceitaram Jesus como único salvador.
Os que nasceram de novo Jo 3:3
= Os que estão esperando a volta de Jesus
- Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez, para levar os pecados de muitos, aparecerá a segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.Hb 9.28.
Os que ouviram a Palavra do Senhor e creram. Jo 5.24-29.
Os que confessaram a fé em Jesus CristoRm 10:9-13.
Os que lavaram as vestiduras no sangue do Cordeiro.Ap 22:14.
Quem vai ficar no dia do arrebatamento¿
Os que ouviram, mas não creram os infiéis, os ateus, os desviados, todos os que praticaram o pecado. Aqueles que andaram segundo as paixões carnais:
No livro do Apocalipse o apóstolo João ao encerrar o livro das revelações para o fim diz:
 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Ap 21.8.
Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo aquele que ama e comete a mentiraAp 22.15.
Enquanto é tempo meu irmão concerte a sua vida na presença de Deus! Enquanto é tempo volte para os caminhos do Senhor!
Enquanto é tempo coloque a sua vida nas mãos de Deus, ele irá te ajuda a servir a ele e andar nos seus caminhos.
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!