segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que é o estado intermediário?

Pergunta: "O que é o estado intermediário?"

Resposta: 
O "estado intermediário" é um conceito teológico que especula a respeito de que tipo de corpo, se for o caso, os crentes no céu têm enquanto esperam para que os seus corpos físicos sejam ressuscitados. A Bíblia deixa claro que os crentes falecidos estão com o Senhor (2 Coríntios 5:6-8, Filipenses 1:23). A Bíblia também deixa claro que a ressurreição dos crentes ainda não ocorreu, o que significa que os corpos dos crentes falecidos ainda estão na sepultura (1 Coríntios 15:50-54, 1 Tessalonicenses 4:13-17). Assim, a questão do estado intermediário é se os crentes no céu recebem corpos físicos temporários até a ressurreição, ou se eles existem na forma espiritual/não-corpórea até a ressurreição.

A Bíblia não dá uma grande quantidade de detalhes sobre o estado intermediário. A única Escritura que especificamente, mas indiretamente, fala da questão é Apocalipse 6:9: "....vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam." Neste versículo, João recebe uma visão de quem morrerá por causa da sua fé durante o fim dos tempos. Nesta visão, os crentes que tinham morrido estão sob o altar de Deus no céu e são descritos como "almas". Assim, com base neste versículo, se houver uma resposta bíblica para o estado intermediário, parece que os crentes no céu estão em forma espiritual/não-corpórea até a ressurreição.

O céu que, em última instância, aguarda os crentes é o Novo Céu e a Nova Terra (Apocalipse 21-22). O céu será realmente um lugar físico. Os nossos corpos físicos serão ressuscitados e glorificados, tornando-se perfeitamente aptos para a eternidade na Nova Terra. Atualmente, o céu é um reino espiritual. Parece, então, que não haveria necessidade de corpos físicos temporários se os crentes estão em um paraíso espiritual. Qualquer que seja o estado intermediário, podemos ter a certeza de que os crentes no céu são perfeitamente satisfeitos, desfrutando das glórias do céu e adorando a majestade do Senhor. 

Nenhum comentário: