segunda-feira, 22 de maio de 2017

Será que João 3:13 quer dizer que ninguém foi para o céu antes de Jesus?

Pergunta: "Será que João 3:13 quer dizer que ninguém foi para o céu antes de Jesus?"

Resposta: 
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]." Este versículo é um pouco difícil de interpretar e é muitas vezes incompreendido. Ele também é usado com frequência por aqueles que querem encontrar contradições na Bíblia. Ao avaliá-lo em seu contexto, principalmente os versículos 10-12, vemos que Jesus está falando sobre o assunto da autoridade e validade do Seu ensinamento. No versículo 13, Jesus explica a Nicodemos por que só Ele é qualificado para falar destas coisas, ou seja, porque Ele é o único que já foi para o céu e depois pôde voltar para ensinar o Seu conhecimento às pessoas.

Nenhum homem, portanto, pode falar de coisas celestiais com tanta autoridade quanto Jesus. Falar dessas coisas requer o seu conhecimento íntimo e que tenham sido vistas e experimentadas como só Jesus tem feito. Já que ninguém mais tem subido ao céu e voltado, então ninguém está qualificado para falar dessas coisas – apenas Aquele que desceu do céu. Jesus estava dizendo que somente Ele tinha visto o Pai, e só Ele realmente podia declarar a Deus e fazê-lO conhecido (João 1:18).

Isso não quer dizer que ninguém mais tenha ido ao céu ou sido salvo, pois Enoque e Elias foram transportados para lá (Gênesis 5:24, Hebreus 11:5, 2 Reis 2:11) e Abraão, Isaque, Jacó e outros estavam lá. Pelo contrário, significa que ninguém tinha subido e "voltado", sendo assim qualificado para falar das coisas de lá. "Subiu" traz consigo a ideia de ir em algum lugar com autoridade. Jesus é o único que já subiu ao céu com autoridade, uma vez que Ele é o Filho unigênito de Deus (João 1:14). 

Nenhum comentário: