sexta-feira, 26 de maio de 2017

O que é Arminianismo? É bíblico?

Pergunta: "O que é Arminianismo? É bíblico?"

Resposta: 
O Arminianismo é um sistema de crença que tenta explicar a relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio da humanidade, especialmente em relação à salvação. O Arminianismo recebe esse nome devido a Jacó Armínio (1560-1609), um teólogo holandês. Enquanto o Calvinismo enfatiza a soberania de Deus, o Arminianismo enfatiza a responsabilidade do homem. Se o Arminianismo for dividido em cinco pontos, semelhantes aos cinco pontos do Calvinismo, estes seriam os cinco pontos:

(1) Depravação Parcial - a humanidade é corrompida pelo pecado, mas não ao ponto de não podermos escolher nos aproximar de Deus por nossa conta. Somos capazes de escolher aceitar ou rejeitar a salvação sem qualquer influência de Deus. Observação: o Arminianismo clássico rejeita a "depravação parcial" e tem uma visão muito perto da calvinista quanto à "depravação total". (2) Eleição Condicional - Deus escolheu quem seria salvo com base no saber de antemão quem iria acreditar. Deus escolhe os que Ele já sabe que vão acreditar. (3) Expiação Ilimitada - Jesus morreu por todos, mesmo aqueles que não são escolhidos e não vão acreditar. A morte de Jesus foi por toda a humanidade, e qualquer um pode ser salvo pela fé nEle. (4) Graça Resistível - o chamado de Deus para ser salvo pode ser resistido e / ou rejeitado. Podemos resistir o chamado de Deus à salvação, se quisermos. (5) Salvação Condicional - os cristãos podem perder a salvação se continuarem em uma vida de pecado e / ou se afastarem de Deus. A manutenção da salvação é necessária a fim de retê-la. Observação: muitos arminianos negam a "salvação condicional" e creem na "segurança eterna".

O único ponto do Arminianismo que os calvinistas “de quatro pontos” acreditam ser bíblico é o ponto # 3 - Expiação Ilimitada. Primeiro João 2:2 diz: "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." Segundo Pedro 2:1 nos diz que Jesus até comprou os falsos profetas que estão condenados: "Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição." A salvação de Jesus definitivamente está disponível a qualquer um que crer nEle. Jesus não apenas morreu por aqueles que serão salvos.

O Calvinismo de quatro pontos (a posição oficial do Ministério Got Questions) acredita que os outros quatro pontos do Arminianismo são antibíblicos em graus variados. Romanos 3:10-18 fortemente defende a depravação total. A eleição condicional subestima a soberania de Deus (Romanos 8:28-30). A graça resistível subestima a força e determinação de Deus. A salvação condicional torna a salvação um pagamento às obras em vez de um dom da graça (Efésios 2:8-10). Embora haja problemas com ambos os sistemas, o Calvinismo é muito mais baseado na Bíblia do que o Arminianismo. No entanto, nenhum dos sistemas consegue explicar adequadamente a relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio da humanidade - devido ao fato de que é impossível que uma finita mente humana discirna um conceito que apenas Deus pode entender completamente.

Nenhum comentário: