segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que vamos fazer no Céu?

Pergunta: "O que vamos fazer no Céu?"

Resposta: 
Em Lucas 23:43, Jesus declarou: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." A palavra que Jesus usou para "paraíso" é paradeisos, que significa "um parque, ou seja, (especificamente) um Éden (local de felicidade futura, paraíso)". Paradeisos é a palavra grega tirada das palavra hebraica pardes, que significa "um parque, floresta, pomar" (Concordância Strong). Jesus disse: "Hoje estarás comigo “en paradeisos’’, não "en nephele", que é a palavra grega para "nas nuvens." A questão é que Jesus escolheu e usou a palavra para "um parque." Não qualquer parque, mas "o paraíso de Deus" ou parque de Deus (Apocalipse 2:7), o qual para nós será um lugar de felicidade futura. Isso soa como um lugar chato? Ao pensar em um parque, você pensa em tédio?

Jesus disse: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4:10). É interessante notar que Jesus não disse "louvar e servir." Até mesmo o exame mais breve da palavra louvor na Bíblia rapidamente mostra que é uma coisa verbal e é, em grande parte, cantar. Adorar, no entanto, vem do coração e se manifesta em glorificação. Servir a Deus é adoração, e as Escrituras deixam claro que vamos servir a Deus no céu. "Os seus servos o servirão" (Apocalipse 22:3).

Somos incapazes de servir plenamente a Deus nesta vida por causa do pecado, mas no céu "nunca mais haverá qualquer maldição" (Apocalipse 22:3). Não mais estaremos sob a maldição do pecado, então tudo o que fizermos será adoração no céu. Nunca seremos motivados por outra coisa senão o nosso amor por Deus. Faremos tudo por causa desse amor ao Senhor, e não mais seremos contaminados por nossa natureza pecaminosa.

Então, o que vamos fazer no céu? Uma coisa que faremos é aprender. "Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?" (Romanos 11:34), “em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos" (Colossenses 2:3). Deus é o "Alto, o Sublime, que habita a eternidade" (Isaías 57:15). Deus é maior do que a eternidade, e levará a eternidade para "compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo" (Efésios 3:18-19). Em outras palavras, nunca pararemos de aprender.

A Palavra de Deus diz que não estaremos no Seu paraíso sozinho. "...então, conhecerei como também sou conhecido" (1 Coríntios 13:12). Isto parece indicar que não só iremos reconhecer nossos amigos e familiares, mas vamos conhecê-los de "forma plena". Em outras palavras, não há necessidade para segredos nos céus. Não há nada para se envergonhar. Não há nada a esconder. Nós teremos a eternidade para interagir com "grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas" (Apocalipse 7:9). Não é de admirar que o céu será um lugar de aprendizado infinito. Conhecer todos plenamente vai levar toda a eternidade!

Qualquer outra expectativa sobre o que faremos no parque eterno de Deus, o céu, será muito ultrapassada quando "dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25:34). Qualquer que seja a nossa atividade no céu, podemos ter certeza de que será mais maravilhosa que a nossa imaginação! 

Nenhum comentário: